ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae participa das celebrações do 37º aniversário da Eape apoiando seminário que fortalece a formação de educadores

Realização apresentou uma programação diversificada, com palestras, oficinas, roda de conversa e debates
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Profissionais da rede pública de ensino da capital federal estiveram reunidos nos dias 27 e 28 de agosto para a realização do Seminário de Formação Continuada e celebração dos 37 anos da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Como forma de celebrar a ocasião, a instituição, sediada na 907 Sul, promoveu uma nova edição do Seminário de Formação Continuada, evento que contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal e apresentou uma programação diversificada, com palestras, oficinas, roda de conversa e debates.

A chefe da Eape, Linair Moura Barros Martins, abriu a programação do seminário com um discurso de celebração pelo aniversário da instituição. Ela destacou a importância da Eape na formação de profissionais da educação e seu papel na melhoria da qualidade do ensino público do Distrito Federal. “São 37 anos de uma história que inspira e motiva. Estamos aqui para continuar trilhando esse caminho, com coragem e compromisso, rumo a um futuro ainda mais promissor para a educação”, afirmou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Linair ressaltou que a Eape se consolidou como um instrumento fundamental para o avanço da educação, oferecendo metodologias e perspectivas que fortalecem o cotidiano escolar e também abordou os desafios contemporâneos da educação, como o avanço tecnológico e as transformações sociais. Ela ainda convidou os presentes a refletir sobre o futuro da educação local.

A subsecretária de Educação Básica do Distrito Federal, Iêdes Braga, também destacou, na sequência da cerimônia de abertura do seminário, a importância da Eape para a formação continuada de profissionais da educação. Ela expressou gratidão pelo trabalho realizado ao longo de quase quatro décadas, reconhecendo a unidade-escola como um espaço estratégico para a produção de conhecimento e o fortalecimento da educação pública.

Iêdes ainda aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da Secretaria de Educação em investir em políticas que promovam a transformação e a melhoria da educação pública. “Estamos aqui para renovar nosso compromisso com a educação do Distrito Federal, garantindo que as políticas educacionais sejam cada vez mais efetivas e inclusivas”, disse.

Foto: Focus Produção de Imagem

A chefe da Secretaria de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também enalteceu a trajetória da instituição e destacou seu papel fundamental na formação de educadores e na promoção de políticas públicas de excelência. Ela ressaltou a relevância da Eape não apenas para a rede pública de ensino, mas também para visitantes e parceiros que reconhecem a excelência de suas ações.

Hélvia ainda celebrou a parceria com o Sebrae no DF, mencionando o papel da instituição na promoção de iniciativas educacionais. “O Sebrae tem sido um grande parceiro da educação, e juntos estamos trilhando um caminho de fortalecimento das nossas escolas”, afirmou a chefe da pasta de educação do DF.

Foto: Focus Produção de Imagem

O Sebrae no Distrito Federal mantém uma parceria estratégica com a Eape, apoiando a qualificação permanente dos educadores da rede pública. A colaboração, que já vem rendendo frutos, promove práticas formativas voltadas à equidade, inovação pedagógica e desenvolvimento humano, alinhadas aos princípios da Educação Empreendedora.

Em especial para o seminário que celebrou os 37 anos da unidade-escola, O Sebrae viabilizou a realização de seis oficinas, que abordaram temas como desenvolvimento de competências para atuação no ambiente virtual, tecnologias de inteligência artificial e gamificação, além de design instrucional aplicado à modalidade de Ensino a Distância (EAD).

“Acreditamos que a educação empreendedora é essenci

Foto: Focus Produção de Imagem

al para preparar os estudantes para os desafios do futuro. Com a parceria com a Secretaria de Estado de Educação, em especial com a Eape, estamos construindo um legado de transformação e protagonismo. A formação continuada dos educadores é o cerne dessa parceria. Queremos que eles levem para a sala de aula práticas diferenciadas, que engajem os alunos e os preparem para serem protagonistas de suas próprias histórias”, observou a coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Ana Emília de Andrade.

Além das oficinas, o Sebrae ofereceu à Eape apoio técnico na construção da programação geral do seminário, sobretudo para uma palestra acerca dos desafios e perspectivas da formação continuada, além de uma mesa redonda que debateu parcerias e competências para o desenvolvimento docente.

Foto: Focus Produção de Imagem

“O Seminário e as celebrações dos 37 anos da Eape reafirmaram a importância da parceria entre a Secretaria de Educação e o Sebrae no fortalecimento da rede pública de ensino. Com inovação, diálogo e compromisso, as instituições seguem unidas para impulsionar a formação de educadores e preparar as novas gerações para os desafios de um mundo em constante transformação”, acrescentou Ana Emília.

Os dois momentos da programação contaram com a participação da professora e pesquisadora Patrícia Cristina de Almeida, da Fundação Carlos Chagas (FCC). Ela ressaltou que a formação continuada deve ser vista como parte essencial do desenvolvimento profissional dos educadores, destacando que a formação inicial nunca é suficiente para preparar o professor, uma vez que o aprendizado ocorre ao longo da vida. Ela ainda enfatizou que ações de formação continuada, como as ofertadas pela Eape, são fundamentais para o aprendizado da docência e para os processos colaborativos profissionais.

Foto: Focus Produção de Imagem

A pesquisadora também destacou a importância de políticas públicas que considerem os diferentes momentos da carreira docente, com formações específicas tanto para professores iniciantes quanto para os mais experientes. Segundo Patrícia, todo esse processo só faz sentido quando garante a aprendizagem dos estudantes. A formação do professor, segundo ela, deve ter como objetivo final a melhoria da qualidade da educação, de forma que os alunos realmente aprendam e avancem em seus resultados.