Empreendedores do segmento de Turismo do Distrito Federal atendidos pelo Sebrae e empresas de base tecnológica e da inovação tiveram, na 9ª edição de 2023 do Labday, um encontro para discutir e apresentar estratégias para este setor, que contribuam com a jornada do cliente e com a otimização da operação dos empreendimentos do setor. O tema foi “Conectando o Turismo ao Ecossistema de Inovação”.
“A essência do turismo é a conexão humana e nada vai substituir o ser humano. Não tem como, porque o turismo nasce do encontro entre pessoas e da relação dessas pessoas com os espaços. Dito isso, a gente sempre precisa pensar na inovação, na tecnologia, como um meio e nunca um fim em si mesmo. Entender ela como uma ferramenta que você se apropria para alcançar algum benefício, que tem que estar diretamente relacionada à nossa atividade fim”, disse, na abertura do evento, a gestora de Turismo do Sebrae no DF, Nathália Hallack.
A palestra “Ecossistema de Inovação, Cidades Inteligentes e a relação com o Turismo”, com o presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Hideraldo Luiz de Almeida, apresentou aos participantes a relação da tecnologia com o turismo. Segundo o palestrante, os empreendedores precisam alinhar a tecnologia ao seu negócio para enfrentar os desafios do setor, mas a população também tem um papel fundamental na construção de uma cidade inteligente.
“Para você desenvolver cidades, você precisa desenvolver pessoas para que elas construam a cidade que querem. As pessoas precisam participar desse processo de criação, dessa cidade inteligente que elas vão viver. É preciso ter pessoas qualificadas, preparadas para criar seus próprios negócios, para se desenvolverem enquanto empreendedores”, ressaltou Hideraldo.
Após a palestra, os expositores e startups apresentaram pitchs no palco principal do LabDay. Luiz Eduardo Barbosa contou que foi a partir de uma palestra do Sebrae no DF que ele conseguiu tirar uma ideia da cabeça e passou para o papel – ou melhor, para a internet. Ele criou o site Visite Brasília, que reúne diversas opções turísticas e de lazer da Capital Federal.
“Eu assisti a uma palestra no Sebrae e, após o término, um gerente do Sebrae subiu ao palco e falou que se alguma pessoa ali tivesse algum projeto, alguma ideia poderia procurar a instituição para explicar como esse projeto poderia se tornar um empreendimento. O consultor fez todo um diagnóstico da minha ideia e disse que daria condições de criar esse portal de informações para nossa cidade. O Sebrae acreditou em mim”, disse, emocionado, Luiz Eduardo.
Uma plataforma que nasceu em Brasília em 2021 levou inovação para o turismo de natureza. Hoje já auxilia empreendedores deste segmento em outros Estados brasileiros. Compartilhar a Retrilhar para o público do LabDay foi gratificante, segundo a CEO da plataforma, Katiely Paiva.
“A gente conseguiu mostrar a nossa solução para empreendedores de turismo. Eles têm suas necessidades, desafios, e a nossa plataforma tem a solução. Foi um evento muito bacana para gente fazer e conseguir clientes também”, celebra Katiely.
E será que é possível desenvolver o turismo por meio dos games? Quem esteve no LabDay pôde comprovar que sim.
“Dá, sim! E o legal é o seguinte: a gamificação tem um cunho educacional, que pode ter um viés de entretenimento também. Então, se você une o entretenimento à educação, ao turismo, a criança fica sabendo mais sobre o modernismo de um museu, por exemplo”, respondeu o CEO da Square City, Leonardo Braga.
Destinos Turísticos Inteligentes em 2024
Na ocasião, os participantes também discutiram a perspectiva dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no contexto Brasília e de como esse destino pode representar um laboratório de boas práticas relacionadas à inovação e à sustentabilidade no turismo.
“Destinos turísticos inteligentes é um conceito que vocês já ouviram e que vai ser trabalhado pelo Sebrae a partir do ano que vem de uma forma mais efetiva. O DTI tem quatro eixos fundamentais: sustentabilidade, inovação e tecnologia, governança, e a experiência do nosso turista. Todos esses eixos, independentemente dos segmentos em que vocês atuam, podem ser pensados na perspectiva do empreendimento e do nosso destino”, explicou a gestora de Turismo do Sebrae no DF, Nathália Hallack.
Próximo LabDay
O 10º LabDay vai ocorrer no dia 31 de outubro e o tema será Educação. Não deixe de fora da sua agenda!