Foi oficialmente aberta nesta terça-feira, 21 de maio, a 15ª edição da AgroBrasília, uma das maiores feiras agropecuárias do país. Com uma série de atividades a partir da temática ‘‘O agro do futuro a gente cultiva hoje’’, a realização espera superar recordes da edição anterior e colaborar com o fortalecimento do potencial agrícola presente no Distrito Federal e região.
Parceiro estratégico da organização do evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), o Sebrae no DF marca presença no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, espaço em que é realizado a feira com um estrutura de aproximadamente 900 metros quadrados, onde o público-alvo da feira poderá conferir inovações e tecnologias para o campo, assim como conteúdos sobre o setor e ter acesso a profissionais e soluções em estandes organizados por instituições parceiras do agronegócio no DF.
O espaço foi idealizado em sinergia pela instituição de apoio aos pequenos negócios e organizações parceiras, entre elas o Sistema FAPE/SENAR-DF e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) e oferta ao público acesso a uma variedade de conteúdos abordando o mercado, inovações e tendências tecnológicas no campo.
Um destaque deste ano é o Startup Zone, pensado para aproximar as inovações de empresas de base tecnológica tanto do público da feira quanto de produtores rurais em busca de soluções para expandir suas operações. As instituições presentes na AgroBrasília fornecerão orientações gratuitas para os pequenos agricultores do Distrito Federal e região, visando o cultivo de uma produção diversificada, sustentável e significativa para o país.
Paralelamente, o público visitante terá a oportunidade de conhecer as diversas soluções oferecidas pelas instituições, como cursos, oficinas e consultorias.
Como de praxe, o Sebrae no DF organiza, no espaço, a tradicional Feira do Produtor Rural, com a participação de 34 expositores que expor e comercializar produtos regionais e artesanais, desde cafés e doces até peças exclusivas produzidas por artesãos.
Carlos Cardoso, gerente de Negócios em Rede do Sebrae no DF, aponta para as mudanças executadas pelo Sebrae para a participação na feira este ano.
“Aumentamos o número de expositores em comparação com o ano passado, incluindo estandes de serviços e parceiros. Este ano, são 34 expositores, de artesanato, produtos alimentícios e bebidas. Nossa expectativa é de um acréscimo de 20% nos negócios gerados. Além disso, ampliamos a parte de expositores de startups, adotando uma estratégia de rodízio para que várias startups possam participar ao longo do evento. Esperamos que essa dinâmica gere muitos negócios”, explicou Carlos.
Foto: Focus Produção de Imagem
-
Leonardo Zimmer, analista de projetos do Sebrae no DF, revela que durante a programação no espaço serão realizadas apresentações acerca de projetos que têm foco no desenvolvimento rural do DF, como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, uma solução desenvolvida pelo Senar/DF que conecta o produtor rural a um técnico capacitado para orientar sobre produção, sobre gestão empresarial e, durante a feira, essa proposta será apresentada.
‘‘O Sebrae no DF está em múltiplas frentes de atuação durante o evento. Uma delas é a parte de capacitação, junto com a Federação de Agricultura e o Senar/DF. Temos também uma atuação com capacitações voltadas para startups e pessoas interessadas em empreender nesse modelo de negócio’’, afirma o analista.
Quanto a expectativa de participação no espaço, o Sebrae no DF realizou um levantamento que aponta para uma expectativa de visitação entre sete e 10 mil pessoas por dia. Somado os cinco dias da realização, a instituição espera receber entre 50 e 60 mil visitantes ao longo de todo o evento.
Em visita ao evento, Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, comentou sobre a importância do apoio aos pequenos produtores e artesãos locais. “Consideramos esse apoio fundamental, pois é uma maneira de dar visibilidade nacional aos produtores, já que a AgroBrasília atrai visitantes de todo o Brasil. Com os excelentes resultados de vendas do ano passado, esta é uma oportunidade única. Embora ainda não tenhamos atingido o número ideal de expositores desejado, estamos trabalhando nisso, sempre priorizando e beneficiando o máximo de produtores e empresários”, afirmou ela.
Também presente no evento, Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, salientou a importância da democratização do acesso à feira para micro e pequenos empreendedores. “O objetivo do Sebrae ao participar é justamente facilitar a presença de micro e pequenos empreendedores que de outra forma não teriam oportunidade. Neste ano, ampliamos nossa estrutura com um mezanino, permitindo a presença de mais expositores”, completou Diná.
A AgroBrasília, ocorre até o próximo sábado, 25 de maio, e espera reunir mais de 175 mil visitantes ao longo de seus cinco dias.
-

