O Sebrae Inova 2022, evento organizado pelo Sebrae no DF com objetivo de fomentar o empreendedorismo e abordar inovação e tecnologia, começou nessa terça-feira (25) com várias atrações e palestras, totalmente gratuitas. O evento ainda ocorre nesta quarta-feira, com muitas novidades para o empreendedor.
Ao longo do dia, passaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães 2600 pessoas. Como o evento é híbrido, também se conectaram à programação mais 2350 participantes. O tema “A (r)evolução da nova geração de Internet na sociedade” foi lembrado pelo superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, no discurso oficial de abertura. “Estamos fazendo a edição com a popularização do 5G, com mais velocidade e definição. O que isso vai mudar na vida das pessoas? Por que isso é importante no dia a dia? É isso que vamos refletir aqui, porque isso é importante, é o que todo o sistema Sebrae está debatendo”.
O superintendente se emocionou ao dizer que sempre sonhou com o crescimento do Sebrae no DF. “Estou há algum tempo já no Sebrae. Então, eu me sinto realizado de saber que o Sebrae no DF sonha o mesmo que eu sonhei. E por isso eu tenho certeza de que nós vamos construir uma realidade diferente. Uma Brasília empreendedora que foi o sonho de Juscelino Kubitschek.”
Outro a discursar na abertura foi o presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles. Ele ressaltou o apoio do Sebrae aos jovens empreendedores e sua relação com a tecnologia. “O Sebrae é uma empresa de prestação de serviços. E vocês não imaginam como a gente fica feliz em servir. O Sebrae tem investido em bolsas, em apoio às startups aproveitando o marco legal, aproveitando o vigor da juventude brasileira. Temos quase R$ 400 milhões investidos na área de inovação”, ressalta.
Carlos também falou sobre os planos futuros do sistema Sebrae. “Estamos indo a Portugal, que tem aberto portas para os países africanos, para oferecer nossa metodologia e ajudar os países de língua portuguesa. Estamos fazendo o nosso trabalho para também entrar nessa comunidade e na Ásia. Quem está aqui hoje está aproveitando uma oportunidade única”.
Dados que o presidente mostrou indicam a decisão acertada de realizar um Sebrae Inova com o tema da tecnologia e inovação. “Os micro e pequenos empresários falam ‘mas eu não sou digital’. Falo que estamos sobrevivendo às mudanças, pois hoje 83% das micro e pequenas empresas brasileiras, além de microempreendedores individuais, estão vendendo pelo WhatsApp, outros pelo Instagram, outros pelo Facebook. Portanto, um evento como esse dá incentivo – e é esse o nosso papel. Quem entra aqui sai outro”.
Impressões
Raphael Ribeiro, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esteve no Sebrae Inova apresentando o programa Jornada Digital. Os objetivos são auxiliar o empreendedor no processo de digitalização do negócio e medir a maturidade digital da empresa. “Vimos que, durante a pandemia, houve uma necessidade muito grande de o micro e o pequeno empreendedor entrar nesse mundo digital, até por questão de sobrevivência. Vimos, em dados, que, em dois anos, esses micro e pequenos empreendedores evoluíram dez anos em maturidade digital”, conta.
Raphael disse que, apesar disso, muitos ainda estão no início dessa transformação e, por isso, não sabem exatamente como seguir esse caminho. “No programa Jornada Digital, mostramos qual caminho ele tem que seguir. Fazemos avaliação da maturidade digital da empresa e traçamos uma estratégia para aumentar a atuação no mercado digital”. Com isso, ao fim do investimento, mostra-se para o empreendedor o quanto ele precisa inovar em sua empresa, a partir de uma nota de 0 a 100. “A partir dessa nota, ajudamos nos itens em que apareceram como pontos mais pontos fracos e capacitamos para que atinja essa maturidade”.
Daniela Goes, proprietária de uma empresa de produção de eventos, participou como visitante e adorou a experiência. Ela é militar e assumiu a empresa da família logo após o período mais complicado da pandemia. “Minha mãe tem uma empresa há vinte anos, só que, com a pandemia, ela acabou entregando a empresa para nós, que somos em três irmãos. Assumimos a missão de dar continuidade à empresa e inovar”, explica.
Para Daniela, modernizar é a chave do negócio, já que é uma casa de festas que sempre demanda novidades. “Fazemos eventos corporativos, casamentos, e qualquer tipo de evento nesse espaço”. A mais nova empresária ficou encantada com a organização do Sebrae Inova e a diversificação de atividades. “Achei maravilhoso tudo que está sendo disponibilizado. Eu sou militar e agora estou entrando nesse mundo de empreender. É minha primeira participação; estou encantada com o profissionalismo, educação das pessoas, qualidade das palestras”. Daniela brinca que vai sair do Sebrae Inova com a cabeça “fritando” de tantas ideias para inovar.
Outro participante foi Jeferson Caldelaro, farmacêutico aposentado e criador de uma fintech que oferta consultas e exames no DF. Ele participou da batalha de pitch, uma apresentação breve de seu negócio, que ocorreu nessa terça-feira. Ele não só mostrou seu negócio ao público, mas também explicou que sua ideia surgiu de uma vivência real. “Vivi na área de saúde por muito tempo e conheci de perto essa dor real do paciente e do médico”. A dor a que Jeferson se refere é a falta de condição financeira de muitos pacientes para pagar um plano de saúde. Por outro lado, o ex-farmacêutico também percebia a dificuldade do médico de conseguir fechar sua agenda com consultas particulares, por serem muito caras, e o pouco retorno que tinha com consultas via planos de saúde.
“Então, eu fiz uma plataforma que faz essa intermediação entre médicos e pacientes, oferecendo na sua agenda benefícios tanto para os médicos quanto para os pacientes, com valores mais acessíveis”. Jeferson, no momento em que teve a ideia, procurou o Sebrae no DF, que não só considerou-a ótima como também apoiou o negócio. “Participei de palestras, cursos, até que cheguei à ideia de fazer uma startup. Consegui muito apoio do Sebrae, como consultorias, construção da plataforma de desenvolvimento e contratação do especialista de desenvolvimento”. O empresário tem certeza de que nada disso seria possível sem apoio do Sebrae no DF. “O Sebrae no DF foi um suporte muito bom, não só tecnicamente, como financeiramente, porque eles subsidiaram 70% das consultorias. Cheguei aonde cheguei graças ao Sebrae, eu não tenho a mínima dúvida”.
Palestras no Auditório Master
Com o tema “Novas tecnologias: seja protagonista de sua própria história”, a referência na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel, bateu um papo com o público sobre as habilidades do profissional de um futuro que já chegou.
Quem também conversou com os participantes na noite dessa terça-feira no Auditório Master foram: a jornalista e apresentadora Lívia Nepomuceno; o ator, apresentador e empresário, Felipe Titto; e o rapper Misael. O time contou como o empreendedorismo transformou suas vidas.
Nesta quarta-feira (26) as palestras continuam no Auditório Master com a participação de grandes nomes do cenário nacional, como o do pentacampeão mundial, Denílson, o apresentador boleiro do Desimpedidos, Fred e a influenciadora digital, Lívia Brasil.
O Auditório Master fica no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Inova Sebrae 2022 também conta com palestras nos Palcos Inova e SX50, rodas de conversa, rodadas de negócios, além das batalhas de Cosplay e competições na Arena Gamer.
Ainda dá tempo de se inscrever para o segundo dia. Basta acessar https://sebraeinova.com.br/ ou se dirigir até ao Centro de Convenções. O evento é gratuito e ofertado no modelo híbrido.

