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Brasília na rota dos festivais

Capacitação para programadores de festivais visa transformar a cidade em referência no setor
Por Gabriela Echenique | AIs Comunicação
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Na quarta-feira (10), teve início a jornada “Brasília É de Festivais”, uma iniciativa do Sebrae no DF que busca capacitar programadores que estão a frente dos festivais da Capital Federal. O principal objetivo é transformar Brasília em um destino de festivais, mas o plano é ainda maior: a transformação da cidade em uma referência de festivais sustentáveis. E o primeiro passo foi dado, momento em que 15 produtores e seus convidados participaram do workshop “Ressignificando os Festivais na Era das Experiências”. A imersão, que durou pouco mais de quatro horas, contou com a participação do fundador do clube OCLB, empresa de consultoria especializada em investigar o futuro das experiências, eventos e do entretenimento, Franklin Costa que levou muita experiência e inspirações para os programadores.

Quem participou do workshop entendeu como as cidades se preparam para oferecer e receber festivais e como algumas delas se tornam tão conhecidas pelos seus eventos. Também puderam compreender como, após dois anos de pandemia, se intensificou tanto a importância das ações online, antes mesmo da data do evento. Ao final da imersão, os participantes ainda trocaram experiências entre si num momento descontraído de muita conversa. Os 15 produtores foram selecionados de um grupo de 22 inscritos no edital lançado pelo Sebrae no DF.

A imersão destacou, por exemplo, que quem vai a um festival quer ter uma experiência diferenciada. Os programadores receberam dicas de como renovar a audiência e criar uma experiência ao cliente. E tiveram a possibilidade de entender, antes de tudo, que eles precisam oferecer, primordialmente, o serviço. Ou seja, o básico precisa ser feito para cativar o cliente.

Mica Neiva trabalha no ramo há 20 anos. Ela é coordenadora da conferência do Festival COMA. Em Brasília há 12 anos, diz que uma experiência como essa é sempre bem-vinda para ressignificar cada um como pessoa e como produtor.

“A gente que está no dia a dia, desenhando esses festivais, quer fazer a melhor entrega para a nossa cidade. E nada melhor do que poder ter a experiência de um olhar de quem já rodou o mundo todo, entendendo como esses festivais se posicionam no território. É fundamental que a gente entenda que estamos ocupando Brasília e que é ali que os nossos festivais acontecem. E isso faz com que tenhamos um compromisso enorme de trabalhar localmente e fazer com que isso reverbere daqui para o mundo – e que pessoas desejem estar em Brasília por causa desses festivais”, analisa Mica Neiva.

Próximas etapas

Mas não acaba por aí. Na segunda etapa da jornada, os programadores vão participar de mais uma capacitação, oferecida pelo Rock in Rio Academy, no Rio de Janeiro. Lá, eles poderão realizar visitas e conhecer experiências relacionadas a festivais. Em outubro, para fechar com chave de ouro, a turma vai se reunir para um desafio: criar um evento coletivo. A ideia é que o Sebrae no DF consolide esse evento e coloque tudo em prática.

A analista da Gerência de Negócios em Redes (GENER) do Sebrae no DF, Nathalia Hallack, diz que um dos objetivos é unir o trade do turismo com a cadeia produtiva dos festivais e transformar o resultado em um produto mais completo.

“A gente percebe que essa é uma oferta que Brasília realmente tem se qualificado e realizado excelentes festivais. Temos que organizar essas iniciativas de forma estratégica, por meio da estruturação de produtos, para nos posicionarmos como um destino também de festivais”, aponta Nathalia Hallack.

A analista lembra, no entanto, que, apesar da atuação do Sebrae no DF, o resultado de todo o processo vai depender da vontade e do engajamento dos programadores: “O Sebrae no DF tem o papel de ser indutor desse processo. Mas entendo, também, que, acima de tudo, o sucesso será o resultado, em grande medida, do engajamento dessas pessoas. Depende de uma atuação coletiva e integrada por parte deles”, assinala a profissional.

Expectativa para 2023

Ainda dentro dessa ideia, o Sebrae no DF pretende lançar a temporada de festivais em 2023, a partir de um calendário no qual as pessoas vão saber todos os festivais previstos para acontecer em Brasília. Ao mesmo tempo, o Sebrae no DF pretende lançar frentes de consultoria para apoiar esses empresários.