ASN DF
Compartilhe

Educação Empreendedora nas escolas do DF é referência para execução do programa no Piauí

Evento apresentou a experiência de sucesso na parceria entre o Sebrae no DF e a Secretaria Estado de Educação do DF. Representantes do governo piauiense pretendem implantar no estado o NEJ
Por Stefane Rodrigues l AIs. Comunicação e E
ASN DF
Compartilhe

A experiência exitosa a partir de uma parceria entre o Sebrae no DF, Sebrae MG e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), que implementou nas escolas a Educação Empreendedora, foi tema de reunião com representantes do Governo do Piauí, que vieram ao Distrito Federal para conhecer as boas práticas em educação e também o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), um dos projetos da Educação Empreendedora.

O encontro ocorreu no dia 9 de outubro na Sede Nacional do Sebrae, localizada na Asa Norte. A comitiva também realizou uma visita técnica ao Centro Educacional 02 do Cruzeiro, que foi a primeira escola do Distrito Federal a ter turmas do NEJ.

Participaram da reunião a Superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha; a Secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; o Secretário de Educação adjunto do Piauí, Rodrigo Torres; a Diretora Institucional do Conselho de Educação do DF, Nilce Costa, o Assessor Institucional do Sebrae Nacional, Gustavo Cezário, a Gerente de Educação do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas; a Gerente de Educação do Sebrae MG, Fabiana Ribeiro, e a Gerente de Educação do Sebrae PI, Erika Freitas, entre outros representantes dessas instituições.

De acordo com a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, a Educação Empreendedora possui força nas escolas. Em sua avaliação, a parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é fundamental para que esse projeto evolua.
“Em algumas escolas em que a gente trabalha até mesmo conteúdos mais simplificados de ações de transformação, os estudantes saem com título de curso técnico em Administração ou Marketing. Então, ficamos muito felizes e temos muito entusiasmo porque vemos os resultados e acreditamos que é investindo na educação, investindo na juventude, que vamos ter um futuro empreendedor melhor, com mais pujança e uma economia mais forte”, destacou Rose Rainha.

Na oportunidade, o Sebrae no DF também apresentou o investimento realizado com o Programa de Formação continuada para Profissionais de Educação do DF, chamado Programa Sebrae Digitvs Empreendedor, que oferece uma pós-graduação em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora, cujo objetivo final é de formar, no DF, cada vez mais docentes a partir de uma educação transformadora junto aos estudantes, além de promover ações impactantes e com conteúdos de empreendedorismo de excelência no DF. Na primeira edição do programa participaram 538 docentes; a segunda edição, que teve início em 23 de setembro, está com 700 participantes.

A Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou que o empreendedorismo, em âmbito escolar, proporciona novas modalidades de ensino aos educandos, cidadãos e profissionais com ampla perspectiva de conhecimento.

“Nós estamos trabalhando a cultura do empreendedorismo dentro da Secretaria de Educação em todas as etapas e modalidades – e isso é um ganho muito grande. Já percebemos a mudança de comportamento dos estudantes, a visão deles de mundo e de trabalho. Então, é um projeto que eu recomendo para outras Unidades da Federação”, disse Hélvia Paranaguá.

A gerente de Educação do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas, comenta que além de proporcionar alternativas para que os jovens planejem seu projeto de vida ou se tornem empresários, a vivência do empreendedorismo contribui com o desenvolvimento de competências fundamentais para o crescimento dos cidadãos.
“Esse momento aqui é muito relevante para o Sebrae e para as UFs envolvidas, porque é um momento de partilha de boas práticas, de conhecer uma boa prática de sucesso que foi a do DF, uma parceria com a Secretaria de Educação, que fez com que a gente ampliasse a nossa oferta da educação empreendedora nas escolas. Este momento de partilha, de ouvir boas práticas, faz com que os dois estados (DF e PI) saiam daqui enriquecidos”, analisa Edleide Epaminondas.

De acordo com o Secretário de Educação Adjunto do Piauí, Rodrigo Torres, o Estado já apresenta dados que mostram estar no caminho certo para investir na Educação Empreendedora. Jovens entre 15 e 17 anos são os responsáveis por fazer do Piauí o Estado com maior percentual de matrículas em educação profissional tecnológica do Brasil, o que equivale a 35 mil inscrições, aproximadamente. Outra informação importante é a parceria que o Estado tem com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“A pauta do empreendedorismo para o Estado do Piauí, hoje, é muito importante. Nós temos o maior percentual de matrículas de educação profissional tecnológica do país. Então, juntamente com a educação empreendedora, podemos fazer uma geração de oportunidades para os nossos jovens”, celebrou o Secretário.

Empreendedorismo na prática

Em 2023, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) no DF vem sendo realizado em turmas nas escolas públicas do CED 02 do Cruzeiro, CED 104 e CED 308 do Recanto das Emas e na Escola Técnica de Santa Maria.
Os estudantes do ensino médio têm nas aulas a inspiração e o estímulo para despertarem sua vocação e prepará-los para o mundo do trabalho. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, mas é exigido pontualidade e comprometimento para que o curso seja concluído.

O NEJ nasceu com a proposta de formar jovens de escolas públicas oferecendo o curso técnico em Administração e o curso técnico em Marketing, gratuitos e com duração de um ano, para jovens da rede pública de ensino médio ou que já o tenham concluído. O objetivo é transformá-los em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Durante um ano, os estudantes recebem formação técnica em Administração e em Marketingpor meio de uma metodologia inovadora que alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão.

A parceria de sucesso no DF é realizada por meio do comprometimento dos entes envolvidos. O Sebrae MG oferece a metodologia do NEJ, a Secretaria de Estado de Educação certifica os estudantes e disponibiliza a infraestrutura da escola que deseja receber turmas do NEJ, o Diretor da escola abre as portas da escola e apoia a parceria proposta, e o Sebrae no DF realiza a gestão e oferece os professores dos cursos.
Durante a visita técnica realizado no CED 02 do Cruzeiro, os educandos estavam no laboratório colocando os conhecimentos em prática com a empresa simulada. Aos 17 anos e com muito trabalho voltado para o empreendedorismo, a estudante Vitória Luna Arana Maia foi a primeira a receber a comitiva e dar boas-vindas.

A jovem relatou que já é parceira de negócios de suas amigas de classe, Taiane Camargo (18 anos), Thamires Alves (17 anos), Francine Vitória (16 anos) e Gabriela Neres (16 anos), que é dançarina em uma academia de dança. Esta ação faz parte do Projeto Vitrine e está prevista na metodologia. Em breve, o Estúdio Iemanjá terá local físico, mas o projeto já está arrecadando recursos por meio de apresentações.

“A gente vai ter uma sala específica para pessoas que não têm muito acesso à cultura. E a gente vai querer dar emprego e organizar eventos, como a minha amiga (Thamires). Ela faz parte de um grupo de dança que já faz esse tipo de trabalho”, explica Vitória.
Na teoria apresentada aos visitantes, Vitória, Thamires, Taiane e Lauany Alves da Rocha (16 anos) estavam elaborando a criação de Royal Makeup, que ajudará também a trabalhar “a inteligência emocional”, como ponderou Vitória.

Ao final do encontro, o ex-aluno do NEJ Eduardo Alves Fernandes (18 anos) visitava a escola e, quase um ano após ter concluído o ensino médio e o curso técnico em Administração, mudou-se para a Bahia, já abriu um negócio de brigadeiro gourmet e pretende levar o conhecimento para onde está morando. O jovem, inclusive, esteve na capital do Brasil para o Inova 2023, realizado no último final de semana.