ASN DF
Compartilhe

Programa Prepara Gastronomia capacita empresários do DF e fortalece gestão de negócios no setor de alimentação

Iniciativa do Sebrae voltada ao fortalecimento da gestão em negócios de alimentação capacitou dez empresas do DF em finanças, vendas e processos
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

No dia 30 de outubro, o Sebrae no Distrito Federal realizou o encontro de encerramento do Prepara Gastronomia, um programa voltado à capacitação de empreendedores do setor de alimentação fora do lar. O evento, realizado no restaurante Pretensiosamente Modesto, no Lago Norte, marcou o fim da edição piloto do projeto no DF – que teve início em junho e acompanhou dez empresas locais ao longo de quase cinco meses de atividades.

Idealizado originalmente pelo Sebrae Minas, o programa foi nacionalizado pelo Sebrae Nacional em 2025 e chegou ao Distrito Federal com foco em impulsionar a gestão, a rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios gastronômicos.

“A estrutura do projeto contempla um workshop de abertura, 12 horas de consultorias divididas em quatro encontros – um sobre vendas, dois sobre finanças e um sobre processos – e um encontro de encerramento”, explicou Letícia Garcia, gestora do projeto de gastronomia do Sebrae no DF.

Segundo ela, a proposta do programa é unir teoria e prática, com foco em resultados rápidos e aplicáveis. “Nesta edição piloto, dez empresas foram selecionadas por meio de edital e aderiram voluntariamente à iniciativa. Durante quase cinco meses, essas empresas receberam apoio técnico”, contou Letícia.

Foto: Divulgação

Mesmo após o encerramento oficial, os empresários continuam recebendo acompanhamento. “As consultoras ainda mantêm contato com os empreendedores, acompanhando as tarefas finais, e o suporte do Sebrae continua com outras soluções, como consultorias individuais, missões técnicas e, em 2026, também com assessoria de negócios”, completou.

O evento de encerramento, realizado no restaurante Pretensiosamente Modesto, reuniu participantes, consultores e representantes do Sebrae DF e Nacional para um momento de troca de experiências. O restaurante, conhecido por sua cozinha de fusão e pela proposta de hospitalidade autêntica, é comandado pela chef Nayhara Branquinho e por Raphael Franco, que também participaram do programa.

“Nós tivemos a honra de participar da primeira edição de uma iniciativa que trouxe grandes aprendizados e reflexões. O Modesto reflete muito da nossa essência: uma cozinha viva, que explora novos sabores e experiências reais à mesa. Participar do Prepara foi um desafio e, ao mesmo tempo, um marco importante na nossa trajetória”, contou Raphael.

Ele relata que, apesar de já ter passado por outras consultorias anteriormente, o Prepara Gastronomia trouxe uma abordagem mais prática e transformadora.

“Com o trabalho de consultoria, esse receio logo deu lugar à confiança. Não é uma consultoria que te prende, mas que te ensina, te desperta e te capacita para agir de forma autônoma. Mesmo com o Modesto já estruturado em vários aspectos, o programa nos fez olhar de novo para os processos, identificar pontos de melhoria e fortalecer ainda mais nossa gestão”.

Durante o encerramento, o restaurante também recebeu os participantes para um jantar comemorativo, simbolizando o encerramento do ciclo e o início de novas conexões entre os empresários.

“Pudemos compartilhar um pouco do que acreditamos sobre hospitalidade, autenticidade e o poder de empreender com propósito. Para nós, o Prepara Gastronomia foi um presente – um programa consciente, com uma visão pé no chão e que traz de volta algo essencial ao mercado: o bom senso”, completou Raphael.

Entre os dez negócios selecionados, estava também o Sushi Debu, localizado em Águas Claras e comandado por Hebert Rosa de Paulo e Cristiano Cardoso, que destacam a importância das consultorias e o impacto direto no desempenho do restaurante.

“Foram três meses intensos de muito aprendizado e evolução, em que focamos em fortalecer ainda mais o nosso negócio. A consultoria nos ajudou a identificar pontos de melhoria em diversas áreas, como marketing, controles internos, ações voltadas ao delivery, atendimento ao cliente e análise financeira. Com as orientações que recebemos, já começamos a colher resultados concretos e seguimos aplicando tudo o que aprendemos”, afirmou Hebert.

Ele destacou ainda o papel do Sebrae como parceiro de longo prazo no desenvolvimento dos pequenos negócios. “O Sebrae é uma instituição que a gente admira e com a qual já realizamos outras consultorias, projetos e missões. Mas, sem dúvida, este foi um dos projetos mais produtivos e transformadores. Ficamos muito gratos a toda a equipe do Sebrae DF por essa parceria tão importante. Seguimos firmes no propósito de encantar pessoas através da culinária japonesa, com qualidade, dedicação e amor pelo que fazemos’’, ponderou o empresário.

Gastronomia como vetor de desenvolvimento

O Prepara Gastronomia integra um conjunto de ações estratégicas do Sebrae voltadas à cadeia produtiva da gastronomia, um dos setores mais representativos da economia criativa do DF. Além de promover consultorias técnicas presenciais, o programa busca fortalecer o posicionamento de mercado e a gestão financeira dos empreendimentos.

Segundo Letícia Garcia, a experiência do piloto mostrou o potencial da metodologia para ser ampliada a outros restaurantes do Distrito Federal em 2026. “A gastronomia é uma área que mistura arte, técnica e gestão. O empreendedor precisa olhar para o cardápio, para os processos e para o fluxo de caixa. O Prepara ajuda a equilibrar tudo isso, com uma metodologia que faz sentido para o dia a dia do negócio”, finalizou a gestora.

-