Cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 27 de agosto, marcou a inauguração do mais novo data center do Sebrae no Distrito Federal. A ocasião foi realizada nas instalações da sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e colocou e evidencia o importante compromisso do Sebrae com a excelência tecnológica e a segurança da informação. Diretoras e colaboradores da instituição, juntamente com representantes do Sebrae Nacional, testemunharam o momento, que simboliza não apenas um avanço tecnológico, mas também reforça o papel do Sebrae como um pilar de suporte para os pequenos negócios.
Equipado com as tecnologias mais avançadas do mercado, o novo data center visa melhorar a eficiência dos serviços, aumentar a confiabilidade e oferecer maior proteção dos dados. Com a infraestrutura reforçada, a instituição estará mais apta a atender à crescente demanda por soluções tecnológicas, contribuindo para o fortalecimento das operações do Sebrae no DF.
Com grande orgulho, Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, abriu a cerimônia e destacou a importância do novo data center, que atenderá com eficiência e inovação as micro e pequenas empresas do sistema como um todo. “Vivemos em uma era onde a tecnologia desempenha um papel central na forma como conduzimos os negócios, como nos conectamos com nossos clientes e como promovemos o desenvolvimento econômico. Então, nós, do Sebrae, sempre à frente das tendências, reconhecemos que os dados são os ativos mais preciosos de qualquer organização. A informação é a base para decisões estratégicas, para a inovação e para o crescimento sustentável”, afirmou a dirigente.
“Antes, levávamos 30 dias para conseguir rodar uma consultoria. Agora, conseguimos fazer isso em 30 minutos. Isso é o avanço da tecnologia e resultado de um trabalho bem-feito. Então, temos todos os motivos para investir cada vez mais nesta área porque só temos a ganhar”, pontuou Adélia Bonfim, diretora administrativa e financeira do Sebrae no DF.
A noite especial foi marcada ainda por uma demonstração das capacidades do data center, com esclarecimentos que impressionaram os presentes. Edlaine Gonçalves, gerente de qualidade e tecnologia do Sebrae no DF, explicou que, em caso de desastres como inundações, incêndios, terremotos ou falhas elétricas, o novo data center garantirá a continuidade das operações, minimizando o impacto financeiro e operacional. “A sala segura – como também é chamada a estrutura do novo data center – é um ambiente projetado para atender todo o sistema Sebrae. O backup está aqui, então, se houver alguma interferência no Sebrae Nacional, os dados estarão seguros conosco, e vice-versa. Essa redundância garante que conseguiremos atender nossos clientes sem perder nenhuma informação”, explicou a gerente da instituição.
Outro ponto determinante levado em consideração na idealização da sala segura foi o uso de tecnologia de ponta para assegurar que todos os dados estejam protegidos. Medidas rigorosas de segurança garantem a máxima proteção das informações armazenadas.
“As maiores vítimas de atentados cibernéticos são as micro e pequenas empresas. Somente no ano de 2023, foram 66 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil. De cada dez empresas no país, seis já sofreram algum tipo de ataque neste sentido. É por isso que precisamos investir permanentemente em tecnologia de ponta, e esta parceria com o Sebrae Nacional nos engrandece muito”, comentou Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF.
Margarete Coelho, diretora administrativa e financeira do Sebrae Nacional, comemorou a inauguração da nova estrutura do Sebrae no DF. Ela aproveitou a ocasião para destacar a sustentabilidade ambiental, um resultado que já vem sendo notado na unidade nacional, que tem um novo data center desde 2021. “O gasto de energia com a nossa sala segura era de 35%. Muitas vezes chegava a 40% do consumo energético de todo o prédio. Hoje isso não passa de 6%”, revelou.
Essa economia foi reafirmada por Diego Almeida, gerente de tecnologia e comunicação do Sebrae Nacional, que destacou os três principais benefícios da implantação da sala segura: “Economia, sustentabilidade e, principalmente, governança. E por que governança? Porque hoje conseguimos administrar todo o equipamento em uma única solução”, completou Diego.