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Webinar sobre tendências do mercado da moda chega à sua terceira edição

O evento, promovido em formato híbrido pelo Sebrae no DF, abordou marketing digital, tendências, expectativas de mercado e forneceu dicas jurídicas
Por Andressa Oliveira| Ex-Libris Comunicação Integrada
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Pequenos empresários do segmento de moda da capital federal participaram, no sábado, 27 de novembro, da terceira edição do webinar A Conexão Digital dos Negócios da Moda. O evento foi promovido pelo Sebrae no Distrito Federal com o objetivo de apresentar tendências da indústria da moda para 2022 e 2023, além de fornecer orientações sobre marketing digital e o direito da moda na era digital. A realização ocorreu de forma híbrida, uma presencial realizada no auditório da sede da instituição, no SIA, e uma virtual transmitida por meio de uma plataforma mantida pelo Sebrae no DF.

O superintendente da instituição, Valdir Oliveira, abriu o webinar ressaltando a importância do segmento de moda para a retomada da atividade econômica, bem como a necessidade dos pequenos empresários saberem usar o mundo virtual para promover e comercializar seus produtos e serviços. “A transformação digital foi acelerada pela pandemia e, no momento, está se consolidando no mercado da moda. Nos últimos eventos debatemos muito a questão da adaptação e, agora, iremos falar sobre a consolidação do marketing digital como um grande instrumento de relacionamento com clientes e entender as regras de negócios nesse novo mundo. Estamos em um grande esforço para que os empreendedores do segmento de moda não percam oportunidades no novo mercado digital”, disse ele.

O gestor do segmento de moda do Sebrae no DF, Thiago Ângelo, também comentou sobre a retomada da atividade econômica e comemorou a oportunidade de realizar o evento com a presença de alguns empresários. “A realização deste webinar certamente terá muito a contribuir para a retomada do segmento de moda brasiliense. Estamos oferecendo não apenas uma oportunidade de absorver novos conhecimentos, mas uma possibilidade de cada empresário se reconectar. Quem vem ao encontro presencial consegue não apenas acessar novos conteúdos mas, também, estabelecer contatos. Já o público que acompanha pela internet consegue ter acesso a conteúdos importantes a partir de qualquer lugar, até mesmo enquanto desempenha outras atividades em seu negócio. Então, com eventos como esse conseguimos essa amplitude do conhecimento, para que a informação chegue a um maior número de pessoas”, observou o gestor.

O estilista e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, apresentou as perspectivas da moda para 2022 e 2023, apostas de tendências, paleta de cores, tecidos etc., além de destacar como o seguimento vem se desconstruindo e se reinventando para atender mais públicos. “A moda é feita para pessoas, para corpos. Repensar a oferta pode atingir todos os consumidores, fortalecer os laços com os clientes e ver a moda trazendo essa reflexão. A moda dita atitudes, inspirações e pensamentos diferentes”, afirmou o criador.

Na sequência, os participantes do evento puderam conferir um painel com as advogadas Bruna Kopp e Fernanda Job, especialistas em Fashion Law. Elas apresentaram diversas orientações sobre direito de imagem, contrato com influenciadores digitais e como as marcas podem atender melhor o público, respeitando as leis e oferecendo serviços de qualidade.

O webinar foi encerrado pelo jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, que explanou sobre a necessidade do marketing digital para potencializar o crescimento dos negócios da moda. Segundo ele, as novas tecnologias, tão intensificadas pela pandemia, são fundamentais para assegurar vendas, fidelizar clientes e aumentar os lucros.

“Atualmente, o marketing digital é a vida de uma empresa, sem ele a empresa não cresce, não atrai público, não gera lucratividade e é muito difícil aprender. São muitas novas funções, diversas formas de ver o marketing digital trazer resultados, então quanto mais capacitações e possibilidades que o Sebrae no DF puder oferecer para esses empresários, melhor.  Porque são muitas regras, mas não são todas que se encaixam para todos os empreendedores, então eles têm que descobrir o que mais vai se adaptar à realidade deles. E o Sebrae no DF está de parabéns por sempre oferecer tantas consultorias, palestras e eventos com essa qualidade”, ressaltou.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958                  
e-mail: [email protected]                                     

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
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