Em parceria com a Secretaria de Educação do DF, o Sebrae no DF oferece a segunda edição do Programa de Formação Continuada – Pós graduação Sebrae Digitvs Empreendedor, o qual inclui o curso de Especialização EaD Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. A aula inaugural foi realizada no dia 23 de setembro, às 10h, e contou com mais de 515 participantes de forma online.
O Programa de Formação Continuada é uma iniciativa do Sebrae no DF em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e aplica a metodologia da Digitvs Empreendor. A formação tem a duração de 18 meses, é realizada na modalidade virtual, e contempla várias ações, como diagnóstico inicial sobre a mentalidade empreendedora dos professores, oficinas, mentorias personalizadas, indicadores e uma pós-graduação em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. Nessa formação continuada o professor é estimulado a já aplicar em sala de aula o conteúdo e metodologias adquiridas, e isso impacta os estudantes da rede pública do DF que recebem práticas inovadoras nas aulas.
A metodologia do Programa Digitvs Empreendedor, que é toda pensada e criada para uma educação empreendedora, busca formar o professor no âmbito da realidade escolar do Distrito Federal com ações pedagógicas, sociais e interativas que favoreçam a aprendizagem significativa e ativa dos estudantes.
Para a segunda edição do Programa, que vai ocorrer entre 2023 e 2025, foi ampliado o número de vagas para 700, sendo 538 vagas para professores da rede pública e 162 vagas para professores da rede privada da Educação Básica e Ensino Superior. Também foi realizada uma melhoria na plataforma de estudo, onde o estudante pode, de forma rápida, ver seu histórico e a fase em que se encontra. O atendimento ao cursista, de forma humanizada, irá permanecer, e recebeu mais de 96% de aprovação na primeira edição, no ciclo 2021 a 2023.
A aula inaugural foi comandada pelo professor e coordenador do Programa Digitvs Empreendedor, Dr. Jonas Saraiva, que estará presente durante todo o período de realização do Programa. A abertura teve suas boas-vindas aos representantes da Digitvs, Sebrae no DF e Secretaria de Estado de Educação (SEEDF).
“Gostaria de dizer que o Programa não é apenas um MBA, uma especialização ou uma Pós-Graduação. É uma formação com dados diagnósticos, com oficinas pedagógicos-tecnológicas durante todo o processo, além de termos outras atividades paralelas ao curso, com certificados de extensão por conta de todas as oficinas”, explicou Saraiva.
O professor ainda apresentou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, e a definiu como o coração desse Programa de Formação. Rose relatou que a parceria com a Secretaria de Educação é fruto de um programa chamado Cidade Empreendedora, no qual são trabalhados diversos pilares importantes do empreendedorismo.
“É com muito orgulho que eu falo desta parceria. A secretária de Educação do DF, Hélvia, realmente comprou essa ideia da importância do aluno e do professor empreendedor, e hoje nós temos a honra de falar que 412 mil alunos desse ano já passaram por algum tipo de capacitação com, pelo menos, 4 horas de educaçãoempreendedora. Nós vemos em vocês, professores e alunos, a possibilidade de uma visão, uma capacitação ampliada, que só vocês podem gerar”, relatou Rose Rainha.
A Subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Sra. Iêdes Soares Braga, também esteve presente na aula inaugural e falou sobre o quanto a parceria com o Sebrae no DF é valiosa não só pela qualidade nas entregas, mas pela contribuição da instituição em disseminar os conteúdos que colocam o empreendedorismo como uma postura necessária para que o estudo seja desenvolvido.
“Com o empreendedorismo, nós desenvolvemos a capacidade de estar atentos e de tomar decisões. Acreditamos que as aprendizagens adquiridas ao longo deste curso, com professores e orientadores educacionais, permite que cada um, no seu campo de atuação, desenvolva atividades e ações inovadoras, até que possam, de fato, impactar os resultados de aprendizagem dos nossos estudantes”, expôs Iêdes.
O professor Dr. Jonas Saraiva apresentou um vídeo com diversos depoimentos emocionantes de professores que participaram da primeira edição, que inspirou os participantes da aula e elevou a expectativa para a segunda edição. Em outro momento, quatro professores integrantes do curso realizaram uma breve apresentação e falaram sobre as perspectivas para esse novo ciclo e do quanto estão otimistas e felizes de construir novas aprendizagens e trocas para consolidar o conhecimento.
O segundo momento da aula inaugural foi comandado pela professora e doutora convidada Irene Reis dos Santos, com o tema “Educadores Empreendedores: reinventando nossas práticas”. Para ela, o momento proporcionado para educadores e empreendedores foi com a ideia de pensar e focar nas práticas, reinventando as já utilizadas.
“A primeira prática que eu acredito ser uma ferramenta de vida é a gratidão. Minha fala hoje, não tem sentido nenhum de trazer algo novo, de ensinar a ninguém. Quero que a gente possa alinhar o objetivo, colocando energia e luz naquilo que já fizemos”, explicou Irene.
Professora há mais de 20 anos, Irene Reis dos Santos dividiu o seu momento de fala em duas etapas: a primeira parte foi sua palestra, enquanto acompanhava o chat entre os participantes da aula, e a segunda parte contou com um filtro de perguntas, quando foi realizada uma grande interação entre todos os participantes na sala.
Ao final da aula inaugural, os educadores estavam entusiasmados e já planejavam as estratégias que vão aplicar em sala de aula.
-

