ASN DF
Compartilhe

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino, Sebrae no DF entrega propostas ao presidente da CLDF

Documento com 51 medidas, resultado da primeira edição do Movimente, visa impulsionar políticas públicas voltadas ao empreendedorismo feminino
Por Jamile Rodrigues | ClipClap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, a superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, e o Gerente de Estratégia e Políticas Públicas da entidade, Jorge Adriano Soares, acompanhados de lideranças locais e empresárias, entregaram ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz, um documento oficial contendo 51 propostas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. As medidas foram discutidas durante a primeira edição do Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras, promovido pelo Sebrae no DF, no ano passado e, desde então, a instituição tem realizado uma série de atividades focadas na divulgação destas propostas.

O documento, que já havia sido entregue ao governador Ibaneis Rocha em junho, busca formalizar ações que promovam o empreendedorismo e a igualdade de oportunidades. O governador, na ocasião, anunciou a criação de um decreto para implementar essas medidas. Agora, com a entrega do documento à CLDF, o Sebrae reforça a importância do apoio legislativo para garantir o avanço das políticas públicas.

“A entrega deste documento ao presidente da CLDF é um passo estratégico. Precisamos fortalecer essas ações por meio do envolvimento dos deputados na proposição e revisão de dispositivos legais que influenciam diretamente o ambiente de negócios para as mulheres, e a Câmara Legislativa tem se mostrado grande aliada nessa luta”, destacou Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF. “O empreendedorismo feminino é uma ferramenta poderosa para combater a violência doméstica, e contamos com o apoio dos deputados distritais para fortalecer esse movimento’’, ponderou a superintendente durante a reunião.

A entrega do documento ocorre em um momento em que Brasília avança no cenário empreendedor. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), a capital foi apontada como a quarta cidade mais empreendedora do Brasil em 2022, um salto significativo em relação ao ranking de 2019, onde ocupava a 69ª posição. Já o percentual de empreendedoras na capital do país é de 35%, acima da média nacional, que é de 34,4%.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, reafirmou seu compromisso com a pauta, destacando a importância do projeto que aponta caminhos para a autonomia financeira das mulheres. “É preciso coragem e ousadia para lutarmos contra a violência, e o empreendedorismo feminino pode e deve ser parte fundamental dessa luta. A Câmara já tem políticas voltadas para o combate ao assédio e à violência, e vamos continuar avançando nessa direção. Deixo aqui documentado que não medirei esforços para levar essas propostas aos deputados distritais”, afirmou o parlamentar.

A reunião também contou com a presença de representantes de outras entidades: Walquiria Aires, presidente do Sindvest; Beatriz Guimarães, presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio/DF; Sandra Rodrigues, conselheira do SindAtacadista; Paula Santana, representante do grupo GPS; e Karina Curi, empresária Curinga dos Pneus.

Sobre o Movimente

A primeira edição do Movimente reuniu um grupo de 98 especialistas, empresários e representantes dos três poderes para debater os desafios do empreendedorismo feminino e propor soluções práticas. O resultado foi uma agenda com 51 medidas distribuídas em 11 eixos temáticos, com foco na democratização da educação empreendedora, inclusão de mulheres vulneráveis, combate á violência e abusos e promoção da igualdade de oportunidades e equidade de gêneros.

Essas propostas têm o objetivo de democratizar a educação empreendedora nas escolas, estimular o protagonismo feminino, e criar programas de estímulo e qualificação para mulheres. As ações visam, principalmente, transformar a realidade das mulheres do DF, promovendo sua independência financeira por meio do empreendedorismo.

  • Empreendedorismo feminino
  • Movimente
  • mulheres
  • Mulheres Criativas Quebrando Barreiras
  • Sebrae Mulher
  • Sebrae no DF;