Na terça-feira (09/08), aconteceu I Encontro do Turismo de Natureza do DF no auditório do Sebrae no DF. O objetivo foi apresentar conteúdos técnicos e motivacionais, além de discutir a estratégia de atuação do Sebrae no DF em relação a esses segmentos, para o segundo semestre de 2022. De forma ampla, o intuito é conectar pessoas de diferentes regiões do Distrito Federal.
Cerca de 110 representantes do setor de turismo rural, natureza e aventura, de forma direta e indireta, estiveram presentes para trocar experiências e participar das palestras.
O I Encontro do Turismo Rural e de Natureza do DF – Conectando Pessoas e Territórios contou com a participação de Ana Duék, jornalista e editora do site Viajar Verde, que abordou o tema “Tendências e Sustentabilidade no Turismo de Natureza”.
Ela destacou as tendências do turismo, como a redescoberta do turismo doméstico, estadias mais longas, viagens para lugares menos conhecidos, reencontro com a natureza, viagens de saúde e bem-estar, bem como o turismo sustentável e responsável.
Na opinião da jornalista, a sustentabilidade é para todos. O assunto abrange diversas questões, como empregos e salários justos, preservação e cuidado com o meio ambiente, redução de carbono, valorização da cultura local, segurança e profissionalismo, entre outras ações que envolvem o desenvolvimento social, ambiental e econômico.
O líder da Aventure Travel Trade Association (ATTA), Gustavo Timo, também esteve presente no evento e discorreu sobre “Natureza, Aventura e Desenvolvimento de Destinos Turísticos: o que o DF tem a ver com isso?”. Ele atua há 27 no setor de turismo e levantou reflexões sobre o segmento de forma geral para a região.
Segundo o profissional, o DF possui poucas conexões com turismo de aventura. De acordo com ele, essa é uma questão importante porque o setor especializado gera mais impacto do que o turismo de massa, ou seja, o turismo de aventura gera mais receitas para o destino.
Ele também destacou a competitividade em cada mercado, como o regional, nacional e internacional. Assim, na opinião de Gustavo, é importante conhecer o perfil do consumidor, a expectativa do turista e quem é o público que determinada região quer receber. Ele recomenda fazer um diagnóstico do turista, definir sua persona, preferências e gostos para poder delimitar melhor a oferta. De acordo com Gustavo, esse seria um passo para alcançar sucesso no setor de turismo de natureza.
Outro palestrante foi o empreendedor no setor turístico, Joaquim Magno, que destacou o assunto “Como tornar- se um Destino Turístico”, ao expor o case de sucesso do turismo no estado de Roraima.
Atuação do Sebrae no DF
A analista do Sebrae no DF, Nathália Hallack, apresentou o tema que deu nome ao evento. Para a analista, o turismo de natureza já é uma prioridade na atuação do Sebrae no DF, tanto que o encontro foi proposto por já haver um atendimento amplo e muito pessoal dessas iniciativas.
“Entendemos que precisamos construir uma força de trabalho mais coletiva em prol do turismo de natureza da nossa cidade. O que fizemos hoje foi trazer todas essas frentes de iniciativas e empresários para que possamos promover uma conexão e uma interação maior entre eles. E, a partir de uma atuação mais integrada, entendemos que vamos conseguir posicionar o DF como destino de turismo de natureza”, destaca Nathália.
A área do turismo de natureza envolve muitas frentes dentro do Sebrae no DF. São ofertadas consultorias (22 gratuitas e 30% de contrapartida do cliente nas demais), capacitações (workshops, cursos e oficinas), missão empresarial e participação em eventos próprios e de terceiros. Além disso, conta com os Agentes de Roteiros Turísticos (foco no coletivo) e de Mercado (foco no empreendimento, com 20 propriedades atendidas em 2022).
Após as apresentações dos palestrantes, aconteceu uma roda de conversa para debater temas relacionados ao encontro. Para finalizar, Pollyana Pugas liderou a reflexão “Conectando os Pontos e Projetando um Futuro para o DF”, com o objetivo de propor uma reflexão sobre a força da atuação coletiva em um destino turístico.
O Gerente de Negócios e Redes do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, falou sobre a iniciativa. “Esse tema é muito importante; observamos ao nosso redor destinos turísticos consolidados e assumimos o desafio de incentivar o consumidor do DF na valorização das iniciativas de seu próprio território”, diz.

