ASN DF Atualização
Compartilhe

Ação Empresarial atende a empreendedores no Lago Norte

Solução liderada pelo Sebrae apresentou detalhes do programa Prospera
Por Helena Sales | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, o Sebrae no Distrito Federal promoveu na última quarta-feira, 6 de agosto, uma nova atividade no âmbito da Ação Empresarial. A iniciativa é organizada pela instituição juntamente com as administrações regionais para atender Microempreendedores Individuais (MEIs), pequenos empresários e interessados em empreender. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de pequenos negócios na região administrativa, contribuindo para o fortalecimento das comunidades, o crescimento econômico e social, e a competitividade dos empreendimentos.

A palestra apresentada durante a ocasião tratou sobre o Prospera, programa que busca fomentar a geração de renda e o fortalecimento de micro e pequenos empreendimentos em todo o DF. Encampado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa liberou cerca de R$ 5 milhões em microcrédito no primeiro semestre de 2025 para apoiar e impulsionar pequenos negócios nas regiões administrativas. Os recursos, repassados por meio do programa Prospera, beneficiaram 178 empresários, principalmente da zona urbana, que concentrou R$ 4,1 milhões do total.

Foto : Focus Produção de Imagem

Analista da Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) do Sebrae no DF, Ewerton Valois acompanhou a realização da atividade e ressaltou a importância da integração entre órgãos públicos e instituições em prol dos pequenos empreendedores. “Na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, a atuação conjunta do Sebrae e outras instituições têm se refletido em ações concretas. Um desses grandes agentes dessa parceria é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que atua diretamente na operação do Prospera, que tem atendido uma demanda comum dos micro e pequenos empreendedores que é voltada para acesso a crédito”, pontuou.

Todo o conteúdo sobre o programa foi apresentado por consultores credenciados ao Sebrae, que esclareceram os aspectos financeiros essenciais para quem busca capital de giro ou investimentos em expansão.

Para manter a comunidade empreendedora do Lago Norte engajada, o Sebrae e a administração regional darão continuidade à uma programação de atividades, focando em temas estratégicos e atuais. A partir da próxima semana, às terças e quintas-feiras, a sede do órgão sediará palestras sobre Inteligência Artificial, interação com cliente via WhatsApp, obrigações do MEI e emissão de nota fiscal eletrônica. Já em setembro, estão previstas oficinas sobre ChatGPT que mostrará como a ferramenta pode otimizar processos e gerar insights, e eventos sobre marketing digital, gestão financeira e inovação.

Foto : Focus Produção de Imagem

Mirani Corrêa, agente de desenvolvimento territorial responsável pela Sala do Empreendedor do Lago Norte, avaliou de forma positiva a realização da palestra e se diz otimista com o alcance da iniciativa liderada pelo Sebrae nos limites da região administrativa. “Alcançamos uma participação expressiva, inclusive de pessoas que ainda não conheciam o Prospera e aproveitaram a oportunidade para entender como esse programa transforma ideias em negócios sustentáveis. Agora, esperamos seguir mobilizando os empreendedores sobre outras temas, tão relevantes para o sucesso nos negócios quanto o acesso a crédito”, observou ela.

Podem se beneficiar da Ação Empresarial no Lago Norte aqueles que estejam enquadrados nos critérios estabelecidos para MEIs, microempresas e empreendimentos de pequeno porte.

Informações sobre as demais atividades estão disponíveis no site e nos canais oficiais de comunicação da Administração da região administrativa.

  • Sebrae no DF; Ação Empresarial; Lago Norte