O estilista Dudu Bertholini, um dos maiores comunicadores multidisciplinares de moda, desembarcou em Brasília na última sexta-feira (01) para participar da 5ª edição do Vogue Fashion’s Night Out (VFNO), que aconteceu no Brasília Shopping. Bertholini foi o convidado especial do Sebrae no DF, parceiro do evento desde 2018, para falar sobre as transformações que tornam a indústria da moda cada vez mais ética, sustentável, inclusiva e plural.
Fundador da grife Neon, Dudu Bertholini participou do programa “Amor & Sexo”, na Globo, e pertenceu ao júri do “Brazil’s Next Top Model”, no Canal Sony. Atualmente, é um dos jurados fixos do reality show Drag Race Brasil, transmitido pela plataforma de streaming Paramount+ em parceria com a MTV. Ao lado da influente consultora de imagem Rosa Guimarães, que mediou a palestra, o estilista iniciou sua apresentação com a seguinte pergunta para o público: “Moda pra quê?”
Segundo ele, a moda é uma forma de arte, um modo de expressão e uma declaração de identidade que tem sido parte integrante da civilização desde os primórdios da humanidade. “A moda é um grande sistema de renovação permanente que traduz os nossos desejos. Ela vai muito além das nossas roupas. A indústria de vestuário espertamente se apropriou dessa palavra para falar sobre roupas, mas a moda é um reflexo do mundo à nossa volta”, afirmou Dudu.
Na sua essência, a moda é uma ferramenta poderosa para os indivíduos comunicarem a sua personalidade e até mesmo escolhas comportamentais. “Muito mais que julgar se você gosta ou não do look de alguém, o mais importante é entender o que aquela pessoa comunica através do que ela veste, tornando a moda cada vez mais empática”, ponderou Bertholini.
O impacto das redes sociais na moda também foi um dos temas debatidos durante o bate-papo. Para o estilista, as mídias sociais regulam as nossas relações, percepções e os nossos afetos para o bem e para o mal. “Antigamente, nós tínhamos poucos veículos e pessoas que falavam sobre moda. Hoje, somos todos canais de informação, como pessoas de todos os corpos, raças, estilos, gêneros e classes sociais falando sobre esse universo”, pontuou.
Parceria de sucesso
Pela quarta vez, o Sebrae no DF atua como parceiro do Vogue Fashion’s Night Out, com o intuito de reforçar a democratização na moda. Grandes nomes do cenário fashion já participaram de ações promovidas pelo Sebrae no DF em anos anteriores: a escritora Cris Guerra, o escritor e especialista em design para sustentabilidade André Carvalhal, o jornalista e apresentador de televisão Caio Braz, e o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.
“Realizar um evento como esse em um shopping, referência no mercado do varejo, é uma maneira de trazermos especialistas que falam com propriedade sobre moda e como ela pode ser democratizada para aqueles que já têm conhecimento, ou não, e para aqueles que, de fato, desejam ingressar enquanto empreendedores na indústria da moda”, destacou o analista técnico do segmento de moda do Sebrae no DF, Thiago Ângelo de Oliveira.
Assim como em outras edições, o evento contou com desfiles exclusivos, coquetéis, ativações nas lojas e debates sobre tendências e novos rumos do segmento de moda. A gerente de marketing do Brasília Shopping, Renata Monnerat, falou sobre a importância do Vogue Fashion’s Night para colocar Brasília novamente no circuito de moda.
“Hoje, o VFNO é o maior evento do segmento na capital federal. Após alguns anos sem a realização de eventos desse porte, retomamos com o VFNO, que encabeçou várias outras iniciativas do mercado da moda na cidade. É muito importante falar de moda, fomentar conteúdo e o empreendedorismo com todo o seu ecossistema, formado por estudantes, vendedores, autoridades, organizações, instituições e faculdades.Temos muito orgulho de ser um shopping com esse DNA fashionista”, enfatizou Renata Monnerat.