ASN DF Atualização
Compartilhe

Capacitação do Sebrae orienta empreendedores interessados em iniciar operações no mercado internacional

Atividade esteve voltada para quem atua no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Por José Maciel | Clipo Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Entre os dias 27 e 31 de outubro, empreendedores do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos participaram de uma capacitação promovida no âmbito do Programa Sebrae Exporta Brasília. A atividade contou com uma programação extensa e foi realizada no Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e na sede do Sebrae no Distrito Federal, situada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), com o objetivo de oferecer orientações detalhadas e estimular os participantes a expandir suas operações para o mercado internacional.

O programa é uma estratégia promovida pelo Sebrae no Distrito Federal com o objetivo de apoiar os donos de micro e pequenos empreendimentos na preparação para exportar seus produtos e serviços, capacitando-as para atuar no mercado internacional. A iniciativa oferece diagnósticos, consultorias e treinamentos voltados para aumentar a competitividade e facilitar a expansão dos negócios no exterior.

Ao longo dos cinco dias, um encontro de empreendedores ofereceu uma imersão completa nos principais aspectos da exportação. No primeiro dia, os participantes puderam compreender as diferenças fundamentais entre mercados domésticos e externos, além de serem guiados pelas etapas do processo exportador, desde a prospecção de clientes até o pós-venda.

Foto: Focus Produção de Imagem

No dia seguinte, o foco se voltou à preparação interna das empresas para o mercado internacional. Temas como adaptação de produtos, requisitos de rotulagem e embalagem, e formação de preços de exportação foram abordados em profundidade. Já no terceiro encontro, o destaque foi para a inteligência comercial e a escolha do mercado-alvo ideal. Os participantes tiveram acesso a ferramentas gratuitas de pesquisa e métodos de análise de demanda e concorrência, o que os auxiliou a definir seus mercados prioritários e iniciar o desenvolvimento de um plano de exportação.

O quarto encontro se concentrou na promoção comercial e nos principais canais de internacionalização. Os participantes aprenderam a construir propostas de valor internacionais e elaborar materiais promocionais eficazes. Houve, ainda, a apresentação a explicação sobre uma missão técnica que o Sebrae no DF irá promover para a cidade de Bolonha, na Itália, onde ocorre a Cosmoprof, uma das principais vitrines globais para o setor de cosméticos e higiene pessoal.

Foto: Focus Produção de Imagem

A capacitação foi concluída com um módulo sobre preparação para a ação de acesso a mercados internacionais. Os empreendedores aprenderam a apresentar seus produtos a compradores estrangeiros, os princípios da etiqueta comercial global, a estruturação de propostas comerciais e estratégias de entrada com menor risco, incluindo o cálculo de preço para propostas internacionais.

Lilian Rosa, gestora do Programa Sebrae Exporta Brasília, comemorou o envolvimento dos empreendedores na capacitação e ressaltou a importância do preparo para os interessados em acessar mercados internacionais. Segundo ela, a mera facilitação do acesso a oportunidades internacionais, como a participação em feiras e rodadas de negócios, não é suficiente se os empreendedores não estiverem devidamente preparados.

“Não adianta a gente facilitar o acesso e a participação em feiras, em rodadas de negócios, se eles não estiverem com o produto preparado, se eles não souberem precificar, porque o preço para vender no mercado interno é diferente do mercado externo. Então, quem tem a intenção de exportar precisa conhecer ferramentas para inteligência de mercado, para entender como é a demanda pelo produto deles no exterior, a análise de concorrência, e como construir uma proposta de valor internacional para o produto deles”, pontuou.

Foto: Focus Produção de Imagem

À frente da marca brasiliense de cosméticos profissionais para cabelo Levora Professional, Hendryws Gebrim de Oliveira foi um dos empreendedores a participar da capacitação oferecida pelo Sebrae no DF. “Já tinha atuado como vendedor, depois me tornei representante e por fim distribuidor. Após toda essa experiência, surgiu o sonho de ter minha própria marca, e, com a oportunidade de me aperfeiçoar na parte de gestão, ousei em montar a Levora Professional”, contou.

A marca tem pouco mais de um ano de operação e tem conquistado uma parcela exigente do público não apenas no território brasiliense, mas em outras unidades da federação. O sucesso em tão pouco tempo permitiu ao empreendedor vislumbrar voos maiores e iniciar o preparo para, futuramente, exportar parte de sua produção para mercados internacionais.

“Participar desse momento junto ao Sebrae serviu para que eu pudesse entender a complexidade do processo de exportação, fornecendo um ‘norte’ sobre por onde começar e a necessidade de preparação em áreas como expedição e estoque. Tinha uma previsão para iniciar as operações internacionais o quanto antes, mas com tudo o que absorvi aqui, preciso ter calma, dar um passo de cada vez e fazer cada detalhe com segurança. Acredito que daqui a um ano será possível ter meus produtos em outros mercados”, complementou Hendryws.

  • Empreendedorismo
  • Exportação
  • Mercados Internacionais
  • Sebrae no DF;