ASN DF
Compartilhe

Jovem empreendedora é finalista de prêmio internacional de inovações em áreas rurais

Empreendedora fez parte do Projeto ALI, que desenvolve comportamentos de inovação nas empresas
Por Redação
ASN DF
Compartilhe

Yara Ballarini é uma das finalistas do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe. A idealizadora da Caliandra Cogumelos é um dos quatro jovens que representam o Distrito Federal na segunda etapa da premiação. Esta é uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas para destacar iniciativas inovadoras na área rural. A empreendedora participou do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para ajudar pequenos negócios a inovar.

As iniciativas que concorrem ao prêmio internacional são soluções que apresentam boas práticas e tecnologias efetivas na resolução de questões na área rural, destacando pequenos agricultores locais que apresentam iniciativas inovadoras e sustentáveis. A Caliandra Cogumelos foi um dos empreendimentos que passou para a segunda etapa do Prêmio. Yara produz cogumelos comestíveis e medicinais orgânicos. “A proposta do empreendimento é ser sustentável e lixo zero, por isso, todos os seus processos são pensados para este fim. Na produção, temos fonte de energia solar, certificação orgânica e reciclagem de resíduos”, conta Yara.

Inovação como objetivo

O Projeto ALI é uma iniciativa do Sebrae para ajudar os pequenos negócios e promover a melhoria da produtividade, incentivando práticas de inovação e sustentabilidade no fornecimento de produtos e serviços. Com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Sebrae seleciona e capacita o Agente Local de Inovação para se tornar um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, buscando soluções para as demandas de cada empresa.

O Projeto tem um total de dez encontros entre o empresário e o ALI, onde são aplicadas as ferramentas de inovação. Marilene Pereira de Castro faz parte do projeto e é um dos ALIs capacitados no DF. A agente acompanhou 20 empresas em 2019, e em 2020 já finalizou o acompanhamento com seis empresas, entre elas a Caliandra Cogumelos. “É uma empresa que já nasceu inovadora, com processos ousados”, conta a ALI. Para Yara, participar do Projeto ALI fez a diferença. “Principalmente porque sou bióloga de formação, então me ajudou muito. Abri minha cabeça e consegui sistematizar e botar muita coisa em prática”, destaca a empreendedora.

O acompanhamento pelo ALI gera resultados concretos para as empresas participantes, como aumento de faturamento, crescimento de produtividade e auxilia na redução de custos. “A metodologia ALI proporciona não apenas ferramentas ágeis para que os empreendedores, ela traz toda uma cultura de inovação. É uma mudança de mentalidade para os empreendedores. A metodologia faz com que eles entendam que é possível sim inovar com poucos recursos e que inovação não é só para grandes empresas”, explica Marilene.

A partir do programa ALI, as empresas são orientadas e acompanhadas, de forma gratuita, contribuindo para a inovação de produtos, processos, marketing e até de modelos de negócio. O Projeto estimula a competitividade, crescimento e fortalecimento de pequenas empresas.

*A Caliandra Cogumelos divulga informações sobre venda, conteúdo educativo, curiosidades e receitas sobre cogumelos no Instagram da empresa, @Caliandra_cogumelos.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]        

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

  • ALI;Empreendedorismo;Empreendedorismo Inovador;Programa ALI;Sebrae no DF;