ASN DF Atualização
Compartilhe

Experiências do turismo brasiliense ganham destaque no maior evento do setor realizado no Brasil

Empreendedores e artesãos do Distrito Federal, apoiados pelo Sebrae, marcaram presença na edição 2025 do Salão do Turismo, apresentando roteiros, produtos e o que a capital tem de melhor
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Os pavilhões do Distrito Anhembi, em São Paulo, sediaram de 21 a 23 de agosto a nona edição do Salão do Turismo. O evento é considerado a maior vitrine nacional do setor e neste ano apresentou uma programação extensa e diversa a partir do tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”. Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, a realização contou com a presença do Sebrae no Distrito Federal. A instituição apoiou a participação e a projeção de pequenos empresários do turismo local e de artesãos.

O objetivo central do salão é estruturar, qualificar e tornar produtos e serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado, além de fomentar o turismo nacional. Para isso, o evento reúne agências de viagens, companhias aéreas, organizações do setor e representações estaduais/municipais. Expositores das cinco regiões do país apresentaram roteiros que convidam a experiências autênticas, ricas em cultura, gastronomia e conexão com comunidades locais.

O público que passou pelo espaço do Sebrae vivenciou a oportunidade de viajar pelas regiões do Brasil sem sair do lugar, ao acompanhar a apresentação de 70 rotas turísticas que oferecem experiências únicas para os viajantes interessados em se conectar com os destinos em todas as regiões do Brasil. As apresentações das rotas turísticas foram divididas ao longo dos três dias do evento. No primeiro dia, subiram ao palco os empreendedores que oferecem rotas e experiências conectadas com a natureza e sabores locais. Já no segundo dia foram apresentadas as rotas que envolvem cultura, história e diversidade. No terceiro e último dia foi momento para as apresentações das empresas que comercializam rotas com foco em sabores, aventura e cultura.

A turismóloga Bianca D’aya foi uma das empresárias brasiliense a se apresentar no espaço montado pelo Sebrae no salão. Ela está à frente da Me Leva Cerrado, uma agência criada em 2019 com foco na promoção de passeios afroturísticos, culturais, gastronômicos, fotográficos, universitários e pedagógicos. D’aya apresentou ao público do evento o “Brasília Negra”, tour criado para pessoas interessadas em conhecer a história afrodescendente da capital e que conta com visitas a locais como a Praça dos Orixás, Museu Vivo da Memória Candanga, entre outros.

Foto: Divulgação

A Brasília Receptivo, outra empresa local, também utilizou o espaço montado pelo Sebrae no evento para apresentar, de forma interativa, aos demais estados do Brasil, seu rol de passeios personalizados, roteiros exclusivos e o atendimento que oferece aos turistas que exploram o território brasiliense. Entre as experiências destacadas, a agência promoveu a rota das vinícolas e cachaças, destacando a imersão nos sabores, cultura e tradições do Cerrado brasileiro.

Foto: Divulgação

A empresa também marcou presença no Feirão do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), que visa oferecer descontos e condições exclusivas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e passeios turísticos durante a baixa temporada.

O tour “Uma Brasília vista por um outro ângulo”, da Cerrado Experience, também ganhou evidência no espaço do Sebrae. O empresário Thiago Luz detalhou o passeio, que usa uma lancha e percorre a extensão do Lago Paranoá nos fins de tarde, revelando aos participantes da experiência paisagens do Setor de Clubes Sul, mansões do Lago Sul, a Península dos Ministros, a Prainha dos Orixás, as instalações do Clube de Golfe de Brasília e a Ponte JK.

A participação do Sebrae no Distrito Federal no Salão do Turismo, em São Paulo rendeu frutos significativos para os pequenos empresários locais. Laíse Cabral e Nathália Hallack, gestoras dos projetos de turismo da instituição, acompanharam de perto a programação e celebraram a magnitude do evento, que se mostrou um celeiro de oportunidades.

“Apoiar nossos empresários em um evento como o Salão do Turismo é promover conexões valiosas, tanto com as oportunidades do setor público quanto entre os próprios empresários. Muitas parcerias foram seladas ao longo dos dias de evento. Eles (os empresários e artesãos) conseguiram uma visibilidade significativa”, analisou Laíse.

Foto: Divulgação

O Governo do Distrito Federal também esteve presente na realização do evento, colocando o território brasiliense em evidência por meio do estande montado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF). No espaço da pasta onde foram promovidas uma série de ações voltadas à promoção dos atrativos turísticos locais. A iniciativa visou fortalecer a imagem da capital federal junto a players do setor, além de engajar os participantes do evento.

Entre os destaques do ambiente figurou o “Brasília é de Festivais”, iniciativa apoiada pelo Sebrae no DF que visa posicionar a capital como um destino cultural dinâmico e sustentável, valorizando a diversidade de seus festivais. O espaço da Setur/DF também ressaltou o turismo gastronômico da capital, um atrativo consolidado que integra eventos, sabores regionais e o diálogo direto entre chefs e produtores locais.

Artesãs em evidência

O espaço do Sebrae também abrigou artesãs que produzem peças e artefatos carregados de saber e tradição de todas as regiões do país. Duas artesãs do DF marcaram presença no espaço. A mestre artesã Maria Ana da Rocha, criadora do grupo Agulha Mágica, que reúne artesãs do Distrito Federal e do Entorno, foi uma delas.

Com uma trajetória de 25 anos no artesanato, Maria Ana fala com empolgação sobre a participação no evento. “Foi maravilhoso. É sempre muito bom estar em grandes eventos. Costumo participar de vários, mas fazia um tempo que não encontrava uma estrutura tão bem-preparada para nós, artesãos. O Sebrae montou um espaço digno de acolher a todos, maravilhoso. Foi uma estrutura de primeiro mundo”, conta a artesã.

Foto: Sebrae Nacional

Maria Ana levou para São Paulo o produto que mais vende, o pano de prato, mas também apresentou apostou em itens como chaveiros e brincos, além de almofadas e peças de vestuário. Suas criações, que incorporam elementos da fauna e flora do Cerrado como o ipê e a capivara, fizeram sucesso durante o evento. “Vendi tudo que tinha a capivara. Com o fluxo de pessoas visitando o espaço, consegui mostrar o meu trabalho e estabelecer bons contatos que podem se tornar futuros trabalhos” celebrou.

As peças produzidas pela Gambiflora, uma marca de biojoias autorais feitas com sementes nativas de árvores do Cerrado e de outros biomas brasileiros, também atraíram os olhares do público do Salão do Turismo. Com designs exclusivos, as biojoias da marca brasiliense também promovem a valorização da flora nacional e a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, oferecendo um elo entre a natureza e a cultura brasileira.

Foto: Sebrae Nacional

Feel Brasil

A edição 2025 do Salão do Turismo serviu como palco privilegiado para uma nova promoção do Feel Brasil, um projeto nascido da colaboração entre o Sebrae e a Embratur. O objetivo é destacar e integrar destinos estratégicos e icônicos de todo o país, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre o turismo nacional.

O Feel Brasil abrange uma vasta curadoria de 101 experiências singulares, distribuídas por 61 municípios em todas as 27 unidades da Federação. Um de seus grandes diferenciais é o foco na sustentabilidade e na inclusão, com 59% das experiências lideradas por mulheres e mais de 80% contando com equipes inclusivas e um forte compromisso com a sustentabilidade social e ambiental.

Entre as propostas que integram o projeto estão ações com sede no Distrito Federal, como a Experiência Monumental, que convida à imersão no universo enoturístico da Vinícola Brasília, a primeira da capital. O tour de 1h30 inclui visita guiada pela arquitetura local, passeio pelos vinhedos para entender o cultivo da Syrah, detalhada explicação do processo de produção e culmina com uma degustação de quatro rótulos Syrah exclusivos, harmonizados com tábua de frios, pães e azeite.

Outra experiência que integra o projeto é o Yoga com Cabrinhas, que oferece uma prática de yoga em um ambiente rural sereno. A vivência é complementada por um brunch saudável e saboroso, com produtos da Cabríssima Queijaria Artesanal, feitos com leite de cabra.

Para os amantes da cidade e da atividade física, o Bike Tour Brasília proporciona uma forma ativa de explorar a capital, combinando esporte, cultura e história. Em um percurso de cerca de 24 quilômetros e 7 horas de duração, os participantes pedalam por ciclovias e ciclofaixas, descobrindo as obras de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão, e desvendando por que Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O roteiro abrange desde pontos icônicos como a Torre de TV até a Esplanada dos Ministérios, revelando a Brasília Monumental e seus museus a céu aberto.

Por fim, o Feel Brasil apresenta a Dreams Scape: brunch entre lavandas orgânicas, uma experiência sensorial oferecida pelo Alecrim Dreams, que convida à conexão com a natureza e ao bem-estar em um cenário de tranquilidade no Cerrado.

Saiba mais sobre as experiência no site oficial da iniciativa.

-