Empreendedores do Turismo Rural e de Natureza do DF e entorno participaram do II Encontro do Turismo de Natureza do DF. A programação começou com a apresentação de uma pesquisa nacional do setor realizada pela Sprint Dados. O levantamento foi feito de forma online, com divulgação pela imprensa e redes sociais. No total, 1615 pessoas responderam, sendo 36% de São Paulo, 12% do Rio Grande do Sul, 8% de Minas Gerais e 7% do Rio de Janeiro.
Dos entrevistados, 63% correspondem ao público feminino e 36% ao público masculino, com idade predominante de 39 a 50 anos. No quesito acompanhantes de viagem, a pesquisa apresentou que 50% mostram que as viagens em famílias são predominantes, 34% são entre grupos de amigos, 29% somente o casal e 27% da família com crianças.
Dentre as motivações de viagem para o meio rural, para 74% é pela contemplação da natureza, seguido por 73% pela comida caseira, 60% pelas trilhas, 57% pelas atividades em família, e 50% divididos por espaços de relaxamento, aprender algo novo e pela vivência tipicamente rural.
Na sequência, as oportunidades de mercado, que incluem as atividades diferenciadas, querer aprender algo novo (50%) está no topo da lista, seguido por atividades ligadas a sustentabilidade (47%), observação de estrelas (40%), atividades de aventura (38%), piquenique (37%), observação de pássaros (34%), eventos temáticos (29%) e entretenimento noturno (28%).
Segundo a representante da Sprint Dados, Ariadne Bittencourt, a pesquisa foi realizada em três momentos:
“Essa pesquisa foi realizada em âmbito nacional e envolveu todas as unidades federadas. Dentro dela nós tínhamos três pontos extremamente importantes: as características do perfil de quem viaja, sobre a viagem em si e suas experiências, e sobre as oportunidades que se identificavam nesta propriedade“, explicou Ariadne.
Após a apresentação da pesquisa, a analista de turismo do Sebrae DF, Nathália Hallack, fez o lançamento da Jornada de Qualificação 2023, que será composta por encontros, cursos e missões empresariais.
“Pela primeira vez a gente está conseguindo lançar um calendário com todas as soluções que vão acontecer de agosto até novembro, que inclui cursos, encontros e missões empresariais. Queremos possibilitar que o empresário se organize no decorrer do ano para que ele esteja constantemente se qualificando e se atualizando“, detalhou Nathália.

O empreendedor rural Dejair Carlos Carvalho trabalha com turismo rural há 22 anos, antes mesmo deste segmento ser considerado uma atividade econômica. Na Fazenda Recanto Pedra Grande, em Formosa (GO), ele recebe hóspedes que buscam um contato direto com a natureza. O empresário foi atendido pelo Sebrae no DF por meio de consultorias que auxiliaram na gestão do negócio familiar.
“O Sebrae no DF me ajudou de todas as formas, até na transformação de uma fazenda que só criava boi em uma fazenda mais ampla em que a gente pode receber pessoas e preservar esse ambiente. Na noção básica do que era turismo rural, o Sebrae foi meu grande professor – e isso foi fundamental“, agradeceu Dejair.
Marina Silva é proprietária da Casa Vitor (vinhedo) e realiza enoturismo em Brasília. Nas noites de sábado, a propriedade recebe visitantes com produtos artesanais, feitos no local. Em 2020 ela recebeu uma consultoria do Sebrae no DF e, durante o II Encontro do Turismo de Natureza do DF, relatou que essa ação foi essencial para o crescimento do negócio.
“O Sebrae nos trouxe conhecimento, nos capacitou para que a gente pudesse receber e direcionar o nosso negócio que é o enoturismo aqui no DF. Inclusive, trouxe também, hoje, oportunidades de cursos que nós iremos fazer. Vamos fazer todos os cursos, porque é a continuação da nossa capacitação de 2020. Sem conhecimento não dá para tocar negócio nenhum“, afirmou Marina.
O II Encontro do Turismo de Natureza do DF foi realizado na noite desta terça-feira (08) no auditório do Sebrae no DF.

