Com o objetivo de ajudar o pequeno negócio dentro do seu local de atuação, o Sebrae no DF realiza um trabalho para desenvolver o Lago Norte, região de Brasília, em que está situado o Espaço Aroeira. Uma das ações foi o “Aroeira Cultural”, uma completa feira que ocorreu no sábado (08) e domingo (09) e que reuniu artesãos locais, além de ofertar ao público gastronomia, uma quitanda com produtos nacionais, pães artesanais, ateliês de pintura e mosaico, espaço para yoga, oficinas, entre outras atividades que promovam a saúde física e o bem-estar.
“O Sebrae busca fomentar o empreendedorismo e facilitar o desenvolvimento do pequeno negócio com algumas ações estratégicas de acesso ao mercado, propõe consultorias para melhorias no negócio e colabora para que a região se desenvolva. Esse evento cultural é uma das ações que o Sebrae no DF está apoiando para que esse local possa ter mais visibilidade diante dos moradores aqui da região”, explicou a analista do Sebrae no DF, Karyne Vieira.
Além das lojas de artesanato, que estão dentro do Espaço Aroeira, a administração do local, com apoio do Sebrae no DF, convidou artesãos de Brasília para exporem seus trabalhos no evento, com o objetivo de fomentar o artesanato local e oferecer mais opções de itens aos visitantes. A artesã Moema Andrade levou para o público peças produzidas cuidadosamente por ela em um tear.
“Aqui o público entende o meu trabalho. Não vem atrás do mesmo, do mais barato. É um público que paga por uma peça exclusiva, que paga por um acabamento legal. Quando fui chamada, não pensei duas vezes. Não vou sair aqui da exposição no zero a zero, não. Valeu a pena ter participado, com certeza”, garantiu.
O que se viu no evento foram produtos diferenciados, produzidos por artesãos brasilienses, com materiais de primeira e o melhor: com preços acessíveis. O casal Laura Ferraz e Thiago Freitas e os filhos visitaram o “Aroeira Cultural” e aproveitaram.
“A feira estava fantástica! Tinha tudo o que precisava para complementar este espaço que é tão gostoso, né? Muita comida boa, plantas, oficinas de artesanato super interessantes. Meus filhos adoraram”, disse Thiago.
O Sebrae no DF no Espaço Aroeira
O Sebrae no DF atua com os pequenos empresários do Espaço Aroeira há aproximadamente dois meses. Toda semana, são promovidas reuniões, e os consultores acompanham o desenvolvimento das ações, se estão surtindo os resultados esperados, como aumento das vendas e do fluxo de visitantes no local.
A ação, que começou com a Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP), agora conta com o apoio da Gerência de Negócios em Rede (GENER). A demanda partiu dos próprios empreendedores. Eles buscaram o Sebrae para entender como poderiam dar mais visibilidade aos seus produtos e desenvolver seus negócios, de forma que utilizassem as estratégias mais assertivas.
“Foi feito um levantamento das principais necessidades, do que os próprios empreendedores aqui do local sentem falta ou que são suas deficiências e fraquezas. Isso tudo foi identificado por meio da consultora de Ação Territorial. Diante desse diagnóstico, foram propostas algumas ações, como a própria consultoria e tudo o que pode beneficiar esse local”, detalha a analista do Sebrae no DF, Karyne Vieira.
A estrutura do local é sustentável, desde a loja de plantas até o restaurante. Foi no retorno do período crítico da pandemia que os empresários do Espaço Aroeira sentiram a necessidade de se profissionalizar.
“A entrada do Sebrae foi fundamental, porque aqui todo mundo é pequeno, né? O Sebrae veio com uma consultoria financeira pra gente. Foi a primeira coisa que a gente fez aqui e mudou nossa vida completamente. Talvez a maioria de nós não tenha como pagar por isso. Então a gente agarrou essa oportunidade com as duas mãos”, afirmou uma das administradoras do local, Julcéia Camillo.
Com outras duas sócias, Paula Barzon, é proprietária da loja de artesanatos Pimenta Rosa. Ela participa das reuniões promovidas pelo Sebrae no local e já notou a diferença na forma de fazer negócio. “A gente tem se sentido mais seguro nas atividades que a gente tá propondo e promovendo. Temos conseguido direcionar melhor as nossas atividades na busca do nosso público.”
Realizado o evento cultural, o Sebrae no DF continua sua parceria com os pequenos empresários do local, propondo outras ações a partir dos diagnósticos feitos, como marketing e gestão, por exemplo, atingindo todo o Espaço Aroeira.
“O convite que deixo é: você quer um lugar para ter paz, tranquilidade, tomar um excelente café, comer um bolo delicioso, ter realmente um momento de se encontrar? Vem para o Espaço Aroeira, aqui é terapêutico, não tem outro lugar igual”, reforça Paula.

