ASN DF
Compartilhe

Premiação marca o encerramento da pós-graduação em Tecnologias Digitais para Uma Educação Empreendedora

Parceria entre Sebrae no DF e Secretaria de Educação promove a formação continuada de 555 professores da rede pública
Por Hellen Lopes l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Os educadores vencedores da primeira edição do Prêmio Docente Empreendedor, promovido pelo Instituto Educacional Essência do Saber (IEES), foram anunciados na noite do dia 21 de novembro. O prêmio celebrou a conquista de 555 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal pela conclusão da pós-graduação Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. Esta é uma iniciativa do Sebrae no DF, por meio do Instituto Essência do Saber, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF.

Durante a cerimônia em Brasília, foram divulgados os 11 melhores projetos de Educação Empreendedora desenvolvidos no âmbito do Programa de Formação Continuada para professores do DF.

Temos muito orgulho em falar que formamos 555 professores com essa visão tecnológica aliada ao empreendedorismo e a educação. A Educação Empreendedora tem se tornado cada vez mais relevante para os estudantes e gestores da rede de ensino do DF, e hoje nós temos a honra de falar que 440 mil estudantes já foram capacitados ao longo deste ano”, afirmou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, durante o evento.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, também esteve presente na premiação e falou sobre o quanto a parceria com o Sebrae no DF é importante.

Essa parceria só nos fortalece e mostra que estamos no caminho certo. O conceito de empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio, algo lucrativo. O empreendedorismo impacta positivamente a sociedade ao trazer mudança, inovação e crescimento para a cidade. Parabéns aos professores que aceitaram esse desafio. Saibam que vocês vão transformar a vida de muitos estudantes.

Programa Digitvs Empreendedor

Realizado pelo Sebrae no DF, oferecido na modalidade à distância, com duração de 18 meses, o Programa Digitvs Empreendedor é uma formação continuada a professores do Distrito Federal e tem como objetivo fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo nas escolas, desenvolvendo competências empreendedoras em gestores, educadores e profissionais da educação.

O programa contempla várias frentes de atuação, como: diagnóstico inicial, capacitações, mentorias personalizadas e uma pós-graduação em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. Nessa formação continuada o professor é estimulado a já aplicar em sala de aula o conteúdo e metodologias recebidas, reverberando nas aulas e práticas junto aos estudantes.

De acordo com a CEO do Instituto Educacional Essência do Saber, Elisiane da Silva, a metodologia Digitvs, utilizada na formação de docentes, é alicerçada em um documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que segue quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Nós trabalhamos tecnologia e conduta empreendedora da postura do professor para que ele tenha em si competências que são próprias do empreendedorismo. O objetivo é preparar os educadores para que eles possam estimular nos estudantes as competências de criatividade, proatividade, responsabilidade e disciplina”, explicou Elisiane, reforçando que já está prevista a segunda edição do programa, com 700 vagas, que vai ocorrer entre 2023 e 2025.

Premiação

O Prêmio Docente Empreendedor, concedido pelo Instituto Educacional Essência do Saber, visa valorizar propostas diferenciadas, destacando a visão visionária, inovadora e empreendedora desses professores. Foi aberto edital, onde todos os participantes do Programa de Formação continuada podiam participar e os trabalhos finais passaram pela avaliação de uma comissão, sendo selecionados 11 finalistas, que receberam placas de homenagens e certificados. Além disso, os 2º e 3° lugares ganharam uma assistente virtual. Houve um empate no 1º lugar e a premiação, uma viagem para Barcelona, na Espanha, será feita pelas duas primeiras colocadas.

A professora de português Aline Paixão Lopes, do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia, foi uma das vencedoras do primeiro lugar, com um projeto voltado para o combate à violência dentro das escolas. Há 23 anos na Secretaria de Educação, a docente mobilizou estudantes do 6º ano, na faixa etária de 11 e 13 anos, para realizar atividades utilizando ferramentas digitais dentro e fora da escola para trabalhar conceitos de respeito, solidariedade, diálogo e empatia.

O curso foi uma virada de chave. Com a pandemia, a tecnologia possibilitou que os professores continuassem a dar aulas remotas ou híbridas. Mas o termo empreendedorismo me chamou muita atenção. Hoje, eu entendo o conceito de Educação Empreendedora e a importância de desenvolvermos essas habilidades em nossos educandos”, comentou Aline Paixão.

A professora de atividades, Miriam Assunção Borges, atua como psicóloga escolar na Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. Criada em 2014, a instituição de ensino especializada é uma referência na educação de surdos do DF. Miriam também conquistou o primeiro lugar com o projeto “Psicoeducação das emoções dos surdos no contexto escolar da Escola Bilíngue”.

Comecei a desenvolver o projeto com cerca de 80 estudantes durante os horários vagos. Peguei todo o conhecimento adquirido na pós-graduação e elenquei dentro das minhas ações de trabalho no ambiente escolar e junto aos pais. Finalizo ressaltando que o empreendedorismo é tudo. Os educandos veem em mim essa ponte de vida, de aconchego. É algo transformador”, disse Miriam.

O segundo lugar ficou com Moisés Gonçalves Da Silva, docente do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, onde atua com as turmas do Ensino Médio. Em terceiro lugar, Valéria Lopes Barbosa, professora do CED 02 e do CEF 03 de Taguatinga, onde atua respectivamente como apoio à coordenação pedagógica do EJA e como professora do Laboratório de Informática do Ensino Fundamental 2.

Conheça todos os 11 finalistas: 

Aline Paixão Lopes, do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia;

Miriam Assunção Borges, docente da Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga;

Moisés Gonçalves Da Silva, docente do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina;

Valéria Lopes Barbosa, docente do CED 02 e do CEF 03 de Taguatinga,

Mirian Rodrigues da Cruz, docente da Escola Classe 19 de Ceilândia;

Philipe Rocha Cardoso, docente do CEF 31 de Ceilândia;

Elaine Andrade Leite, docente do Centro Educacional Lago Norte;

Alice Ferreira Dias Vieira, docente do CEF 15 de Taguatinga;

Alessandra Gmaf Teixeira Fidelis, docente do CAIC Professor Walter de Moura de Taguatinga;

Simone Avelina Bernardes Pinto, docente da Escola Classe 511 de Samambaia;

Jhonny Viana Borges, docente do CED 01 do Guará e do CEM 03 de Ceilândia.