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Espaço Lady Bikers reúne empreendedoras no Capital Moto Week

Até 27 de julho, empreendedoras apoiadas pelo Sebrae no DF terão oportunidade de expor, divulgar e comercializar produtos e serviços no maior festival de motos da América Latina
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Começou na última quinta-feira, 18 de julho, a mais nova edição do maior festival de motos e rock and roll da América Latina, o Capital Moto Week (CMW). O evento, já consolidado no cenário de eventos do Distrito Federal, atrai milhares de pessoas, e não serve apenas como ponto de encontro para amantes do universo sob duas rodas e da música, mas também impulsiona e fortalece negócios de diferentes segmentos. Em consonância com essa proposta, o Sebrae no DF apoia a realização do festival e marca presença com o espaço Lady Bikers, concebido com o objetivo de impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres.

Nesta edição do festival, o espaço está sendo ocupado por um total de 13 empreendimentos apoiados pela instituição, apresentando uma variedade de produtos que vão desde maquiagem e bijuterias até estúdios de tatuagem, roupas para todos os estilos e até mesmo serviços de beleza e estética. Além disso, o Lady Bikers, situado na avenida principal do local de realização CMW é palco para promover diversão, inclusão, moda, mobilidade em duas rodas e muita música, com shows de artistas locais, desfiles e performances.

Foto: Matheus De Paula | Focus Produção de Imagem

Em visita ao espaço, a diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, falou sobre a importância do apoio da instituição às pequenas empreendedoras. Ela destacou a participação no Capital Moto Week como uma oportunidade para as mulheres demonstrarem seu potencial e alcançarem maior visibilidade para seus produtos, serviços e uma vida mais digna e justa.

“O Sebrae tem como foco promover cada vez mais o empreendedorismo feminino. Realizamos um grande movimento neste ano, recebendo propostas para fortalecer as políticas públicas e melhorar o ambiente para as empreendedoras do DF. Agora, ao incluir mulheres neste importante evento, continuamos a nossa missão de fomentar o empreendedorismo feminino em nossa cidade. No cenário do DF, as mulheres estão progressivamente demonstrando seu potencial, buscando por independência financeira, uma vida com mais dignidade e, claro, contribuindo de maneira sólida com a economia local”, afirmou Diná.

A dirigente, no entanto, lembra que ainda há diversos avanços a serem alcançados. As mulheres enfrentam preconceito, discriminação e a sobrecarga da dupla jornada, já que precisam conciliar suas responsabilidades pessoais com as profissionais ao longo de suas jornadas empreendedoras.

À frente do projeto de empreendedorismo feminino da instituição, Christiane Galvão, reforça a importância das ações do Sebrae no DF para o desenvolvimento das mulheres empreendedoras da capital.

“Uma grande parcela das mulheres em todo o mundo empreende e o Sebrae acompanha de perto todo esse movimento, com uma atuação forte, desenvolvendo ações transversais. O empreendedorismo está associado a diversos assuntos e quando falamos de mulheres que empreendem, não pode ser diferente. É um tema que também está relacionado a pautas importantes, que colabora significativamente para o desenvolvimento de regiões. Ao idealizar este espaço, promovemos oportunidades, visibilidade e mais equidade, pois aqui estão mulheres que nunca tiveram a chance de participar de grandes eventos para apresentar seus produtos e serviços e realizar negócios. O que realizamos aqui representa um passo crucial em termos de inclusão, e é motivo de grande orgulho para o Sebrae liderar essa iniciativa”, analisou a gestora do Sebrae no DF.

Foto: Matheus De Paula | Focus Produção de Imagem

Dentro da estrutura montada no festival, o Sebrae destinou um espaço para que grafiteiras e artesãs locais possam expor seus trabalhos, proporcionando uma oportunidade para que o público do evento possa ter contato com mulheres talentosas, que produzem itens e peças exclusivas. As grafiteiras presentes ao espaço, por exemplo, realizam customizações diversas em jaquetas, camisetas e outros produtos.

Conhecida no universo do grafite local por Yla, Camyla Bastos foi uma das mulheres apoiadas pelo Sebrae no DF durante esta edição do festival. Ela conta que se mantém próxima de outra grafiteiras da região por meio de um grupo em um aplicativo de mensagens e que se reúnem para estar participando de eventos semanais de ocorrem em todo o DF. O grupo trabalha com customizações, produção de telas, sketchbooks, chaveiros, adesivos e arte digital, mas nunca esteve presente em nenhuma edição do CMW. “O Sebrae nos presenteou com uma grande oportunidade. Recebemos o apoio para estar aqui e orientações para conseguir dar uma maior visibilidade para o nosso trabalho”, assegurou

Yla lembra, ainda, que a participação do grupo de grafiteiras tem relação com o público atraído pelo evento, tornando-se um fator ainda mais relevante para motivar cada uma das integrantes a participar, compartilhar ideias e conhecimentos sobre arte. Além disso, ela observa que a participação, sobretudo a customização de produtos de diversos, é uma oportunidade para quebrar o paradigma de que grafite é algo que pode ser visto apenas em muros. “Não é apenas uma arte de rua. É uma manifestação que pode estar dentro da casa de qualquer pessoa”, acrescentou.

Figura presente em outras edições do Capital Moto Week, a empreendedora Mariângela Alves, proprietária da Caveiroll, participa desta edição do festival graças ao apoio do Sebrae no DF. Ela produz e comercializa artigos de decoração a partir da temática rock and roll e, assim como em anos anteriores, espera fazer boas vendas durante os dias de evento. “A estrutura aqui está incrível. Estamos bem posicionados dentro, em um lugar movimentado e que certamente ajudará na exposição dos nossos produtos. Trouxe todos os itens do meu catalogo de produtos que tem proximidade com o tema do evento e estou ansiosa para vender e fazer novos contatos”, comentou.

Em sua 21ª edição, a expectativa é que o Capital Moto Week receba mais de 800 mil pessoas entre os dias até o dia 27 de julho, sendo 150 mil turistas de várias regiões do Brasil e do exterior. Boa parte desse importante público irá ao evento sob duas rodas. A expectativa é receber cerca de 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo.