O Sebraelab abriu as portas na noite da última terça-feira, 26 de novembro, para a realização do 11º e último Lab Day de 2024. O evento reuniu influenciadores com atuação na capital federal, foi palco para a apresentação de conteúdos sobre empreendedorismo e serviu, ainda, como uma forma de estreitar a conexão do Sebrae com esse público, permitindo a compreensão de necessidades, a exploração de oportunidades e, sobretudo, proporcionando momentos de networking.
Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, deu início à programação do evento comentando sobre a relevância das redes sociais no mundo contemporâneo. Ela salientou o grande número de pessoas com acesso à internet, mencionando que é raro ver alguém sem um smartphone nas mãos e comentou que os canais digitais, atualmente, assumem um papel significativo na vida das pessoas, influenciando não apenas a disseminação de conteúdos, mas também estimulando decisões, como a compra de mercadorias e a aquisição de serviços.
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“Vocês influenciam não apenas com conteúdos. Vocês possibilitam a geração de negócios em nosso território, mostrando o que temos de bom no DF, o que os pequenos negócios têm a oferecer de melhor, os produtos recentemente lançados no mercado e recomendando o que as pessoas podem usar no dia a dia”, afirmou a dirigente.
Na sequência, o público presente ao evento pôde conhecer detalhes do projeto Influenciador Empreendedor, iniciativa lançada pelo Sebrae no DF em julho, com o objetivo de impulsionar o trabalho dos influenciadores e conectar esses profissionais à instituição. A analista Luiza Callafange, da Gerência de Marketing e Desenvolvimento (GMD) da instituição conduziu a apresentação explicando que foi criada uma plataforma para ofertar capacitação e orientar os influenciadores a se tornarem empreendedores no ambiente digital.
A plataforma reúne materiais de interesse para influenciadores que já tem uma trajetória consolidada, bem como aqueles que estão buscando iniciar um caminho de sucesso nas redes sociais. Na página há modelo de contrato, de proposta comercial, calculadora de job e material de apoio para a construção de media kit, com orientações para auxiliar o influenciador no desenvolvimento do seu próprio material. Também está disponível um guia de conduta e boas práticas, para que o público possa atuar de forma íntegra.
Os conteúdos abordados visam permitir o aumento do engajamento, compreensão do público-alvo, gestão da marca, reputação, investimento e monetização. Além disso, os influenciadores podem ter acesso a informações para cobrar uma remuneração justa, evitar erros comuns entre marcas e influenciadores, entre outros assuntos.
Viviane Borges, analista da Assessoria de Comunicação do Sebrae no DF e gestora do projeto Influenciador Empreendedor, comemorou a realização do Lab Day como parte do projeto. Ela ressaltou que a instituição reconhece os influenciadores como peças importantes para um segmento importante, que é o da economia criativa, sendo, ainda, essenciais para a inovação e expansão de novos negócios.
“Esse segmento precisa de apoio, investimentos e direcionamento, e o Sebrae está atento a isso. O negócio digital é altamente escalável e propenso a grandes desenvolvimentos. Queremos que os influenciadores percebam que estão navegando em um ‘oceano azul’ de oportunidades”, afirmou Viviane.
O segmento de economia criativa abriga, no Distrito Federal, aproximadamente 130 mil agentes criativos atuantes e que movimentou cerca de R$9 bilhões em 2022, segundo estudo da Universidade Católica de Brasília (UCB). Os números fazem do DF a terceira unidade da Federação com maior participação da economia criativa no Produto Interno Bruto (PIB).
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Influenciador e empreendedor
O especialista em marketing e fundador da mLabs, plataforma líder para gestão de mídias sociais no Brasil, usada por mais de 130 mil marcas, Rafael Kiso seguiu apresentando conteúdos durante a noite. Ele abordou as novas dinâmicas que moldam o universo digital e a importância de se destacar em um mercado saturado, provocando reflexões sobre o verdadeiro papel de um influenciador, inspirando os presentes a se especializarem em contar histórias de forma autêntica e significativa.
Kiso destacou que muitos influenciadores ainda operam como generalistas, abordando uma gama variada de temas como moda, beleza e gastronomia, mas ressaltou que o futuro dos canais digitais exige foco e especialização. Ele também compartilhou sua jornada no campo da comunicação, lembrando que, até recentemente, ser considerado um especialista exigia aparições em veículos de mídia tradicionais, como revistas e jornais.
Com o avanço das redes sociais, ele percebeu que construir uma audiência própria era mais eficaz do que depender da exposição em canais tradicionais. “Hoje, tenho quase 800 mil seguidores e, na semana passada, alcancei organicamente mais de dois milhões de pessoas. É sobre criar sua própria audiência”, afirmou,
Ele também abordou a necessidade de contar histórias impactantes e induziu os participantes a refletirem sobre a capacidade de atenção das pessoas, que diminuiu drasticamente ao longo dos anos. “Hoje, a capacidade de atenção humana é de apenas 8 segundos. Em alguns contextos, chega a 1,7 segundos. Isso significa que precisamos não apenas chamar a atenção, mas, sobretudo, reter essa atenção”, concluiu.
Kiso também desafiou os influenciadores a se reinventarem e a pensarem em estratégias que assegurem sua relevância em um mercado em constante evolução.
Em meio ao público presente ao Lab Day estava o criador do perfil De Bobeira Brasília, Everton Nascimento. Ele tem se dedicado a compartilhar novidades das regiões administrativas do DF no Instagram há pouco mais de um ano e reconhece a necessidade de planejamento e capacitação contínua para manter o crescimento e o engajamento em suas redes sociais.
Com a aplicação de conteúdos absorvidos no dia a dia e com o apoio do Sebrae no DF, ele tem conseguido seguir em crescimento. São, atualmente, mais de 147 mil seguidores na rede social mais usada no mundo. “O meu crescimento é apoiado por uma abordagem focada em estratégias orgânicas, mas já estudo a possibilidade de integrar tráfego pago para potencializar ainda mais seus resultados. O Instagram não entrega 100% do conteúdo para todos os seus seguidores, por isso é essencial utilizar tráfego para alcançar um público mais amplo”, explicou Everton.
Além do perfil, Everton está à frente de um outro negócio, a Kriativus, uma agência dedicada a influenciadores e empresários, que nasceu após ele perceber uma lacuna significativa no setor. “Notamos que muitos profissionais das redes sociais estão presos a briefings que podam sua criatividade. Queremos dar liberdade ao influenciador, mantendo a autenticidade, mas oferecendo direcionamento estratégico que realmente faça sentido”, comentou.
Everton enfatizou, ainda, a importância de se manter aberto a novas ideias e experiências, um aspecto que considera fundamental para o crescimento pessoal e profissional. “Sempre devemos estar dispostos a aprender e a nos conectar com novas pessoas. O networking é essencial, não importa o quão bem-sucedido você possa ser. O Sebrae proporciona isso com a realização de eventos e a participação nesse Lab Day foi fantástica para me conectar com uma grande autoridade no assunto que é o meu ganha pão”, afirmou.
À frente da Prosperità, Gizelle Alves da Rosa, foi outra a participar do evento. Ela tem sua atuação dedicada a projetos de marketing de influência, com foco na curadoria de influenciadores que melhor atendem às necessidades de cada cliente. Ao invés de simplesmente vender o trabalho de influenciador, Gizelle desenvolve projetos personalizados que variam entre três e seis meses, permitindo uma avaliação mais precisa dos resultados e da performance dos talentos escolhidos. Além disso, a Prosperità representa influenciadores em ascensão, oferecendo consultoria para ajudar esses novos talentos a se destacarem no mercado de forma eficaz.
O propósito do Lab Day de reunir influenciador foi elogiado pela empreendedora. “Foi uma experiência única, pois é o primeiro evento focado no mercado de marketing de influência, a área que eu mais amo trabalhar. Tenho um casting com palestrantes renomados já há algum tempo, mas ter contato com um influenciador menor, que ainda está entrando no mercado e que precisa de uma orientação adequada, é algo que somente em eventos como esses eu posso encontrar”, pontuou.
“Eu gosto de prestar serviços de consultorias, de compartilhar o meu conhecimento ajudando, auxiliando, na verdade, pessoas talentosas a crescerem como influenciadores da forma correta, precificando da forma correta, aprendendo como postar, como conversar com o público”, acrescentou Gizelle.
Premiação
A realização do Lab Day foi, ainda, ocasião para o lançamento de um edital que irá premiar influenciadores digitais que promoverem a divulgação do Inova 2025, inspirando e falando do Distrito Federal.
O vencedor será premiado com a participação em uma missão técnica em um evento de referência em inovação e empreendedorismo digital.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pelo formulário até o dia 28 de fevereiro de 2025.
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