A Chaplin Barbeer Shop, em funcionamento em Brasília desde 15 de julho desde 2016, é um daqueles negócios em que informação e parceria fizeram diferença. Jony Rebouças, de 36 anos, mestre barbeiro e empresário, dono da Chaplin, diz que começou o negócio uma semana depois de ter sido demitido do emprego anterior. “Queria criar uma barbearia pensando em melhorar o que eu via de errado e bom nas que eu já havia frequentado; queria oferecer um serviço de qualidade, com bom atendimento e preço justo”.
Com essa ideia na cabeça, Jony, que também é conselheiro da Associação Comercial do Distrito Federal, procurou o Sebrae no DF e conversou sobre seu segmento e sobre o que deveria ou não fazer. Assim, a Chaplin Barbeer Shop tomou forma e hoje proporciona uma experiência totalmente diferente das barbearias que existem. “Além de fazer a barba e cabelo, meus clientes podem desfrutar de uma boa música, ambiente decorado pensando no período dos anos 80 e 90, com toda sua nostalgia e elegância”, explica. Jony diz que a loja tem, inclusive, uma identidade olfativa, capaz de conquistar os clientes, além mão de obra toda treinada por ele. “No treinamento, penso em cada detalhe, em cada técnica e na forma de os profissionais abordarem o cliente, como se fosse para mim”.
São mais de 13 serviços disponíveis, entre corte masculino , corte feminino, barboterapia, selagem, progressiva, alisamento, sobrancelha, pezinho do cabelo, cone hindu, pigmentação da barba e do cabelo, platinado, luzes, matização e luzes revessas. A gama de possibilidades da Chaplin Barbeer Shop também conta com um ambiente onde há cafeteria, bar, tabacaria e charutaria. “Temos chopes e cervejas especiais, vinhos, além de uma linha vasta de produtos de tabacaria e charutos”.
Vocação para ensinar
O próximo passo de Jony ocorreu dois anos de pois de abrir a Chaplin. “Recebi um convite para dar uma aula e me apaixonei”. Com apoio do Sebrae no DF, Jony criou o Instituto Jony Mestre Barbeiro, em 2018. Nela, ele qualifica todos os funcionários da Barbearia e também quem se interessa por aprender técnicas da área. “Consegui muito apoio quando montei a escola, principalmente com orientação na contratação do aluguel, na Hair Brasília”. A Hair Brasília & Beauty é a maior feira do segmento de beleza da região Centro-Oeste e conta com apoio do Sebrae, que sempre tem um estande com muita informação sobre apoio ao setor.
A feira também foi o lugar em que Jony fez vários cursos de aperfeiçoamento. “Fiz vários cursos na Hair Brasília, que sempre tinha a participação do Sebrae. Além disso, fiz curso de gestão, de marketing, o que foi atualizando meu conhecimento”. Jony também destaca as informações do Sebrae no DF veiculadas na mídia, com dicas e orientações.
Projeto social
No meio de todo o trabalho, a paixão por ensinar também levou Jony para o empreendedorismo social. Há dois anos, ele desenvolve um projeto no Complexo Penitenciário da Papuda, onde dá curso de barbeiro aos detentos toda segunda-feira. “Foi uma forma de eu conseguir retribuir todo acesso que tive à educação na área da beleza, uma área que transforma vidas, e na qual se colhe bons frutos se trabalhar bastante”. O curso tem duração de seis semanas, às segundas, das 12h às 19h. “Já tive 40 alunos e, hoje, seis deles que já estão fora da prisão trabalham como barbeiros”.
Mesmo com todo o trabalho, Jony ainda tem metas para conquistar – a principal delas é licenciar sua marca. “Meu próximo passo é licenciar a marca e, para isso, minha maior vontade é fazer o Empretec [evento do Sebrae no DF que capacita empreendedores]. Ainda tenho muito a contribuir para o mercado de beleza em Brasília e, quem sabe, em todo o Brasil!”.
-
