Empresários do segmento de moda participaram na noite de terça-feira, 30 de março, da segunda edição do webinar A conexão digital dos negócios da moda. O evento foi promovido pelo Sebrae no Distrito Federal e ocorreu de forma virtual, abordando a importância da conexão digital, compartilhando dicas e apresentando tendências.
O superintendente da instituição, Valdir Oliveira, participou da abertura da transmissão. Na oportunidade, ele falou sobre mudanças nos hábitos de consumo e reforçou a necessidade da presença digital e os benefícios que ela pode trazer para os empresários do segmento. “O mundo digital é onde os relacionamentos entre pessoas e entre empresas estão acontecendo; é onde a maioria dos negócios estão sendo realizados. O digital traz comodidade e agilidade para as pessoas e esses aspectos devem ser levado em consideração por vocês sempre que pensarem em estratégias para melhorar seus empreendimentos”, disse.
Gestor do Sebrae no DF para o segmento de moda, Thiago Angelo reforçou a importância do assunto para os empresários e também o comprometimento da instituição em organizar o webinar e apoiar aqueles que atuam na área e, recentemente, têm enfrentado dificuldades devido às medidas restritivas impostas para conter o avanço da pandemia de coronavírus.
O criador do Dicas Digitais, perfil brasileiro de marketing com o maior número de seguidores no Instagram, Rapha Falcão, foi o primeiro a partilhar conteúdos na noite. Ele iniciou sua exposição falando sobre a transformação digital e salientou que a pandemia acelerou a chegada de novos processos e que está consolidando a tendência de crescimento de vendas realizadas por e-commerce. “Cerca de 10 milhões de brasileiros fizeram a primeira compra pela internet durante a pandemia. É um número bastante expressivo, mas há mais de 80 milhões de pessoas que ainda não tiveram essa atitude. Há muito mercado a ser explorado. O e-commerce ainda está na ponta do iceberg”, afirmou.
Falcão apresentou ainda informações sobre a expansão do mercado virtual no país e no mundo, falou sobre o uso de redes sociais, o poder da viralização de conteúdo, apresentou um panorama sobre como as gerações (Baby Boomers, Geração X, Millenials, Geração Z e Geração Alpha) utilizam a internet e municiou os empresários com dicas valiosas sobre o uso de plataformas como o Instagram e o WhatsApp. Foram compartilhadas mais de 20 dicas e ferramentas que, associadas a uma boa gestão, segundo Falcão, podem gerar resultados satisfatórios. “A internet é democrática e possibilita sermos o que quisermos, desde que haja ação. Foque no que você tem controle. Adquira novos conhecimentos, coloque-os em prática, produza conteúdos e ajude as pessoas. As vendas serão consequência de tudo isso”, acrescentou o especialista.
À noite o compartilhamento de conhecimento foi encerrado pelo economista e especialista em estratégias de mercado Marcelo Villin Prado. Ele, que tem 28 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e assessoria mercadológica nos segmentos de moda e decoração, iniciou sua apresentação recordando o início da pandemia e falando seus respectivos efeitos na indústria da moda. Em seguida, ele convidou os espectadores a refletirem sobre qual futuro desejariam construir para seus negócios e apresentou dados relevantes sobre o varejo de vestuário nos últimos anos.
Villin Prado também apresentou perspectivas para 2021, apontou o que é necessário para que as empresas do segmento apresentem crescimento nos próximos períodos e deu dicas para quem é pensa em investir em moda. “Acima de tudo, é preciso pensar estrategicamente. O setor de vestuário representa um grande negócio e fornece várias possibilidades que podem ser aproveitadas. Por último, faça e venda roupas para o mercado e não para satisfazer o seu gosto pessoal ou de amigos próximos”, conclui o especialista.
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