ASN DF
Compartilhe

Encontro motiva secretários do GDF para continuidade do projeto Cidade Empreendedora

Realização contou com a participação de Mário Sergio Cortella e do ex-prefeito do município de Maringá, Silvio Barros
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae no DF promoveram, na manhã de quinta-feira, 20 de agosto, o Encontro de Secretários de Estado. A iniciativa foi realizada em uma plataforma online e teve o propósito de sensibilizar e inspirar os secretários de governo para a continuidade do projeto Cidade Empreendedora, que tem por objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial por meio da promoção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e do empreendedorismo.

A realização contou com a participação do filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella e do ex-prefeito de Maringá/PR, Sílvio Barros. Os dois foram os responsáveis por engajar, entusiasmar e compartilhar boas ideias para que os secretários, juntamente com suas equipes, possam continuar colaborando para o avanço e o sucesso do Cidade Empreendedora no Distrito Federal.

Cortella apresentou a palestra Você está fazendo o possível ou o melhor? e, citando o escritor Machado de Assis e a poetisa Cora Coralina, começou a induzir os participantes a sempre fazer o melhor que puderem. “Não é fazer o melhor do mundo. É o teu melhor, na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda. Pergunto de novo: você está fazendo o teu possível ou o teu melhor?”, questionou.

O educador também comentou sobre a mediocridade e salientou a importância de os gestores demonstrarem atitude e ambição. “Uma pessoa medíocre é aquela que é tonta; aquela que está na média e que não é quente e nem fria. É aquele que está no mais ou menos. Temos que ser ambiciosos: querer mais e melhor, para todos, e não a qualquer custo”, disse. “Você não controla a direção dos ventos, mas podemos reorientar as nossas velas”, acrescentou.

Na sequência, Sílvio Barros defendeu que os membros do governo devem atuar como “mordomos”, administradores dos bens e interesses da sociedade. Ele também destacou a necessidade de reunir pessoas que têm interesse em comum e que estão dispostas a investir na transformação da cidade em que residem, em sintonia com o poder público. Barros foi prefeito de Maringá (PR) por dois mandatos e começou a praticar na cidade paranaense uma governança compartilhada entre o setor público e o privado. Essa decisão rendeu premiações diversas à cidade, eleita como uma das melhores para se viver no Brasil em 2017 e 2018.

O ex-prefeito abordou ainda a relevância da transformação digital e lembrou que o governo federal tem o propósito de digitalizar todos os serviços públicos federais. “Já chegou a onda da transformação digital. Vamos surfar nela ou engolir água?”, indagou.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, comemorou a realização do encontro e recordou que se o objetivo do projeto é tornar a cidade cada vez melhor, é preciso dar atenção ao que é solicitado e ao solicitante. “Temos sempre que fazer o nosso melhor. Para nós, Sebrae, isso passa por compreender a dor do pequeno empreendedor e buscar meios para solucioná-la. Esse evento trouxe inspiração necessária para que junto com o governo do DF possamos fazer o nosso melhor”, avaliou.

A diretora técnica do Sebrae no DF e secretária do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPGG/DF), Rose Rainha, agradeceu a participação dos secretários e também ao governador Ibaneis Rocha. “O governo do DF tem compromisso com o empreendedor e, ao lado do Sebrae, tem trabalhado para gerar riquezas e com isso implementar melhorias nas Regiões Administrativas (RAs). Após esse encontro, seguiremos inspirados e determinados a dar o nosso melhor em favor do desenvolvimento econômico e social no DF”, afirmou.

O secretário de Economia do DF, André Clemente, também compartilha do mesmo sentimento. Durante a transmissão do evento, ele reforçou o interesse do GDF em proporcionar qualidade de vida a todos os brasilienses; uma carga tributária mais justa e simplificada e ainda parabenizou o Sebrae por proporcionar um momento de reflexão aos membros da alta cúpula do Executivo local. “A engrenagem perfeita para o nosso avanço econômico e social é a governança colaborativa. Desse modo, poderemos promover o intercâmbio de ideias a fim de impulsionar avanços significativos para o desenvolvimento da cidade. O caminho que estamos seguindo está repleto de desafios e precisa ser encarado de braços dados com o setor produtivo, com o Sebrae e com todas as outras instituições que almejam ver um DF ainda melhor”, analisou.

Clemente ainda anunciou que até o dia 15 de setembro os serviços da Secretaria de Economia estarão disponíveis em ambiente virtual.

O gerente da Assessoria de Gestão Estratégica e Política Públicas do Sebrae no DF, Jorge Adriano, encerrou o encontro apresentando números estratificados do empreendedorismo no DF e que podem ser consultados por meio da ferramenta Radar Sebrae de Oportunidades. A plataforma disponibiliza o “DF em Números”, que permite verificar o número de abertura e fechamento de empresas e empregos por RA, sendo útil tanto ao empresário quanto ao gestor público.  “É nesse momento de crise que nossas empresas e empreendedores precisam do nosso melhor. Como formuladores de políticas públicas, como executores de projetos, como articuladores, nós temos uma responsabilidade com eles, com os empregos que geram, com as famílias que dependem dessas empresas. Temos que fazer mais do que a obrigação”, concluiu Jorge.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: [email protected]

 

  • Empreendedorismo;Sebrae no DF;Cidade Empreendedora;