ASN DF
Compartilhe

Oitava edição do Lab Day destaca importância da inovação e gestão no setor de alimentação no DF

Evento reuniu empresários do setor gastronômico e apresentou soluções práticas para otimizar processos, fortalecer a gestão e conectar empreendedores a fornecedores e parceiros estratégicos
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Distrito Federal consolidou-se como o terceiro maior polo gastronômico do país, reunindo mais de 10 mil bares e restaurantes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/DF), apresentados no último ano. Esse cenário vibrante, mas também desafiador, foi o pano de fundo da oitava edição do Lab Day, realizada no dia 26 de agosto, no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). O encontro, que acontece mensalmente, com temáticas diferentes, reuniu micro e pequenos empresários, além de CEOs de empresas ligadas ao setor de gastronomia, com o objetivo de discutir soluções para otimizar rotinas, profissionalizar a gestão e promover conexões estratégicas.

A abertura do encontro contou com a participação da diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, que destacou sua própria experiência como empreendedora há alguns anos. “Eu conheço bem os desafios de quem trabalha nesse segmento, porque já tive cafeteria por 10 anos. Sei o que é lidar com fornecedores, calcular preço, armazenar corretamente, atender bem para que o cliente volte e enfrentar os altos custos de energia, insumos e tributos. Tudo isso exige muito do empreendedor’’, compartilhou Diná.

Foto: Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

A diretora ainda ponderou que o Sebrae existe para apoiar empreendedores em cada uma dessas etapas. ‘‘Temos consultorias, cursos e ferramentas para ajudar desde a divulgação do negócio nas redes sociais até o cálculo da mercadoria. Inclusive, oferecemos mais de dez cursos gratuitos na nossa plataforma online, que permitem montar trilhas de conhecimento para melhorar a gestão da empresa”, disse.

O tema central desta edição foi focado em gestão eficiente. E contou com a palestra “Do caos à autogestão: como criar processos que funcionam”, conduzida por Vinícius Telles, CEO do Grupo Caju, responsável por marcas como o Caminito Parrilla, o Boteco Caju Limão e o Nazo Japanese Food. Ele mostrou como mudanças aparentemente simples de gestão podem gerar impactos significativos tanto no caixa da empresa quanto na motivação da equipe.

“Se os funcionários se dedicam ao nosso estabelecimento, temos que pensar em métricas para remunerá-los da melhor forma possível. Ou seja, com pequenas mudanças conseguimos aumentar a receita, melhorar o atendimento e valorizar a equipe. Esse é o tipo de mudança que parece simples, mas faz toda a diferença”, explicou Vinícius.

Foto: Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Ele ainda apresentou cinco passos fundamentais para que os empreendedores consigam organizar processos e reduzir a dependência da presença constante do dono no negócio. “Você cresce quando tem tempo para pensar em expansão, tempo para networking, conversar com outros empresários, organizar o financeiro, melhorar o marketing, quando decide sair do balcão e transformar seu negócio”, completou.

Entre os expositores, a DropSusten Shop Sustentável chamou atenção com sua proposta de shopping físico dedicado a produtos inovadores com impacto ambiental positivo. Sandra Uga, curadora da marca e mãe da desenvolvedora da proposta, destacou a importância do contato direto com os itens sustentáveis. “Estar aqui no Lab Day é muito significativo para nós, porque conseguimos mostrar na prática como materiais reciclados e reaproveitados podem fazer parte também da rotina da gastronomia. Desde embalagens até utensílios, tudo o que expomos aqui traz uma pegada sustentável. Nosso objetivo é inspirar empresários a incorporarem esse tipo de produto em seus negócios, agregando valor e responsabilidade ambiental às operações”, afirmou.

Já a Agille, empresa de tecnologia com foco em soluções para o setor de alimentação, apresentou seu histórico de expansão e inovação. O CEO Daniel Roriz contou que a marca nasceu com foco em emissão de notas fiscais e evoluiu para automação com destaque nacional. “Hoje trabalhamos com automação para restaurantes em todo o Brasil, muito por causa do Jimmy Robô e dos totens de autoatendimento. Temos, em média, mil clientes ativos e recorrentes. Agora estamos implantando inteligência artificial nos nossos produtos e nossa meta é dobrar de tamanho até 2026, atendendo também fora do DF”, ponderou.

A gestora do projeto Brasília Destino Gastronômico, Letícia Garcia, reforçou o caráter estratégico do Lab Day como ambiente de interação. “Pensamos este espaço como um ambiente descontraído, que permitisse não apenas aprendizado, mas também networking. Outro ponto fundamental é a presença das empresas que estão expondo aqui hoje, todas ligadas ao universo da gastronomia: desde materiais descartáveis até vinhos, queijos, plataformas de otimização de pedidos e soluções com inteligência artificial para combater o desperdício de alimentos”, finalizou.

Foto: Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Além da DropSusten e da Agille, participaram como expositores empresas como Cota Web, Alimu, Wynk Soluções Digitais, Gulahub, Pissolatti Vinhos, Doubly Gastronomia em Guias Digitais e Feira casa.

-

  • Alimentação Fora do Lar
  • Brasília Destino Gastronômico
  • Gastronomia
  • Lab Day
  • Sebrae no DF Grupo Caju