ASN DF
Compartilhe

1º Inova Talks de 2023 debate cultura de inovação

A experiência lança ideias para o empreendedorismo voltado para jovens estudantes
Por Sabrina Brito l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no DF promoveu no último dia 5, no Auditório da Faculdade Senac, a 1ª edição do Inova Talks 2023. O encontro teve a participação do palestrante Caio Camargo, que debateu sobre a cultura de inovação no contexto do mercado empresarial de varejo e serviços para todas as faixas etárias.

Conforme o gerente de atendimento do Sebrae no DF, Ricardo Robson, o evento foi um aquecimento para a 5ª edição do Sebrae Inova, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2023, cujo tema será “Smart cities: repensando cidades para pessoas, negócios e ambientes”.

Nesse primeiro talk falamos sobre a cultura da inovação sob a perspectiva do varejo, apontando uma série de soluções e aplicações práticas visando melhorar a performance empresarial”, afirmou.

Ricardo explicou que muitas dessas soluções se utilizam da inteligência artificial, big data e outras ferramentas tecnológicas, que têm conexão com o universo das cidades inteligentes. De modo geral, o Inova é direcionado para potenciais empreendedores que estão no ambiente acadêmico.

Nada melhor do que estar em um estabelecimento de ensino que fomente, promova e capacite os alunos para os segmentos comerciais e de serviço da nossa cidade”, exaltou.

O professor reitor Luís Afonso Bermúdez, da Faculdade Senac, destaca que o ramo do comércio e serviços é o maior segmento econômico do país e tem passado por constantes mudanças. “Por isso, é importante transmitir e ensinar aos jovens sobre este setor e como iniciar um negócio de comércio e serviço, que é, na verdade, nossa função como faculdade atuante na área tecnóloga. Precisamos acompanhar com a rapidez que a inovação promove no mercado”, ressaltou.

Para o palestrante Caio Camargo, apenas ter expertise não é mais o suficiente. “Antes, a experiência com os negócios da família era muito importante, mas o fato é que tudo mudou e o mundo está tão acelerado que é necessário mais conhecimento e atitude”, alertou. O especialista também aponta que a inovação é imprescindível e, ao contrário do que muitos acreditam, ela é o presente e não o futuro, pois já é o resultado das demandas atuais.

Caio citou que quanto maior o sucesso de uma empresa, menos ela deve ficar na zona de conforto. Com isso, indicou cinco etapas para a inovação: cultura top down, onde é preciso desaprender para aprender; estrutura independente, na qual a inovação deve ser prioridade; aceitar riscos; entender que o erro também é aprendizado; e rollout de inovação. Segundo ele, a decisão pela inovação envolve um processo de mudança (negação, resistência, adoção, compromisso), comunicação, colaboração, capacitação, parceria e avaliação de desempenho. “O empreendedor precisa estar mais próximo do cliente, ser mais rápido na entrega de um produto ou serviço e ainda, ser o melhor”, completou.

Ao ser questionado sobre quais conselhos daria aos jovens estudantes que projetam a carreira de empresários, Caio respondeu: “Cultivem uma mentalidade de aprendizado contínuo. Troquem a mania de perfeição pelo senso de aperfeiçoamento e do ‘eu acho’, por um ‘eu sei’ e mais, se estiverem com medo, façam com medo mesmo”, concluiu.

Como se inscrever

Para se inscrever nas próximas edições do Inova Talks, basta procurar os QR Codes espalhados nas instituições de ensino que receberão o evento ou acessar o portal Sebrae. Os interessados também podem se cadastrar e assistir ao conteúdo deste Talks e os demais conteúdos dos eventos que serão realizados.

Acompanhe pelo site

O Sebrae no DF também transmitiu o evento online, e a gravação da palestra ficará disponível no site do Sebrae (www.sebraeinova.com.br) para empresários e potenciais empreendedores, que estão nos ambientes públicos, privados, principalmente nas universidades.