A vida profissional pode acontecer de diferentes maneiras e com a formatura em Técnico em Administração – Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, alunos do Centro Educacional (CED) 02 do Cruzeiro, no Distrito Federal, deram o primeiro passo em direção ao mercado de trabalho. A cerimônia de formatura aconteceu nessa sexta-feira (16). O curso Técnico em Administração faz parte do Projeto do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), do Sebrae no DF e visa formar jovens de escolas públicas que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio, em cidadãos empreendedores e protagonistas de suas histórias, bem como prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e da vida.
Durante a formatura, o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, evidenciou seu orgulho em saber que está contribuindo para o empreendedorismo de gerações que farão de Brasília uma capital de oportunidades, com emprego e renda para muitas famílias. O superintendente enfatizou a importância de lidar com adversidades e pontuou que numa sociedade nada faz sentido se o ser humano não estiver disposto a conquistar seus sonhos e servir o próximo.
“Quero que vocês saibam que ter um negócio é muito difícil, é preciso saber lidar com as adversidades. Todo empreendedor quebra pelo menos uma vez na vida! O segredo não é quebrar, é aprender a dar a volta por cima. Quando pensar que chegou no fundo do poço, onde todos normalmente se desesperam, você encontra ali uma oportunidade para reconstruir o seu negócio”, aconselhou.
Ao citar os ciclos da vida, Valdir Oliveira também mencionou que aquele era o seu último compromisso oficial enquanto superintendente do Sebrae no DF. “Saio com a sensação de dever cumprido. Brasília me deu muito, me ensinou bastante e esse é o aprendizado que quero passar para vocês. Nós precisamos retribuir para esta cidade as oportunidades que ela nos dá”.
Sobre oportunidades, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Jamal Jorge Bittar, assegurou que os cursos do Sebrae são a síntese da melhor prestação de serviços oferecido pelo órgão em atender pessoas, possibilitar conhecimentos e levar empreendedorismo àqueles que têm vontade de aprender.
“Pessoas de escolas públicas, que buscam oportunidade. Se eu pudesse resumir o Sebrae, transformaria todo ele em eventos como este. Isso é enriquecer uma sociedade e não é enriquecer em dinheiro. É enriquecer em valor moral, em conhecimento, em dignidade, em oportunidade e esperança. Dinheiro é consequência!”, destacou.
E vencer é o objetivo de Paola da Rocha. Com 18 anos, a jovem é uma das formandas do curso Técnico em Administração. Orgulhosa, a mãe Isânia José da Rocha contou que a filha saía às 5h, de Planaltina, onde mora, para conseguir chegar às 7h no CED 02 do Cruzeiro. A tarde fazia o curso e só conseguia chegar em casa por volta das 20h. Emocionada, dona Isânia detalhou episódios nos quais Paola compartilhou com a família aprendizados sobre administração e empreendedorismo. “Não tenho palavras que descrevam minha felicidade. Guerreirinha minha filha, guerreirinha”, repetia a mãe que trabalha como doméstica.
Gestor da unidade escolar, Wilson Badaró destacou a importância para a sociedade da parceria entre o Sebrae no DF e o CED 02 Cruzeiro e citou que os benefícios foram inúmeros. “Os alunos demonstram esforço e interesse, uma vez que precisam estudar em período integral. Eles melhoraram nas notas, no comportamento, na participação e o avanço foi muito grande. Além de refletir no conhecimento em sala de aula, contribuiu com o Enem”, classificou.
O diretor lembrou que quando a Secretaria de Educação foi procurada pelo Sebrae no DF para desenvolver o projeto-piloto, a escola já buscava um projeto na área do empreendedorismo para que os estudantes tivessem a oportunidade de procurar autonomia na vida e no mercado de trabalho.
Para mostrar que nunca é tarde para aprender e empreender, aos 70 anos, seu Alexandre Moreira Barreto é um dos formandos do curso técnico. O aluno descreve que o tema sempre foi de grande interesse, mas apesar das experiências de vida, desconhecia os fundamentos da administração e estes conceitos serão um divisor de águas a partir de agora. E ele já tem planos para o futuro!
“Sou aposentado, tenho dois filhos, dois netos e decidi abrir uma empresa. Conhecimento eu já tenho, muita coisa eu já sei, vivência também, agora é juntar tudo, estudar as oportunidades de mercado e colocar em prática. Aprender e empreender, não é mesmo?” apontou.
-
Técnico em Administração
Gratuito e com uma metodologia que alia teoria à prática, o curso oferecido pelo Sebrae no DF trabalhou, este ano, no projeto-piloto com 20 alunos. Para cumprir as 800h de carga horária, as aulas eram realizadas cinco vezes por semana, no contraturno do ensino regular. Além das disciplinas básicas em administração, contabilidade, empreendedorismo e gestão, os estudantes percorrem trilhas que vão desde o primeiro contato com o mundo do trabalho e negócios até o planejamento do seu primeiro projeto.
A Analista do Sebrae no DF e gestora do NEJ, Rafaela Ferreira, explicou que eles iniciaram o curso sem base empresarial, mas que o foco era despertar o empreendedorismo do grupo de diversas formas. “No primeiro módulo desenvolvemos o Projeto Tutoria, em que eles aprendem como funciona uma empresa, visitam organizações de diversos ramos e conhecem a dinâmica. Com um pouco mais de experiência, aprendem a montar a empresa por meio do Projeto Vitrine e, no último módulo, com o empreendimento criado e montado, eles precisam gerenciar”, detalhou.
De acordo com ela, mais do que conhecer todas as etapas de como conduzir uma empresa, os alunos aprendem a empreender na vida e a lidar com as adversidades.
