ASN DF
Compartilhe

5ª edição do LabDay é dedicada à moda do Distrito Federal

O evento homenageou as costureiras pelo dia da profissão e também foi palco do desfile “Costurando Brasília”
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

No dia 25 de maio, comemora-se o Dia da Costureira, e em celebração a essa data, o Sebrae no DF promoveu nessa terça-feira (30), a edição do LabDay dedicada à moda. O evento teve como objetivo mostrar ao público a importância da costura na indústria do vestuário e de confecção no Distrito Federal. Realizado no SebraeLab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília, o evento contou com a presença de 150 pessoas, incluindo expositores, profissionais do segmento e admiradores da moda.

Na abertura do evento, a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná da Rocha Ferraz, ressaltou a contribuição dos pequenos ateliês e das grandes marcas para o desenvolvimento de ideias de negócios focados na moda, e como a instituição apoia esses empreendedores.

O Sebrae é uma instituição cujo motor é incentivar o pequeno e o micronegócio, que é onde a moda nasce. E a gente quer fazer brotar grandes empreendedores como os que conheci aqui hoje. Contem com o Sebrae em todas as fases do empreendedorismo de vocês”, destacou.

O analista e gestor do segmento da moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo, responsável pelo evento, disse que esta edição LabDay quis mostrar ao público que, além de peças, as costureiras do Distrito Federal também costuram sonhos e negócios.

Costurar negócios é exatamente a percepção delas, enquanto empreendedoras, para que tenham a motivação a partir do empreendedorismo. Que percebam o potencial técnico que já possuem e enxerguem a possibilidade de ter um CNPJ, de empreender nesse mundo do contexto da moda, considerando aquela técnica que já dominam”, apontou.

O LabDay também foi palco para o desfile do projeto “Costurando Brasília”, do qual o Sebrae no DF é parceiro e apoiador. Oito looks confeccionados por costureiras do Distrito Federal foram apresentados ao público.

O projeto nasceu dentro da proposta do Labday, de como seria interessante homenagear as costureiras. Nós tivemos várias possibilidades e chegamos à conclusão de que seria interessante unir essas costureiras. O projeto ganhou um corpo e agora vai virar uma marca, ou seja, a gente vai começar a pegar essas costureiras e colocar elas para trabalharem num formato mais assertivo. Elas vão fazer coleções com mulheres de vários lugares do DF, sendo uma forma de incentivar elas a trabalharem o empreendedorismo e aprenderem a lidar melhor com o mercado”, explicou o apresentador do desfile e jornalista especializado em moda e cultura, Fernando Lackman.

O evento também abriu espaço para o compartilhamento de ideias e experiências. Andrea Pinheiro é gerente da Dona Jo, uma loja de moda esportiva que há 13 anos se consolidou na exportação, mas que atualmente está entrando no mercado brasileiro. Foi justamente neste momento de expansão que ela decidiu recorrer ao Sebrae no DF.

O Sebrae tem nos auxiliado na tecnologia da expansão da Dona Jo em Brasília, dando suporte tecnológico. Estar aqui hoje é uma forma de apresentar a Dona Jo para vários empresários e mostrar que os pequenos negócios também podem crescer, assim como nós crescemos”, destacou Andrea.

Marcando presença no LadDay, outra empresa expositora foi a Sun Rose. Com uma moda praia diversa, no dia a dia as proprietárias apostam no atendimento personalizado. Para o evento, elas trouxeram peças exclusivas e mostraram o que vai ser tendência no Brasil.

A nossa principal proposta é vender não só o produto, mas também toda uma experiência ao comprar o produto. Quando você compra Sun Rose, você não compra só isso, você compra um estilo de vida. Pra hoje a gente trouxe peças exclusivas feitas à mão, com flores, com laço, que estão em alta e são tendências”, explicou a sócia proprietária, Helena Nascimento.

Segundo um levantamento produzido pela Fibra e apresentado no evento, 4 regiões administrativas do Distrito Federal concentram 53% dos estabelecimentos comerciais, sendo elas: Brasília, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. A pesquisa também apontou que 89% dos negócios são de microempreendedores individuais.

Em sua palestra “Cenário da Costura e da Moda no DF”, a consultora do Sebrae no DF, Pollyana Olifer, defendeu a profissionalização dentro do “chão de fábrica”, combinada com uma gestão executiva eficiente e liderança eficaz. Segundo ela, somente a partir da mudança de cultura de toda a cadeia produtiva do vestuário é que o setor será fortalecido no Distrito Federal.

É fundamental porque quando se tem um conhecimento de gestão operacional, você consegue enxergar o mercado de forma mais assertiva, principalmente de gestão de ‘chão de fábrica’, que precisa de processos para estabelecer a gestão de como será a entrega do seu produto. E quando a costureira busca esse conhecimento, ela consegue, de forma profissional, organizar a sua empresa para a entrega aos seus clientes”, disse.

Parceria Sebrae no DF e Senai DF

Quem prestigiou o LabDay Moda, teve a oportunidade de colocar a mão na massa e confeccionar uma linda ecobag na carreta do Senai. Esta é a primeira unidade móvel da instituição, que deverá percorrer cidades do Distrito Federal oferecendo o curso profissionalizante de costura. O veículo é equipado com máquinas domésticas e industriais e atende até 15 alunos por turma.

O Senai consegue ir a lugares em que a gente ainda não tem uma unidade operacional ali, mas estamos prontos para acolher e para receber todo tipo de público. Principalmente por essa questão da mobilidade, nossa expectativa é de conseguir alcançar um público muito maior”, disse Samanta Farias, especialista de Vestuário do Senai-DF.

O LabDay

O LabDay é um evento idealizado e realizado pelo Sebrae no DF, em parceria com a Cotidiano Aceleradora de Times, a Brasil Startups e o Biotic. Toda última terça-feira de cada mês é promovida uma edição do evento para empreendedores de um determinado segmento, visando impulsionar o ecossistema de inovação do Distrito Federal, promovendo a aproximação entre negócios inovadores e empresas tradicionais, com entrega de conteúdos e muito espaço para estreitar relacionamentos e gerar negócios. O próximo acontecerá no dia 27 de junho e o tema será “Energia Solar Fotovoltaica”.