Os animais de estimação se tornaram parte das famílias brasileiras e não à toa que os tutores desses bichinhos estão sempre em busca dos melhores tratamentos para seu pet. A medicina veterinária acompanha esse ritmo e tem avançado no aparelhamento e nos procedimentos modernos que contribuam para tornar cada vez mais longa e saudável a vida dos pets. É essa a linha de atuação da Afetto Medicina Veterinária Integrativa, que trabalha há um ano e meio em uma área ainda pouco conhecida, oferecendo serviços como terapia celular com células-tronco e fisioterapias especiais para cães e gatos.
A empreendedora à frente do negócio é a médica veterinária Ana Flávia Gonçalves, que estuda e investe em novas propostas para cuidar da saúde dos pets. Ela também detém a primeira unidade da franquia ‘Mundo à Parte’, em Brasília, que é a maior rede de fisioterapia veterinária do mundo.
O potencial desse segmento pode ser medido pelos números no Brasil, que inclusive está no ranking dos países que têm a maior população de cães e gatos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), é a segunda maior população mundial e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos que tornam a rotina de milhares de famílias mais completa e divertida.
A necessidade de manter-se atualizada nas frentes de atendimento da medicina veterinária e na administração da empresa levou a empreendedora a buscar apoio e os direcionamentos do Sebrae no DF, para organizar a gestão e vislumbrar uma rota de negócio mais rentável.
A primeira necessidade seria ampliar a presença digital da empresa, que ainda não tinha site e redes sociais administradas profissionalmente. “Eu precisava de um site para divulgação do negócio, cheguei a contratar um autônomo que não entregou o produto, então, por indicação de uma amiga, procurei o Sebrae no DF e escolhi algumas consultorias estratégicas que abriram meus horizontes para profissionalizar e administrar com mais segurança a gestão”, conta Ana Flávia.
Ao longo de três meses, ela recebeu consultorias sobre controle financeiro, formação de preços e presença digital, e isso mudou a sua visão de negócio. No primeiro mês, após as consultorias, Ana Flávia já estava aplicando todas as recomendações, com um site novo e super atual na rede.
“Eu ofereço tratamentos extremamente importantes, como a terapia com células-tronco, que apresenta resultados surpreendentes para cães que deixaram de andar, por exemplo, e voltam a se locomover. Então, aprendi a usar os cases e fazer engajamentos que ampliam a divulgação desse trabalho. É muito importante estar nas redes e ter um site que represente a essência do negócio. Agora, as pessoas conseguem entender o nosso trabalho e nos encontram mais facilmente”, resume ela.
Essas consultorias foram sugeridas pela equipe do Sebrae no DF, de acordo com o perfil do empreendimento. Segundo Nainara Castro Oliveira, analista de atendimento e gestora de projetos do Sebrae no DF, que acompanhou a evolução da empreendedora e ajudou na identificação das necessidades, o potencial do negócio estava escondido.
“Eles têm um negócio bastante interessante e com muitos diferenciais – por exemplo, são referência no tratamento com células-tronco para animais, na América Latina – mas não tinham ainda um site para divulgar esse trabalho. A partir dessa identificação, fizemos a avaliação das necessidades, e claro que uma das prioridades passou a ser que a empreendedora entendesse a importância da presença digital e se posicionasse de forma mais assertiva para alcançar seu público alvo”, reforça Nainara.
A presença digital e as estratégias corretas nas redes sociais já surtiram resultados práticos, que aumentaram significativamente a clientela. “No primeiro mês, após a aplicação dos conceitos no negócio, os principais clientes vieram das redes sociais. Somente para os procedimentos de células-tronco houve um acréscimo de 150% de clientes que conheceram o procedimento pela divulgação na internet”, comemora a empreendedora.
Além disso, ela relata que entendeu a importância de ter uma rede de relacionamento com os colegas de profissão que não a vejam como concorrente, mas como uma opção complementar de tratamento aos animais que eles atendem.
“Esse relacionamento é importante para os dois negócios, o meu e o do colega, podemos nos complementar. Por isso, também passei a divulgar meu trabalho para muitos veterinários que ainda não conheciam essas possibilidades”, reforça.
Controle financeiro e Formação de preços-
Outras duas consultorias foram recomendadas para Ana Flávia: a de Controle financeiro e de Formação de preços; este para que a empreendedora entendesse melhor como se define a formação de preço e quais os custos de insumos, tempo e conhecimento que devem ser considerados no preço final.
“A maioria dos empreendedores faz a composição de preços de forma simplista, sem levar em consideração todos os componentes do custo de um produto ou serviço. A consultoria pesquisa e orienta para que o empreendedor entenda e requalifique seus serviços e preços para atingir seus objetivos”, ressalta Nainara.
“A consultoria de formação de preços abriu meus horizontes. Eu entendi o que são custos e passei a calcular de forma correta o lucro para oferecer com mais segurança os nossos tratamentos. Foi libertador entender que a gente tem que cobrar dentro das possibilidades do mercado, mas valorizando o nosso conhecimento também e sem margem para indecisão”, revela Ana Flávia.
Investir em gestão e capacitação passou a ser importante para a empreendedora, que antes refletia sobre a necessidade de oferecer serviços completos e diferenciados, e agora, além disso, reconhece no Sebrae do DF uma rede de apoio e instruções profissionalizantes necessárias para todo empreendedor.
“Sem dúvida, as consultorias do Sebrae no DF foram muito importantes. Percebo que já consegui melhorar a gestão, o número de clientes e daqui para frente só conquistas, relacionamentos fortes e novos clientes”, comemora a médica veterinária empreendedora.
Negócio diferenciado-
A Afetto é um centro veterinário de reabilitação animal, que oferece a terapia celular com células-tronco, a partir de um procedimento que pode reabilitar cães e gatos com sequelas neurológicas de doenças como a cinomose, doenças renais, osteoartroses, entre outras doenças. O procedimento é feito com aplicações de injeções de células (medicamentosas), de acordo com a necessidade do pet. Geralmente, são feitas três aplicações com intervalos de 21 dias; a partir do décimo quinto dia, após a primeira aplicação, o animal já sente os efeitos do tratamento. Entre os efeitos mais comuns do tratamento com células-tronco está a diminuição da dor ou do desconforto do animal, além da recuperação de movimentos e até mesmo do retorno da locomoção.
A clínica oferece, ainda, fisioterapias para doenças ortopédicas, neurológicas e para animais que precisam controlar obesidade, entre outras.
Para conhecer mais, acesse www.afettopet.com.br.
Para conhecer as consultorias do Sebrae no DF, acesse www.sebrae.com.br.