ASN DF
Compartilhe

Empresário do segmento de TI brasiliense prova que não há limite de idade para realizar sonhos

Com 71 anos, Carlos Augusto Fernandes tem como objetivo amadurecer sua empresa de desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Por mais de 20 anos, Carlos Augusto Fernandes esteve inteiramente empenhado no trabalho de desenhista técnico e projetista de grandes empreiteiras que atuam no território brasileiro. O goiano, radicado em Brasília após passagens por outras grandes cidades do país e também pelo continente africano, não pensa em parar. Com pouco mais de sete décadas de vida, Carlos agora foca em amadurecer a sua empresa, que desenvolve soluções em Tecnologia da Informação (TI) desde o ano de 2007.

A trajetória do o empreendedor até poderia ter sido diferente e bem menos agitada, resultando em uma aposentadoria tranquila. Na década de 1970, quando a capital do país ainda era um imenso canteiro de obras, ele havia acabado de assumir um cargo de escriturário dentro do departamento de engenharia da Universidade de Brasília (UnB). Lá, descobriu um imenso interesse por desenhar e contou com o apoio de um colega de trabalho, engenheiro, para aprimorar sua prática, o que o levou a deixar o cargo público para atuar na parte técnica de um escritório de engenharia.

Em pouco tempo, Carlos estabeleceu contatos importantes com grandes empreiteiras e, com o passar dos anos, decidiu dar um outro passo em sua trajetória profissional, passando a abraçar projetos dentro das construtoras conhecidas. Atuou na construção da Usina de Tucuruí, no Pará, em obras na cidade de Manaus, em Cachoeira Dourada, em Goiás, e até em Angola, na África.

Foi em meio a toda essa peregrinação que Carlos deu início a mais uma guinada em sua vida, a qual resultaria indiretamente na criação de sua empresa. Após perceber que a construtora para o qual trabalhava precisava de apoio na área de TI, ele se ofereceu, mesmo sem formação, para ajudar e, assim, ganhou reconhecimento, fazendo com que a empresa passasse a investir em sua capacitação. “Fiz treinamentos, meu conhecimento foi se ampliando e, quando assumimos uma nova obra, em Caldas Novas, já estava totalmente integrado à área de TI”, conta ele.

No fim da década de 1990, com toda a bagagem que acumulou, Carlos retornou a Brasília para trabalhar como consultor de TI. Estabeleceu novos contatos na cidade, conquistou clientes até que, em meados dos anos 2000, foi inspirado por Fernando Dolabela e sua obra O Segredo de Luísa, que elenca uma série de características relacionadas ao perfil empreendedor. “Eu não tinha um emprego formal. Atendia vários clientes, era tudo por contrato, e foi a partir daí que eu decidi criar a minha empresa. Me descobri empreendedor”, lembra. Já determinado a se inserir no mundo empresarial e ciente de que precisava absorver mais conhecimentos teóricos, Carlos Augusto concluiu, aos 60 anos, a graduação em Gestão de TI pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Inicialmente, a ideia do empresário era moldar um empreendimento que coubesse dentro de suas capacidades e principalmente de sua disponibilidade. “A empresa tinha que ser algo do meu tamanho. Eu não queria crescer. Queria poder fazer as minhas coisas, também, Fui tocando em frente, até que veio a pandemia e eu até pensei seriamente em parar”, conta.

Paralelo a todo esse caminho percorrido como consultor em TI e empresário, Carlos Augusto pôde contar com o apoio do Sebrae no Distrito Federal. Ele já conhecia o trabalho e a importância da instituição de fomento ao empreendedorismo e aos pequenos negócios e, partir disso, começou a participar de oficinas e cursos nas áreas de gestão e controles financeiros. “Quando me senti bem à vontade à frente da minha empresa, eu não abandonei o Sebrae. Continuava indo nas oficinas, nos cursos e em outros eventos para fazer contatos, captando clientes e também expandido e reciclando meus conhecimentos. O Sebrae me ensinou a ser empresário”, garante Carlos.

Até o momento, mesmo com quase 15 anos de trajetória, o empresário atua sozinho à frente do empreendimento e já prestou serviços para instituições como o Hospital da Criança de Brasília, em parceria com uma outra empresa do ecossistema de TI brasiliense, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Atualmente, entre seus projetos de destaque, está a prestação de serviços em estrutura de rede em uma empresa que atua como fornecedora de artigos para laboratórios no Distrito Federal

“A minha intenção hoje, é outra. Estão surgindo novos desafios e parar já não é mais uma opção que passa pela minha cabeça. Quero acelerar, amadurecer a minha empresa e crescer”, completa Carlos Augusto.

Serviço – Carlos Augusto Fernandes Desenvolvimento em Soluções de TI

Contato: (61) 9 8103-9334

E-mail: [email protected]

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

-

  • Csso de Sucesso
  • Sebrae DF