ASN DF Atualização
Compartilhe

Workshop no Sebraelab incentiva pequenos empresários em práticas de inovação

Realização esteve amparada no âmbito do Projeto Setorial TIC/Games e contou com a participação da mentora e especialista em inovação aberta, Viviane Hérica
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Micro e pequenos empresários que atuam em distintos setores do Distrito Federal estiveram reunidos na última terça-feira, 18 de novembro, para a realização de mais um workshop inovador promovido pelo Sebrae no DF. A atividade ocorreu como parte do Projeto Setorial TIC/Games e movimentou o Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), com foco em soluções inovadoras.

A iniciativa foi conduzida por Viviane Hérica, consultora, palestrante, mentora e especialista em processos de negócios, inovação aberta, gestão e liderança. Natural de Esperança, município localizado no Agreste da Borborema, interior da Paraíba, a cerca de 140 km da capital, João Pessoa, mas residente em São José dos Campos, no interior de São Paulo, ela conduziu os participantes em uma jornada imersiva e prática, que explorou a criatividade, a inovação e a cocriação.

Foto: Focus Produção de Imagem

Viviane estimulou os empreendedores a repensar conceitos tradicionais. Para isso, utilizou exemplos de empresas antigas que resistiram à inovação e à criatividade, destacando a necessidade de adaptação às mudanças do mercado, mesmo que isso signifique destruir modelos antigos para dar espaço a novas soluções. A palestrante, no entanto, ressaltou que a inovação não se limita a grandes invenções como o iPhone e foi enfática ao afirmar só há um jeito de uma empresa se sustentar no mercado contemporâneo: usando a inovação.

A especialista enfatizou que a inovação muitas vezes desafia normas e regulamentações existentes, exigindo uma mentalidade culturalmente inovadora para prosperar. Contudo, ela argumentou que a inovação não é um processo isolado, mas uma cultura que precisa ser integrada ao cotidiano das empresas, desafiando a rotina para que o pensamento criativo possa florescer.

“Inovação não se trata de criar algo inédito, mas sim de uma forma de aprimorar processos e encontrar maneiras mais eficientes de realizar tarefas, transformando ideias em ações concretas e resultados de negócio”, pontuou ela.

A consultora reforçou ainda que a inovação é inerente ao ser humano e que o mundo funcional tende a inibir essa criatividade, incentivando a repetição de processos. “Qualquer pessoa pode ser inovadora, desde que se abra para isso. A inovação é diferente da invenção: ela inclui a ação, o teste de mercado, o movimento que gera faturamento e utiliza a natureza humana de gostar da novidade”, completou Viviane.

Um segundo momento do workshop contou com a metodologia Tabuleiro Insights, criada por Viviane e que proporcionou aos empresários presentes um ambiente para identificar desafios, construir soluções e apresentar pitches. A ferramenta, com mais de 270 cartas, cujo objetivo é estimular o pensamento criativo e a colaboração, gerando ideias aplicáveis a negócios reais, unindo aprendizado, conexões e inovação na prática.

Foto: Focus Produção de Imagem

A analista de processos Tatiana Dutra foi uma das participantes da atividade. Ela atua no desenvolvimento de chatbots na Sonda Consultoria e Soluções, empresa referência em transformação digital na América Latina, e conta que soube do evento por intermédio da mãe, que participa do grupo do Sebraelab no WhatsApp, e de eventos promovidos pelo Sebrae no DF com certa frequência.

Tatiana enxergou na realização do workshop uma oportunidade de conhecer ferramentas para aprimorar seu trabalho e atender à constante demanda por inovação. Durante a apresentação de Viviane, ela percebeu insights importantes, especialmente ao pensar na inclusão e acessibilidade. Um dos temas abordados foi a levar educação para pessoas em áreas rurais, o que a fez refletir sobre a acessibilidade de seus chatbots. “Será que todo mundo entende como navegar no chatbot? Será que o jeito que eu escrevo no chatbot vai ser inclusivo para todo mundo entender?”, questionou Tatiana, destacando a importância de considerar o outro na criação de soluções tecnológicas.

Foto: Focus Produção de Imagem

A participante também elogiou o espaço disponível no Sebraelab, espaço que visitou pela primeira vez. “Esse ambiente é maravilhoso. Gosto de lugares com muitas cores. Com uma boa iluminação. É um modo de deixar as pessoas mais à vontade, mais dispostas a pensar fora da caixa. Aqui é um ambiente propício à criatividade e ao aprendizado”, complementou.

A gestora do Projeto Setorial TIC/Games do Sebrae no DF, Cláudia Bonifácio, encerrou a atividade comentando sobre o resultado alcançado. “O objetivo do projeto é justamente criar oportunidades para que micro e pequenos empresários tenham acesso a práticas inovadoras e ferramentas que possam transformar seus negócios. Ver a participação ativa dos empreendedores, a troca de ideias e a aplicação prática da metodologia proposta pela Viviane reforça que estamos no caminho certo”, disse.

Foto: Focus Produção de Imagem

“A inovação é um fator essencial para a competitividade, e iniciativas como essa aproximam o ecossistema de tecnologia e criatividade do Distrito Federal, fortalecendo nossa rede e gerando impacto real. Quero continuar promovendo momentos como este, que unem aprendizado, colaboração e inspiração para quem deseja crescer e se reinventar”, concluiu Cláudia.

-

-

-

  • Empreendedorismon Inovador
  • Inovação
  • Sebrae no DF;
  • Sebraelab
  • Viviane Hérica