ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae no DF participa de encontro de alinhamento com a Setur e representantes do setor produtivo

Evento discutiu as necessidades e as estratégias para aumentar a visibilidade do potencial turístico de Brasília em 2023
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebrae no DF participou nesta terça-feira (24) de um encontro com o setor produtivo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) do Distrito Federal. O objetivo do evento, realizado no Centro de Atendimento ao Turista da Casa de Chá na Praça dos Três Poderes, foi fortalecer o turismo de Brasília.

-

“Brasília é uma cidade rica. Temos cachoeiras, grandes feiras e tantas outras atrações além desses órgãos públicos. Nesse momento, temos que criar uma prateleira de negócios, para podermos vender Brasília lá para fora e fazermos turismo de verdade, trazendo os turistas para cá”, afirmou o novo secretário de Turismo do DF, Christianno Nogueira Araújo.

-

Presente no evento, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, reafirmou o compromisso da instituição com a Setur para evidenciar ainda mais Brasília na rota do turismo nacional e, consequentemente, movimentar a economia da capital federal.

-

“A Secretaria é uma parceira estratégica e quero colocar o Sebrae à disposição de cada um de vocês. Todas essas ideias que já foram faladas aqui hoje e aquelas que ainda não foram colocadas em prática, não deixa no cantinho não. Traz para o Sebrae, vamos discutir e transformá-las em ação”, ressaltou.

-

Há anos o Sebrae no DF desenvolve ações do turismo simultaneamente com as estratégias da Setur, visando ampliar a visibilidade do potencial turístico de Brasília. A analista de turismo da instituição, Nathália Hallack, considera importante o primeiro encontro de 2023 com a Secretaria para alinhar as estratégias de atuação para o ano.

-

“Esse encontro celebra essa parceria, que é fundamental para o Sebrae, para a Secretaria de Turismo e para o desenvolvimento do turismo do DF. O Sebrae, representando a cadeia produtiva do setor e a Setur, representando as políticas públicas. É a partir desse alinhamento de interesses que a gente consegue desenhar uma agenda comum em prol do turismo do DF”, destacou.

-

Além do rico patrimônio cultural no centro da cidade, Brasília tem cachoeiras, belas paisagens e cenários paradisíacos na zona rural, mas até quem mora há anos na capital federal desconhece essa informação. Por isso, o objetivo da área de turismo do Sebrae no DF para este ano é colocar todos os destinos em um completo leque de opções para os visitantes que passam por aqui.

-

“Vamos priorizar os segmentos do turismo cívico, negócios e eventos, natureza, festivais e entretenimento, a partir da abordagem do turismo criativo e do turismo de experiência. Também atuaremos com o turismo periférico e o afroturismo, integrando as nossas regiões administrativas nessa rota”, explicou Nathália.

-

Atualmente, o Distrito Federal conta com 33 regiões administrativas que atendem a população e coordenam os serviços públicos do Governo do Distrito Federal.

-

Autoridades

-

Representantes do setor produtivo de Brasília participaram do encontro e apresentaram as principais necessidades ao secretário Christianno Araújo. Entre as entidades que marcaram presença estão: a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE); a Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI); a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (ABIH); a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL); a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio DF); a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra); o Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (SINDETUR); o Sindicato dos Guias de Turismo (SINDGTUR); o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (SINDHOBAR); Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (RURALTUR); a Inframerica Aeroportos e o 5º Batalhão de Polícia Militar do DF.

-

Brasília 2.0

-

O Brasília 2.0 é um movimento encabeçado pelo Sebrae no DF, que reúne pessoas, instituições públicas e privadas para diversificar a economia da capital federal, explorando suas vocações econômicas e reduzindo sua dependência do setor público. O propósito Brasília 2.0 tornou-se a base do planejamento anual da instituição.

-