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Estudantes do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil lançam ideias de negócios no Projeto Vitrine

Da alimentação saudável à personalização de serviços: projetos inovadores geram impacto positivo para educandos da rede pública
Por Hellen Lopes | AIs. Comunicação
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Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal receberam o desafio de desenvolver novos produtos, serviços e negócios para o Projeto Vitrine, que integra o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae no DF. Nessa quinta-feira (22), eles apresentaram suas ideias para uma banca julgadora e avaliadora como parte de um projeto estendido, conduzindo análise de mercado, pesquisa de mercado, bem como planejamento de desenvolvimento de produtos, marketing digital, recursos humanos e necessidades financeiras.

Reunidos em equipes, eles tiveram 4 minutos para expor seus pitches inovadores aos avaliadores, que fizeram elogios, ressalvas e sugestões. Jorge Adriano Soares, gerente de Estratégia e Políticas Públicas do Sebrae no DF, que compôs a banca, ressaltou a importância do programa do NEJ para abrir a visão dos educandos para as oportunidades que eles terão no futuro.

O curso tem esse olhar de fazer ele perceber oportunidades e explorar suas próprias habilidades para conseguir seus objetivos por meio do empreendedorismo”, explicou Jorge.

Com duração de um ano, o NEJ tem o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho com foco no empreendedorismo. No DF, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação.

“Ao concluírem os cursos, eles começam a trabalhar na perspectiva de empreender no seu próprio negócio”, destacou Joelma Bomfim, diretora da Educação Profissional da Secretaria.

A especialista em ambientes inovadores, Eliane Raye, foi uma das examinadoras da banca, e acrescentou que a educação empreendedora é uma poderosa ferramenta de transformação. “Precisamos incentivar os nossos jovens a empreender desde cedo porque o mercado está em constante modificação e eles precisam ter o conhecimento de que são capazes de abrir seu próprio negócio e ter autonomia”, comentou.

Erika Gadelha, bióloga e gestora de projetos, vê no NEJ uma possibilidade de identificar talentos e oferecer um ambiente de reflexão e planejamento de vida. “Quando surge uma chance, eles costumam agarrá-la com tanto entusiasmo que se destacam. Eles sobem ao palco e falam que são o CEO da empresa, o contador ou o gerente. Eles estão visualizando que eles podem ser quem eles quiserem”, frisou.

Vencedores do Pitch

Ao todo, 17 grupos se revezaram para apresentar seus planos de negócios em formato de pitch, que é uma apresentação curta e persuasiva. Suas apresentações e propostas demonstraram uma solução e um plano de negócios viáveis que abordam uma necessidade nova ou existente do consumidor, identificam um mercado-alvo e descrevem o plano operacional e de gerenciamento para o sucesso.

Ao final, foram premiados os três melhores projetos de cada uma das quatro escolas participantes. O primeiro lugar foi ocupado pelo grupo Descomplica Lanche Kids, composto pelos estudantes do turno matutino da Escola Técnica do Guará (ETG). A equipe projetou uma empresa que prepara e entrega lanches saudáveis, nutritivos e saborosos para crianças nas escolas. Em segundo lugar foi classificada a equipe Volante Rosa, um aplicativo com serviços exclusivos para mulheres, incluindo oficinas só com mecânicas. O terceiro lugar ficou com o projeto Vitalité, uma lanchonete que oferta lanches saudáveis e personalizados.

A equipe destaque do turno vespertino da ETG foi a Keep, que apresentou um novo conceito de se vestir com uma pegada streetwear. Por meio de uma plataforma, o cliente pode fazer o upload das suas imagens e personalizar sua camiseta. O segundo lugar foi ocupado pelo grupo do Hermes Styles, uma empresa que permite aos clientes customizar seus tênis. A equipe Tecnold ficou na terceira colocação entre os projetos de mais destaque. Eles investiram em uma startup que ensina idosos a usar as novas tecnologias.

Formado por educandos do Centro Educacional 308 do Recanto das Emas, o projeto Bius Serviços ficou com o primeiro lugar. Juntos eles criaram o aplicativo que conecta profissionais a usuários que desejam contratar as mais diversas atividades. A segunda colocação ficou com o Defumados Company, uma churrascaria especializada em carnes defumadas. O time do Automotive Rise ocupou a terceira posição com um projeto inovador de adaptação e personalização de carros para drift, modalidade esportiva do automobilismo.

Estudantes do Centro Educacional 104 do Recanto das Emas também apresentaram suas ideias com destaque para o aplicativo E-Studante, que permite acompanhar os conteúdos escolares. Além disso, o aplicativo oferece diversos quizzes para identificar o perfil profissional dos clientes. A equipe Choco Bakery ganhou o segundo lugar com a oferta de produtos para pessoas com restrições alimentares. Já a terceira colocação ficou com o grupo Fitlife que investiu em um aplicativo para ajudar na rotina fitness dos seus clientes.

A estudante da Escola Técnica do Guará, Ana Carolina de Araújo, membro da equipe Descomplica Lanche Kids, campeã do pitch, falou com entusiasmo sobre a conquista: “O projeto nos deu a oportunidade de desenvolver muitas habilidades. Foi uma oportunidade única e totalmente gratuita que nos auxiliou em como transformar uma ideia em um negócio”, afirmou.

Integrante do grupo Keep, o estudante Fábio Dias também ressaltou a importância do projeto. “Foi bem difícil estarmos aqui hoje, mas foi gratificante. O Sebrae trabalhou muito no desenvolvimento de habilidades empreendedoras como trabalho em equipe, liderança e oratória”, concluiu.