ASN DF Atualização
Compartilhe

Sol Nascente/Pôr do Sol celebra a inauguração da Sala do Empreendedor

O espaço foi inaugurado em parceria entre o Sebrae no DF e o GDF, por meio da Administração Regional, e integrou as comemorações do aniversário de criação da região administrativa
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Seis anos após ser oficializada como região administrativa do Distrito Federal, o Sol Nascente/Pôr do Sol celebrou, na última quinta-feira, 14 de agosto, a tão aguardada inauguração da Sala do Empreendedor. O espaço, fruto da parceria entre o Sebrae no DF e o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do projeto Cidade Empreendedora, representa um marco para a região e irá facilitar a abertura, formalização e gestão de micro e pequenos negócios, oferecendo um conjunto de serviços integrados para fomentar o empreendedorismo e o crescimento econômico local.

Ao lado de autoridades do governo, lideranças, empresários locais e moradores, o administrador regional, Cláudio Ferreira, abriu a cerimônia de inauguração do espaço destacando a superação de desafios estruturais e a importância do novo ponto de apoio. “Hoje o Sol Nascente e Pôr do Sol completa seis anos que essa cidade virou uma região administrativa. E estamos aqui realizando o sonho de abrir esse espaço, uma sala que servirá – e muito – àqueles que movem e proporcionam a riqueza de um Estado: os empreendedores”, afirmou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, reforçou, na sequência, o papel da sala como porta de entrada para quem deseja abrir, regularizar e sobretudo expandir as operações de próprio negócio.

“A Sala do Empreendedor é um meio pelo qual o Sebrae, em parceria com o GDF, se faz presente na vida do pequeno empreendedor e daquele cidadão que sonha em ter o seu próprio negócio. É o ambiente, o cidadão vai encontrar desde esclarecimentos iniciais, como abertura e fechamento de empresas, até encaminhamento para consultorias especializadas. Vamos trazer cursos e capacitações sob medida para as demandas que vocês apontarem, mantendo o Sebrae sempre muito próximo da comunidade empreendedora do Sol Nascente/Pôr do Sol”, explicou a dirigente do Sebrae no DF.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Também presente à cerimônia, Dilson Rezende, administrador regional de Ceilândia – região à qual o Sol Nascente/Pôr do Sol pertencia anteriormente –, comentou sobre o dinamismo e as facilidades proporcionadas pela Sala do Empreendedor. Ele destacou a movimentação do espaço em Ceilândia, que é amplamente procurado por micro e pequenos empreendedores em busca de soluções para seus negócios, o que, consequentemente, gera mais empregos e renda para o Distrito Federal.

A Sala do Empreendedor foi instalada na sede da Administração Regional. No espaço, os empreendedores locais e aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio poderão acessar serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Os atendimentos no espaço serão realizados por meio de um Agente de Desenvolvimento Territorial (ADT), profissional capacitado pelo Sebrae no DF para ouvir e sanar as necessidades do empreendedor local e estabelecer a conexão junto à instituição responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas e pelo fomento ao empreendedorismo no território brasiliense.

Inicialmente, o horário de funcionamento da Sala do Empreendedor na região será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sobre a região

A região onde se localiza o Sol Nascente/Pôr do Sol era uma área rural até o início dos anos 1990, fazendo parte do Setor P Sul e Setor P Norte. Contudo, foi somente em 2008 que, por meio da sanção da Lei Complementar nº 785, as regiões foram transformadas em Áreas de Regularização de Interesse Social. Desde então, medidas para a melhoria da infraestrutura e uma futura regularização têm sido implementadas. Atualmente, alguns trechos da região já estão regularizados, e a maioria dos demais encontra-se em processo de regularização.

Em 2010, com mais de 78 mil habitantes, o local já era considerado uma das maiores ocupações irregulares do país, superando a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de habitantes.

  • Empreendedorismo
  • Sala do Empreendedor
  • Sebrae no DF;
  • Sol Nascente/Pôr do Sol