ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF cria comitê para discutir o Ecossistema de Inovação

No encontro foram apresentadas as principais ações para a ampliação do Ecossistema no Distrito Federal
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Representantes de Associação de Startups, Sindicatos de TIC, Instituições de Ensino Público e Privado, Instituto de Mulheres e mais organizações do Ecossistema de Inovação se reuniram no 1º Café com Negócios & Conexões. Promovido pelo Sebrae no DF, o evento anunciou o lançamento do Comitê Gestor dos Atores do Ecossistema de Inovação do DF para seu fortalecimento. O objetivo é unir forças entre os principais atores do Ecossistema para apoiar empreendedores dos segmentos de TIC e Startups.

Neste Comitê, discutiremos as prioridades e decidiremos, em conjunto, alguns eventos e atividades a serem realizadas no SebraeLab para o restante deste ano e no planejamento para 2024. O objetivo também é trazer para o Ecossistema atores ausentes para termos a representatividade do segmento de TIC, academia, governo, investidores, aceleradoras, incubadoras, game, internacionalização de empresa, etc, para unirmos forças em prol do mesmo objetivo”, explicou a analista do Sebrae no DF e gestora do SebraeLab, Cláudia Bonifácio.

No encontro, foram apresentadas as principais ações para a ampliação do Ecossistema de Inovação no Distrito Federal. Sensível ao desenvolvimento dos pequenos negócios, entre eles, empresas de TIC e startups, por meio do Café com Negócios & Conexões, que será mensal, o Sebrae no DF também pretende ampliar a discussão do segmento na estrutura do SebraeLab.

O Sebrae também tem como objetivo fomentar e levar a inovação para os pequenos negócios – e acreditamos que a melhor forma é unir esforços com parceiros estratégicos e fortalecer o Ecossistema. O Café com Negócios & Conexões é uma iniciativa para debatermos e compartilhamos as ações realizadas por cada instituição individualmente e criarmos propostas coletivas para que possamos elevar o patamar da inovação no Distrito Federal. Temos empresas e instituições que são destaques não só em Brasília, mas no Brasil todo, e queremos ampliar o nosso diferencial competitivo nacional”, complementou o gerente de Negócios em Redes (GENER) do Sebrae no DF, Carlos Cardoso.

Toda primeira quinta-feira de cada mês será realizado o Café com Negócios & Conexões, com o objetivo de tratar de temas prioritários para o Ecossistema.

A criação desse comitê contribuirá para o fortalecimento do Ecossistema de TI [tecnologia da informação] no DF e também para as nossas empresas filiadas ao Sinfor, que são empresas maduras. Isso porque o comitê traz essa convivência com outros setores, com outras empresas, com startups e com todo o ecossistema, permitindo que nós discutamos as questões que são mais importantes para dinamizar o nosso setor”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Ricardo Caldas.

As universidades também foram incluídas no debate da Inovação. A gestora do segmento na UniCEUB, Mônica Lopes, ressaltou a importância de o ambiente acadêmico estar presente nesta discussão, até como um retorno dos estudantes universitários com a sociedade.

A melhor forma que a gente tem de retribuir é estar presente em eventos como esse e levar o que temos de melhor, as melhores oportunidades para os estudantes, para que eles, um dia, possam trazer isso de volta para a comunidade e para a sociedade”, afirmou a gestora.

Mariana Nogueira é CEO da Impact BR e da B2B Connect (Portugal). Trabalhando com incubadora de negócios há alguns anos, ela contribuiu no bate-papo com o conhecimento da implantação e abertura de possibilidades naquele país para startups de Brasília.

Em Portugal, as startups brasileiras que tiverem interesse em se internacionalizar podem receber muito apoio financeiro, elas podem participar de editais de fomento a fundo perdido. Por exemplo, tem um edital que deve ser aberto na segunda rodada, em breve, que é o startup voucher, que oferece 30 mil euros para que a startup possa se desenvolver dentro de Portugal. É uma grande oportunidade”, compartilhou Mariana.

Representante do Coletivo Feminino e do Grupo ISG, Dora Gomes disse que os próximos encontros precisam discutir o relacionamento governamental com o ecossistema de Inovação do Distrito Federal.

A gente precisa se fazer presente, levar a pauta e fazer com que eles conheçam os nossos projetos. A gente já tem uma grande relação em busca de investidores no mundo privado, mas acho que precisamos buscar uma aproximação com o governo federal”, avalia Dora.

O Café com Negócios & Conexões foi realizado no SebraeLab, no Parque Tecnológico de Brasília, na última quinta-feira (03). No período da tarde ocorreu o Innovation Day BRB, na qual o SebraeLab teve participação na agenda com o painel Open Economy – Cotidiano e com o painel Pagamentos Digitais, com a Brasil Startups, além dos pitchs de startups pré-selecionadas, que tiveram a oportunidade de serem ouvidas pela maior aceleradora internacional, a Plug and Play Brazil.