ASN DF
Compartilhe

Tem início a edição 2021 da gincana Se Liga na Escola

Realização do Sebrae no DF e da Secretaria de Educação irá mobilizar estudantes, professores e demais interessados no tema educação até 7 de novembro
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Foi oficialmente aberta na manhã da última terça-feira, 26 de outubro, a edição 2021 da gincana Se Liga na Escola. A iniciativa promovida pelo Sebrae no Distrito Federal e pela Secretaria de Estado de Educação do DF acontece até o dia 7 de novembro e mobilizará estudantes matriculados no ensino fundamental, ensino médio, ensino profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino da capital. Até o fim da tarde de quinta-feira, mais de 2 mil estudantes já haviam realizado a inscrição na inciativa.

A realização da gincana tem o objetivo de estimular o aprendizado e o empreendedorismo; combater a evasão escolar; aprimorar a conexão estabelecida entre estudantes, professores e comunidade escolar, de forma harmônica e divertida; e também reforçar o papel do professor como um agente de transformação social.

A abertura foi realizada de forma virtual e acompanhada não apenas por estudantes, mas também por pais e professores. Na ocasião, a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, comentou que a gincana foi preparada com carinho para contribuir da melhor forma com a melhoria da educação brasiliense e também com o futuro do empreendedorismo no DF.

-

Rose ainda ressaltou o empenho do governo do DF, em especial o da secretária de Educação do DF, professora Hélvia Paranaguá, e do governador Ibaneis Rocha. “Quando o Sebrae apresentou esse projeto, imediatamente o GDF abraçou a ideia e nos apoiou.  Hoje estamos aqui com uma programação repleta de conteúdos preparados especialmente para os nossos estudantes”, disse.

-

A subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer, participou da abertura da gincana representando a Secretaria de Educação e comentou sobre a parceria que é mantida pela pasta com o Sebrae no DF. Segundo ela, o trabalho desempenhado em conjunto pelas duas instituições é de um valor inestimável para fomentar a educação empreendedora há anos. “Essa parceria vem oferendo aos estudantes uma educação humana, apresentando noções de reinvenção ao indivíduo, que acaba se redescobrindo com outras habilidades”, explicou.

-

Na sequência, quem acompanhou a transmissão pôde acompanhar a palestra apresentada pelo garoto brasiliense Ryan Maia. Com apenas dez anos de idade, ele começou a ganhar destaque no Brasil os após receber um diagnóstico de possuir altas habilidades/superdotação e alcançar realizações que normalmente levariam mais tempo para serem concretizadas, como abrir o seu próprio negócio, uma hamburgueria, que está localizada na Feira do Guará.

-

Ryan, que ostenta o título de mais jovem escritor a ingressar na Academia de Letras do Brasil (ALB), falou sobre princípios que norteiam sua rotina e compartilhou com os participantes a Teoria dos Três Elementos, idealizada por ele mesmo.

-

Em sua teoria, Ryan associa a imagem das crianças a carros, a dos pais a combustíveis e a de professores/mentores a condutores para explicar a relação de interdependência entre ambos. Segundo ele, foi graças à influência de seus pais e professores, que o incentivam na busca constante pelo conhecimento, que ele pôde concretizar tantas conquistas em tão pouco tempo de vida. “Um carro não anda sem condutor, muito menos sem combustível. Nós, estudantes, precisamos desse apoio e isso está em casa e na escola. Professores e pais são pérolas”, afirmou.

O humorista, empreendedor e professor de criatividade Murilo Gun quem encerrou a programação do evento, compartilhando dicas valiosas sobre como ter propósito, atitude, ser criativo, trabalhar a inteligência emocional e se conectar com o que realmente importa. Ele também induziu os participantes a uma reflexão para notar quais são suas reais habilidades. Para tanto, Murilo destacou a necessidade de “silenciar a mente” e propôs um pequeno experimento, um exercício de respiração aos participantes. Ele também falou sobre a importância de agradecer as pequenas coisas da vida.

As inscrições para a gincana são gratuitas e podem ser realizadas por meio da página da iniciativa na internet (www.seliganaescola.com.br) até o último dia das atividades. A decisão de manter as inscrições abertas até o fim da gincana, segundo o Sebrae e a Secretaria de Educação, é para atrair o maior número possível de estudantes brasilienses.

-

Ainda dentro dessa mesma plataforma virtual, professores, interessados no tema da educação e estudantes de todo o DF – até mesmo os que não estiverem matriculados na rede pública de educação – podem acessar conteúdos e vídeos variados, além de acompanhar palestras relacionadas à educação empreendedora.

O encerramento da gincana e o anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 23 de novembro, a partir das 10hs. A ocasião contará com a participação do humorista Diogo Almeida, que irá apresentar a palestra show Vida de Professor, no qual ele relata, de maneira inusitada e engraçada, situações que envolvem professores, alunos e demais profissionais ligados à educação.

Informações para a imprensa

 

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected] 

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: [email protected]