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Lab Day tem programação focada em potencializar a cadeia de turismo no DF

Evento promovido pelo Sebrae no DF de forma mensal chegou tratou sobre a criação de comunidades intencionais
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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O Sebrae no Distrito Federal realizou, na última terça-feira, 28 de maio, a quinta edição do Lab Day 2024. O evento agitou o Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), apresentando uma programação centrada no tema “Turismo é Conexão”. O objetivo foi evidenciar as ações da instituição e estimular o setor e os pequenos negócios que desempenham um papel essencial na cadeia do turismo presente na capital federal.

A diretora técnica da instituição, Diná Ferraz, abriu o evento elencando algumas das variadas oportunidades que a cadeia turística proporciona ao Distrito Federal. Durante seu discurso, enfatizou que o turismo estimula o empreendedorismo de diversas formas, desde a organização de festivais, eventos até o tradicional turismo cívico, que atrai um grande volume de visitantes para conhecer a arquitetura e os pontos turísticos de Brasília. Diná também observou que o Aeroporto de Brasília facilita muito o turismo, estando estrategicamente posicionado como um ponto de conexão para várias partes do Brasil.

A dirigente assegurou, ainda, a necessidade de explorar as inúmeras oportunidades que o Distrito Federal oferece. “O nosso território ainda tem muito ser explorado. É necessário abrir as portas, voltar o olhar para dar visibilidade às diversas possibilidades de encantos que as nossas regiões têm para mostrar”, afirmou.

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Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no Distrito Federal e gestora do projeto de turismo, Nathália Hallack, deu continuidade à programação, detalhando a contribuição do Sebrae para impulsionar o setor em Brasília. Ela abordou as iniciativas lideradas pela instituição, incluindo o “Brasília é de Festivais” e o “Turismo Fora do Eixo”, apresentou os desdobramentos dessas ações, falou de projetos específicos para fortalecer o turismo rural e de natureza no DF, e destacou o papel de apoio desempenhado pela instituição.

Nathalia salientou, também, a importância do Lab Day e sua função essencial de promover conexões, o que também é possível encontrar dentro da cadeia de turismo. Ela explica que o turismo oferece a oportunidade de explorar novas culturas e locais, de celebrar a diversidade cultural, promover compreensão mútua e enriquecimento pessoal. Além de apresentar novos destinos, o turismo valoriza comunidades locais, destacando suas identidades e enriquecendo a apreciação das experiências humanas.

“O Lab Day tem como objetivo conectar e o turismo se desenvolve por meio de conexões. Portanto, existe uma ligação direta do tema com a proposta do Lab Day. O que buscamos hoje é abordar essas diversas vertentes, não apenas do Sebrae, mas também das oportunidades presentes em nossa cidade. Desejamos promover uma conexão mais ampla entre as iniciativas existentes, pois infelizmente ainda há muitos empreendedores que operam de maneira isolada. Queremos que esses empreendedores saiam de suas zonas de conforto e comecem a interagir com toda a cadeia e com o território Brasília, indo além de seus próprios negócios”, explica.

A gestora comentou, ainda, sobre um chamamento específico para estimular o turismo cívico na capital, uma ação liderada pelo Ministério do Turismo, e informou sobre o interesse do Sebrae no DF em promover a formação de líderes e gestores de comunidade, o que é estratégico para a atuação do Sebrae. “A ideia é formar um grupo de gestores de comunidades ainda este ano. É preciso criar líderes e gestores de comunidade para as iniciativas do Sebrae e para as frentes que estão acontecendo fora do Sebrae”, completou Nathália.

Na sequência da programação, o público presente ao evento pôde conferir uma apresentação sobre comunidades intencionais, que podem ser um espaço acolhedor, físico ou virtual, pensado estrategicamente para que pessoas com um propósito ou interesse em comum se conectem, troquem experiências e evoluam em conjunto. O assunto foi abordado por Izadora Barros, advogada e gestora de comunidade. Ela contou que iniciou sua ideia de negócio após vivenciar uma experiência transformadora, em Barranquilla, na Colômbia, falou sobre a importância e como transformar um grupo de pessoas em comunidades intencionais e destacou as etapas e premissas de uma metodologia que criou, a CCC.

Izadora explicou que para ser uma comunidade intencional, é fundamental que haja colaboração, conexão e entrega entre os membros. Além disso, reforçou a necessidade de confiança, o acolhimento e a liderança como papéis essenciais nesse contexto.

Presente ao evento estava Katiely Paiva, cofundadora e CEO da Retrilhar, empresa que surgiu da necessidade de automatizar processos no setor de turismo. Com mais de 10 anos de experiência na área, o empreendimento está presente em mais de uma dezena de estados e participa ativamente de eventos como o Lab Day do Sebrae, que são importantes para networking e troca de informações no ecossistema de turismo. “Qualquer evento do Sebrae é sempre muito bacana para ampliarmos a nossa rede de contatos. Além disso, a gente sempre absorve algo novo. Hoje ouvimos sobre a criação de comunidades fortes, o que é um diferencial significativo para startups e empresas inovadoras. É um conhecimento que vai nos ajudar a melhorar continuamente os serviços oferecidos pela Retrilhar”, observou.

Nesta edição do Lab Day, também marcou presença o empreendedor Luís Antônio. Ele aproveitou a ocasião para promover o projeto “Mapas Afetivos”, que tem como objetivo revelar uma Brasília além do convencional, destacando suas narrativas autênticas e experiências locais. Antônio, como gosta de ser chamado, é engenheiro cartógrafo e optou por utilizar suas habilidades para desenvolver mapas que vão além das dimensões puramente geográficas, incorporando sentimentos e emoções. “Nosso propósito é oferecer uma visão mais inclusiva e abrangente de nossa cidade, conectando as pessoas ao espaço urbano de maneira significativa”, explica.

A ideia ganhou forma há apenas dois meses e tem conquistado bastante atenção, engajando milhares de pessoas por meio de um perfil no Instagram, onde são disponibilizados roteiros e benefícios exclusivos, incentivando uma vivência mais afetiva e autêntica na capital federal. “Não podemos pensar em um Brasília com pessoas independentes, mas com indivíduos que se agrupam por um bem maior e que podem se conectar para construir uma história e uma narrativa diferente. A nossa capital é uma cidade relativamente nova, e nós queremos ser percursores de um movimento, a gente tem tempo de construir essa Brasília que a gente quer ver”, concluiu Luís.

Sobre o Lab Day

O Lab Day é um evento que ocorre na última terça-feira de cada mês, com temáticas diferentes, de acordo com os principais segmentos e atendidos pelos projetos do Sebrae no DF, em parceria com a Coti Aceleradora, BioTIC e a Brasil Startups.

O objetivo de cada realização é impulsionar o ecossistema de inovação do DF, promovendo a aproximação entre negócios inovadores e empresas tradicionais, com entrega de conteúdos e muito espaço para estreitar relacionamentos e gerar negócios.

A próxima edição do Lab Day será realizada no dia 25 de junho e abordará temática voltada para energia solar fotovoltaica.

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