ASN DF Atualização
Compartilhe

Escola do Núcleo Bandeirante promove feira de empreendedorismo do programa JEPP

Ação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae no DF e busca incentivar estudantes a praticarem o comportamento empreendedor
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Estudantes da Escola Salesiana São Domingos Sávio, localizada no Núcleo Bandeirante, participaram, no sábado, 21 de setembro, da feira de empreendedorismo que marca a conclusão do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa, mobilizou toda a comunidade escolar, sobretudo os alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental a cultivar uma mentalidade e comportamentos empreendedores.

O programa é desenvolvido na instituição de ensino há três anos e conta com a parceria com o Sebrae no Distrito Federal. A instituição atua de forma estratégica, capacitando os professores para que eles sejam agentes multiplicadores mediando os conhecimentos e motivem os alunos a aplicar na prática o que aprenderam em sala. As habilidades incluem a elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, gestão financeira, fabricação de produtos para venda, técnicas de atendimento ao cliente, entre outros aspectos.

A feira do JEPP representa a materialização desse programa, consolidando-se como um espaço onde os alunos têm a chance de apresentar suas próprias empresas. De maneira envolvente e lúdica, eles comercializam produtos e serviços, que vão desde artigos de artesanato e presentes a chocolates e temperos, além de oferecer serviços de alimentação, entretenimento e recreação.

À frente da direção da escola há três anos, Verônica Borba participou ativamente da realização das últimas feiras e celebrou a concretização de mais uma edição, destacando a parceria com o Sebrae no DF e o empenho e dedicação de cada aluno. A dirigente revelou que, desde o início do ano, já era possível notar o entusiasmo nos corredores da instituição de ensino e que o sentimento ficou ainda mais aflorado com a proximidade da realização. “É uma atividade que está na cultura, na agenda da nossa escola. Quando iniciamos o ano letivo, eu caminhava pelos corredores, passava na sala e sempre me perguntavam se iríamos realizar a feira neste ano”, comentou.

Verônica destacou que a realização da feira e o incentivo ao empreendedorismo estão profundamente alinhados aos valores deixados por Dom Bosco, fundador da congregação da qual a escola faz parte. “Ao longo de sua vida, Dom Bosco sempre ensinou profissões aos jovens. Então, quando decidimos implementar a feira, há três anos, damos continuidade ao legado salesiano, que há mais de 200 anos tem a veia empreendedora como característica”, acrescentou.

Consciente do papel que desempenha na comunidade escolar, Verônica se diverte ao compartilhar sua experiência como consumidora dos produtos feitos pelos estudantes. “Já comprei sabão, escalda pés e vários outros itens. Eles (os estudantes) me fazem comprar tudo, e faço isso com muita felicidade, porque são produtos de qualidade”, acrescentou a diretora.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

-

Moradores do Núcleo Bandeirante e pais de duas estudantes da escola salesiana, Wanderson Nogueira Santos e Gisele Saad Ferreira observam no dia a dia as mudanças no comportamento de suas filhas e destacam que o programa transcende o fato de ser uma simples atividade escolar. “A mais velha estuda aqui há 9 anos, e a mais nova há 2. Essa experiência traz às crianças uma compreensão do funcionamento de uma empresa mesmo e a importância de outros aspectos, como a reciclagem. É uma iniciativa extremamente valiosa que impacta a visão sobre consumo e criação. Elas levam para casa informações sobre os produtos, discutem valores e aprendem a diferenciar o que é caro e barato. Na atividade deste ano, elas perceberam que objetos que poderiam ir para o lixo podem ser reutilizados e transformados em algo novo, trazendo uma dimensão cultural e social que é muito relevante hoje em dia”, pontuou Wanderson.

“Isso ajuda as crianças a entenderem o valor do esforço necessário para fazer as coisas”, complementou a esposa, Gisele.

Bastante entusiasmada com a realização da feira, Maria Eduarda Saad, uma das filhas do casal, buscava atrair cada vez mais clientes para o espaço que preparou junto a seus colegas de classe. Os produtos preparados pela turma do 4º ano do Ensino Fundamental foram feitos utilizando materiais recicláveis diversos, despertando o interesse pela economia circular e a preservação do meio ambiente. “No segundo ano a gente vendeu temperos. No terceiros foram brinquedinhos. Este ano a gente aprendeu que nem tudo é lixo. Tem muito material que a gente pode não usar mais e que pode servir para outra pessoa”, disse a pequena estudante.

Com o mesmo entusiasmo, Maria Luísa Alves era outra estudante a tentar atrair os visitantes da feira para o espaço do 4º ano do Ensino Fundamental. Ela, no entanto, estava mais por dentro da produção de sabão líquido e, como se fosse uma profissional de vendas com larga experiência, conduzia negociações diversas, citando o modo de produção e as vantagens do produto. “Já vendemos bastante hoje. Temos vassouras e sabão liquido e em barra. Tudo foi feito com coisa que a gente jogaria no lixo, mas que pode ser utilizado de um outro jeitinho”, completou Maria Luísa.

Em outro ponto da escola, os professores Lucas Coelho e Bruno César acompanhavam de perto o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que prepararam um espaço para a comercialização de doces como maçã do amor e palha italiana, além de utilizarem as emoções presentes no filme Divertidamente para envolver os visitantes da feira.

Os dois educadores participaram das ações do Sebrae no DF no início do ano e vivenciaram com os estudantes o nascimento das ideias e a concretização de cada projeto. “Eles conseguiram se organizar e trabalhar habilidades e também compreender melhor sobre questões econômicas e outros aspectos”, pontuou Lucas.

“Cada um dos estudantes exerceu protagonismo. Estiveram reunidos pensaram nas ideias, em como desenvolver. Como educadores, damos aquele empurrãozinho. Mas é legal e nítido ver a evolução de cada aluno, de cada turma e todo o processo que eles vivenciaram para verem, na prática, as ideias saírem do papel e ganharam vida”, complementou Bruno.

A Escola Salesiana São Domingos Sávio conta, ainda, com turmas do Ensino Médio, que promoveram uma ação inspirada no programa JEPP para envolver os estudantes na realização do evento.

-

-

  • JEPP. Educação Empreendedora. Sebrae no DF