As novas instalações da Casa do Candango, que abrigam os cenários da 33ª edição da CASACOR Brasília, receberam na última sexta-feira, 26 de setembro, o mais recente evento realizado pelo Sebrae no Distrito Federal em colaboração com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam). A iniciativa foi promovida com o objetivo de conectar profissionais de arquitetura e design da capital federal a donos de empreendimentos do setor moveleiro e assim estimular a geração de novos negócios e o surgimento de novas parcerias.
A ideia de promover o evento surgiu da necessidade identificada pelas gestoras do projeto de casa e construção do Sebrae no DF, em conversas cotidianas com empresários, arquitetos e designers que participaram de duas recentes iniciativas lideradas pela instituição: o Materializa Movelaria e o Materializa Arquitetura e Design.
A solução para o setor moveleiro é uma iniciativa criada em 2023, que tem como propósito capacitar e melhorar a qualidade da indústria moveleira, aumentando consideravelmente a produtividade dos empreendimentos participantes. Com o sucesso da atividade, o Sebrae formatou, no ano passado, uma solução similar para atender profissionais de arquitetura e design, apoiando o desenvolvimento do setor.
“Nós percebemos nas conversas de feedbacks que tínhamos com os empresários que já participaram do Programa Materializa a necessidade de criar uma conexão entre esses setores. Essa ação, portanto, entra como uma oportunidade de ampliação de mercado, que vem da missão do Sebrae de fazer com que potenciais clientes e potenciais parceiros se unam e possam gerar negócios”, explicou Gabriela Ribeiro, analista da Gerência de Negócios em Rede (GENER) e gestora do projeto de arquitetura e design do Sebrae no DF.

Ao todo, representantes de sete empresas do setor moveleiro e cerca de quarenta arquitetos e designers participaram da ação. A dinâmica incluiu uma breve apresentação de até cinco minutos por parte das empresas fabricantes de móveis. Ao fim desse momento, os ambientes da CASACOR Brasília testemunharam a aproximação entre todos os participantes. O momento serviu para que arquitetos e designers pudessem falar de suas atuações e tirar duvidas com os empresários do setor moveleiro.
“Essa é uma ação que possui um caráter estratégico. As indústrias moveleiras têm sua atuação associada ao trabalho de arquitetos e designers, que são os responsáveis por especificar os detalhes dos mobiliários. Portanto, são setores que se complementam e precisam de mais proximidade. Ainda é uma primeira realização envolvendo esses atores e que precisa ser amadurecida. Nós, do Sebrae, dedicaremos atenção à coleta de feedbacks de cada participante, visando aprimorar continuamente as ações futuras. Acredito que, para o próximo encontro, teremos a capacidade de atrair um número ainda maior de empresas”, analisou a também analista da Gerência de Negócios em Rede e gestora do projeto de movelaria do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira.
Empresária com 15 anos de atuação no setor moveleiro e à frente da presidência do Sindimam, Rosana Aguiar destacou a importância da colaboração mantida entre o sindicato e a organização de apoio aos pequenos negócios no DF. “O Sebrae é uma instituição sem a qual o trabalho do sindicato seria muito mais difícil. Essa parceria se concretiza em ações que beneficiam diretamente as empresas, abrindo novas oportunidades e incentivando a inovação, aspectos vitais para a modernização das indústrias”, ressaltou ela.

Como ponto alto da relação nutrida entre as organizações, a dirigente possui uma extensa lista de eventos e iniciativas, mas reconheceu que a oportunidade de criar e estabelecer conexões entre indústrias de móveis, arquitetos e designers carrega uma singularidade. “Muitos arquitetos ainda não conhecem o potencial da indústria moveleira do Distrito Federal. Com a aproximação desses setores, será estabelecida uma ligação forte que culminará na geração de negócios e em parcerias que certamente serão de sucesso. Na minha empresa, por exemplo, 80% dos contratos fechados são resultados de parcerias que tenho com outros profissionais”, acrescentou.
Entre os participantes da ação estava o empresário Ulisses Perez, proprietário e fundador da Light Haus, empresa com raízes em Uberaba, Minas Gerais, mas que há 20 anos atende às exigências do perfil refinado do público brasiliense. A indústria está sediada na Samambaia, próximo à BR 060, e conta com a tecnologia necessária para produzir peças de qualidade e também valorizar o trabalho artesanal. “Gostamos de dar um toque de exclusividade ao que produzimos”, observou Ulisses.

O empresário se preparou para fazer uma boa apresentação durante a realização do evento, com destaque para os pontos fortes da história da Light Haus, maquinário moderno e prazos de entrega. Ele saiu do local com a esperança de continuar mantendo contatos para firmar futuras parcerias. “O arquiteto, o designer de interiores atuam como formadores de opinião. São eles que trazem o cliente para nós. E reunir esse público todo aqui na CASACOR foi mais uma iniciativa perfeita. O Sebrae sabe bem como construir um elo forte entre setores e as gestoras acertaram bastante na concepção desse evento. Brasília segue em crescimento e oferece muitas oportunidades para a indústria moveleira”, avaliou.
Arquiteta e empresária no setor de casa e construção do DF há pelo menos cinco anos, Viviane Ramos também ressaltou a iniciativa do Sebrae como fundamental para o mercado local. Segundo ela, a oportunidade não tende só a beneficiar o cliente, já que os arquitetos poderão apresentar mais alternativas para os interessados em móveis planejados, mas também fomenta o mercado no Distrito Federal, apoiando o crescimento de toda a cadeia produtiva.
“É uma ação importante para nós, arquitetos, que atuamos como especificadores. Quanto mais empresas moveleiras conhecemos, maior fica o nosso leque de alternativas que podem ser repassadas ao cliente. É um momento para conexões, uma lacuna que o Sebrae percebeu e agiu para preencher. Essa parceria, essa atenção que o Sebrae tem tido com arquitetos e designers, é um caminho que fortalece a profissionalização do nosso mercado”, afirmou a arquiteta, que está à frente da Viviane Ramos Arquitetura e Interiores e atua principalmente em projetos de reforma de interiores, mas também possui experiência nas áreas de saúde e escritórios corporativos.
-

