ASN DF
Compartilhe

Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Sebraelab discute propostas e agenda de ações para 2024

4ª edição do Café com Negócios & Conexões reuniu representantes de instituições públicas e privadas, de ensino, sindicatos e startups
Por Hellen Lopes l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Diversos representantes do ecossistema de inovação do Distrito Federal se encontraram no 4° Café com Negócios & Conexões, idealizado e organizado pelo Sebrae no DF. A proposta do evento foi o planejamento das ações prioritárias do Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Sebraelab para 2024.

Queremos oferecer em 2024 a Trilha do Empreendedor Inovador composto por palestras, capacitação e treinamento para preparar empresas tradicionais e startups em diversas áreas do conhecimento, sempre ligado a inovação”, explicou a analista do Sebrae no DF e gestora do SebraeLab, Cláudia Bonifácio.

A integração entre os atores do ecossistema de inovação do SebraeLab foi o principal tema discutido ao longo do evento, com destaque também para: governança, capacitação de talentos dos segmentos representados, empreendedorismo, internacionalização de empresas/startups e ampliação de mercado.

Djalma Petit, presidente da Tecsoft e diretor do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), foi o moderador desse espaço de discussões e articulação coletiva.

Para cada tema, foram elencados um conjunto de ações e estratégias. A nossa perspectiva é planejar ações de uma forma muito objetiva, sem querer abraçar o mundo, para que realmente elas possam ser executadas, bem como gerar uma agenda para as instituições que gravitam em torno do SebraeLab”, afirmou Djalma.

A superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Renata de Castro Vianna, falou sobre a importância do governo, representado pela FAP, em eventos como este.

A gente fez um grande brainstorming a respeito de questões pontuais de cada uma das iniciativas que fizeram parte deste encontro hoje. E também foi muito propositivo no sentido de criar grupos específicos, com tarefas singulares para o desenvolvimento do ecossistema do DF”, comentou.

Representantes de 20 instituições, atores do ecossistema, participaram do 4° Café com Negócios & Conexões. Para Nayana Cambraia, diretora da startup Elas Projetam, hub de aceleração e inovação profissional para mulheres, este foi um espaço muito importante de conhecimento e participação.

Sabemos que esse é o momento que temos para articular e estruturar melhor as nossas propostas para que possamos gerar mais impacto dentro do cenário do DF. É uma oportunidade para conversar e expor as nossas ideias para que elas tenham espaço dentro da tomada de decisão.

Durante sua fala no evento, Gislane Pereira Santana, representante da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-DF), do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática (Sindesei-DF) e da Universidade Católica de Brasília, defendeu o estímulo à formação de mão de obra e à capacitação profissional em áreas tecnológicas.

Atualmente, coordeno um projeto de inclusão de estudantes durante o processo de formação da graduação de computação dentro de empresas parceiras. O objetivo é fazer com que o educando coloque em prática o conhecimento que vem adquirindo na faculdade, e isso sem custos para as empresas.

O último Café com Negócios & Conexões do ano ocorreu no dia 7 de dezembro, no SebraeLab, no Parque Tecnológico de Brasília.