Bijuterias, panos de prato, aromatizadores, mel, massinha de modelar e temperos. Produtos para todos os gostos e bolsos! Estes foram alguns dos itens comercializados pelos estudantes da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do Educandário de Maria Kids durante a I Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa, promovida pelo Sebrae no DF, proporcionou aos educandos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Projeto. Vanessa Guedes Silva Jordão, coordenadora pedagógica da instituição, enfatizou a importância do JEPP como uma extensão valiosa do currículo.
“Desenvolver esta atividade foi um grande desafio, uma vez que atendemos crianças a partir de um ano. Mas entendemos que o nosso papel enquanto educadores é estimular desde cedo comportamentos empreendedores e, com a comercialização dos produtos, transmitimos mensagens, como, por exemplo, a importância de valorizar o que possuem”, afirmou a educadora.
Para esses empreendedores em formação, a feira não foi apenas uma vitrine para suas criações, mas uma experiência transformadora. Mais do que aprender sobre vendas e lucros, eles absorveram na prática o passo a passo das atividades empreendedoras.
“Todo o trabalho foi desenvolvido na unidade escolar com o apoio dos pais. Levamos às crianças a ideia sobre quais produtos poderíamos trabalhar e, com a definição, fizemos o levantamento dos custos e um cronograma de ações. Coube a cada professor transmitir aos educandos informações sobre a origem de seus produtos, bem como seus benefícios”, compartilhou a professora Isabel Cristina Vieira França.
A participação ativa dos pais foi um elemento crucial no sucesso da empreitada. Gleicy Holanda, mãe de Clarice Holanda, expressou sua satisfação com a experiência enriquecedora de sua filha. “Eles começaram com aulas sobre as abelhas, seu papel na polinização, até de onde vem o mel. Levar às crianças essa percepção dos produtos de forma criativa contribui bastante para o seu desenvolvimento”, enfatizou.
Os resultados foram visíveis nos estandes, onde as vendas de temperos e mudas se destacaram. Pietra Gabriela Torres, estudante do 2º ano, orgulhosamente explicou como as plantas foram cultivadas na própria escola. “Nós fizemos as mudinhas de vários temperos e cada dia um colega era responsável por regar. Elas cresceram e hoje estamos vendendo a R$ 10 cada”, detalhou com entusiasmo.
Ao elogiar o evento, Edione Barbosa ressaltou a motivação que a feira proporcionou à sua filha, Laura Barbosa. “Projetos como esse devem ser aplicados e replicados pelas escolas, porque é um grande fator motivacional para os estudantes. É isso que as nossas crianças precisam, serem motivadas a participar cada vez mais, a se envolver com projetos empreendedores e educacionais. Parabéns a toda a equipe envolvida”, concluiu.
Com a temática empreendedorismo, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado com os estudantes. Após participarem de uma formação oferecida pelo Sebrae no DF, os professores abordaram o assunto com os educandos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.
Sobre o JEPP
O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae no DF que incentiva, por meio do desenvolvimento de habilidades e dos comportamentos empreendedores, que os estudantes busquem o autoconhecimento e despertem o espírito de coletividade. O curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

