O Distrito Federal é um verdadeiro berço de talentos, com jovens que se destacam pela criatividade e determinação. Reconhecendo esse potencial, a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), em parceria com o Sebrae, realiza diversas iniciativas para apoiar essa nova geração. A mais recente delas foi o I Fórum de Projeto de Vida – Construindo Caminhos para o Futuro dos Estudantes com Práticas Inovadoras, realizado na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), na 907 Sul. O evento reuniu cerca de 120 educadores, incluindo professores, gestores e servidores, todos empenhados em moldar um futuro brilhante para os estudantes.
O evento, realizado na quinta-feira, 25 de setembro, teve como objetivo avaliar a implementação do projeto em 2024 e preparar o corpo docente para sua continuidade nas escolas públicas de ensino médio em 2025.
-
A iniciativa dá sequência a uma série de seminários anteriores, mas com um propósito especial: consolidar as práticas que os professores aplicarão no próximo ano letivo. O Projeto de Vida busca incentivar os alunos a refletirem sobre suas metas e propósitos pessoais, profissionais e acadêmicos, promovendo competências socioemocionais como autoconhecimento, gestão de emoções e inteligência interpessoal.
Para Simone Alves, coordenadora do curso Projeto de Vida na EAPE, o fórum representa um marco pedagógico na consolidação da iniciativa. “Eventos como esse nos oferecem a oportunidade de elaborar algo novo e provocar mudanças. Crescemos graças ao trabalho colaborativo. Hoje, tivemos um momento de discussão para preparar nossos docentes para o próximo ano”, explicou. Ela também destacou o apoio do Sebrae no DF durante a atividade.
A coordenadora também falou do apoio do Sebrae para a realização do evento, reconhecendo a importância do trabalho de consultores da instituição para a atualização dos educadores que participam do Projeto de Vida no DF.
Reconhecido por sua atuação na promoção do empreendedorismo, o Sebrae no DF tem sido parceiro do projeto e de outras iniciativas conjuntas com a Secretaria de Educação do DF. A instituição oferece conteúdos que estimulam o espírito empreendedor nos alunos, demonstrando como essas habilidades podem ser aplicadas em diversas áreas.
Para Ana Emília Andrade, coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae no DF, o projeto é uma oportunidade de transformação na educação. “Não podemos falar sobre o empreendedorismo do futuro sem abordar a educação, professores e estudantes. O Sebrae se preocupa em desenvolver competências que transformem o ser humano, permitindo que ele empreenda na cultura, no esporte, na música e em outros negócios. Com o Projeto de Vida, os alunos têm um espaço para expor seus sentimentos e, ao lidarem com eles, tornam-se melhores seres humanos”, analisou.
-
A programação do fórum foi estruturada para promover discussões, reflexões e ações práticas para o próximo ciclo letivo. Fernando Carvalho, analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF, reforçou o papel da entidade no fortalecimento do empreendedorismo nas escolas. “Estamos aqui para contribuir com os professores e mostrar as oportunidades que o empreendedorismo oferece para docentes e alunos”, acrescentou.
Altemar Gonçalves, professor do Centro de Ensino Médio 02 de Sobradinho I, compartilhou sua experiência no fórum e o impacto do Projeto de Vida nas salas de aula. “É um desafio, pois precisamos trabalhar a fundo o Projeto de Vida com nossos alunos. Gradualmente, eles começam a compreender que isso os levará a uma nova visão de vida”, comentou.
“Conforme participamos do curso, vamos ajustando o que funciona. Estamos sempre em busca de novas maneiras de educar por meio desse conceito, criando um ambiente onde os alunos podem refletir sobre o futuro”, complementou a também professora da unidade educacional de Sobradinho, Sabrina Tardin.
Também participaram da realização do fórum Linair Moura Barros Martins, chefe da EAPE; Ana Paula de Oliveira Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas; Luciana de Almeida Lula Ribeiro, diretora de Formação e Pesquisa/EAPE; Leda Ferreira Barros, Gerente de Formação/EAPE; e Viviane Carrijo, Chefe do Núcleo de Formação para as Etapas da Educação Básica (NEEB/EAPE).
-