Na última quinta-feira, 16 de outubro, o Sebraelab, espaço instalado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), recebeu a visita de um grupo de estudantes do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Acompanhados por docentes dos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA), Administração e Economia, eles foram apresentados a produtos e soluções oferecidos pelo Sebrae no Distrito Federal, além de acompanharem apresentações sobre as mais recentes atualizações nas áreas de tecnologia e inovação.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura do Sebraelab. O espaço, aberto em 2018 com o propósito de estimular a criatividade e a inovação, foi apresentado em uma visita guiada pela gestora do Projeto Setorial TIC/Games do Sebrae no DF, Cláudia Bonifácio, que realizou uma breve apresentação aos estudantes, reforçando a importância do local como ambiente de apoio ao empreendedorismo e inovação, disponível gratuitamente para coworking, realização de eventos sobre diversos temas, salas para reuniões, entre outras atividades.

A programação da visita continuou com uma visita à sede da Br. Ino, Startup criada em Brasília com o objetivo de apoiar escolas e educadores na preparação de aulas mais tecnológicas, criativas e envolventes. Atualmente, os idealizadores do empreendimento concentram suas ações em escolas das redes pública e privada, implementando iniciativas que vão desde a montagem de espaços maker e o fornecimento de materiais tecnológicos até a capacitação de professores e o incentivo à participação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Robótica.
No espaço, os estudantes assistiram a uma apresentação sobre inovação em robótica e automação, conduzida por Victor Pacheco, CEO da startup. O empreendedor refletiu sobre como a Inteligência Artificial está revolucionando o mercado de trabalho, destacando a importância de treiná-la corretamente para que apresente soluções eficazes e seguras. Durante sua apresentação, foram demonstradas duas ferramentas recentemente lançadas pela empresa Google, que exemplificam o uso prático da IA como aliada na automação de processos e na inovação tecnológica.

Uma outra apresentação sobre políticas nacionais para a área de ciência e tecnologia também foi feita aos estudantes. O momento foi conduzido pelo professor Bruno Miranda, coordenador do curso de Ciência de Dados do Ibmec, e abordou a transformação digital no Brasil, tratada como um fenômeno global que vem impactando profundamente a economia e a sociedade. O docente também apresentou dados e análises sobre os desafios enfrentados pelo governo federal na difusão do uso da IA, salientando a necessidade de buscar caminhos alternativos de cooperação entre governo e setor privado.
Encerrando a programação da visita, a especialista em licitações e CEO da Digital Startups Inovação e Consultoria, Érica Alessandra apresentou uma breve palestra aos estudantes sobre como construir uma carreira de sucesso Faça Sucesso na era da Inteligência Artificial. Ela compartilhou sua trajetória profissional, abordou aspectos legais e a regulamentação do uso da IA no Brasil, além de mostrar como os profissionais podem utilizar essa tecnologia de forma estratégica no mercado de trabalho.

Ao fim da visita, Claudia Bonifácio comentou sobre o propósito da visita de aproximar o ambiente acadêmico do ecossistema de inovação, promovendo a troca de conhecimento, o estímulo ao pensamento empreendedor e a preparação de jovens talentos para os desafios e oportunidades do mundo digital.
“Essa visita faz parte das ações do Projeto Setorial TIC/Games, que busca estar junto das instituições de ensino superior e incentivar a profissionalização dos estudantes das áreas de tecnologia. Nosso objetivo é mostrar na prática o que significa ser empreendedor, despertar o interesse em criar soluções e negócios inovadores e ampliar a visão dos jovens, mostrando que há muitas possibilidades além do concurso público como caminho profissional”, afirmou Cláudia.
O professor Bruno Miranda também destacou a importância da iniciativa para aproximar os estudantes do mundo real da inovação. “Atividades como esta são fundamentais para nós, da academia. Elas ajudam a empolgar os estudantes, tirar um pouco da rotina da sala de aula e mostrar, na prática, como tudo aquilo que ensinamos nos manuais e na teoria realmente acontece. A conexão entre inovação e tecnologia precisa ser vivenciada, e eventos como esse são essenciais para isso”, completou o docente.
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