ASN DF Atualização
Compartilhe

Pequenos empresários celebram o encerramento do segundo ciclo do Programa ALI em 2025

Evento promoveu um ambiente de celebração e propício para a troca de experiências, facilitando novas conexões profissionais e incentivando parcerias estratégicas
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Donos de micro e pequenos empreendimentos estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, 10 de dezembro, para celebrar o encerramento do segundo ciclo do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) de 2025. O evento, foi realizado no Espaço Villa Rizza e proporcionou um ambiente propício para a troca de vivências e a discussão de soluções de mercado, resultando na consolidação de contatos profissionais e no fomento de colaborações estratégicas.

A diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, abriu a programação da noite comentando acerca do caráter transformador que o ALI proporciona para o dia a dia dos pequenos empresários locais e da importância de celebrar os meses de trabalho deste último ciclo, iniciado em agosto e que reuniu cerca de 470 empreendedores, acompanhados por 20 Agentes Locais de Inovação. Ela também enfatizou a missão desempenhada pelos agentes locais de inovação, que vão para a rua, abordam os empresários e buscam incessantemente conectá-los ao Sebrae apresentando todo um rol de soluções preparado para impactar na operação dos empreendimentos.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Vocês, agentes locais, são os grandes responsáveis pela conexão entre o Sebrae e as empresas locais. Vocês têm um papel fundamental de levar às empresas toda a instrumentalização necessária para melhorar a gestão, as vendas, a presença nas redes sociais e outros aspectos. É uma grande rede que funciona no sentido de fazer que o empresário melhore seu desempenho e o ajude a transcender o desenvolvimento de sua empresa”, afirmou a dirigente.

“O Programa ALI é uma oportunidade para empresários do Distrito Federal inovarem e avançarem. Ele oferece acompanhamento próximo, diagnóstico do negócio e soluções práticas que geram resultados. Para o primeiro semestre do ano que vem, iremos ofertar outras 470 vagas para que empresas do DF participem e fortaleçam seus resultados”, acrescentou a gerente da Unidade de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Gabriella Marinho.

A capacidade de transformação do programa seguiu sendo abordada na sequência da programação. A gestora da solução no Sebrae no DF, Rosimeyre Prado, pontuou que o impacto da iniciativa vai além de indicadores quantitativos.

“O ALI proporciona a aproximação entre empresários de diversos segmentos e setores. Sabemos que pessoas precisam se relacionar com outras para uma boa convivência e empresas, essencialmente, precisam de pessoas para esse mesmo fim. Nós apresentamos soluções que permitem aos rever processos e permanecerem engajados em gerar bons resultados, em lucratividade e produtividade. Mas eles precisam, também, estar em ambientes de conexão e o ALI viabiliza esse cenário para que eles possam dar mais um passo e caminhar rumo a transformação de suas empresa”, pontuou.

Foto: Focus Produção de Imagem

A gestora do programa também comentou sobre o importante trabalho desempenhado pela equipe de agentes locais de inovação. Segundo Rosimeyre, o ALI emerge como peça central na engrenagem de transformação. “Eles são a ponte que guia o empreendedor pela metodologia, assegurando que o engajamento e a dedicação se convertam em avanços reais e sustentáveis para o negócio”, ressaltou.

Rosimeyre ainda lembrou que os agentes são selecionados por meio de um processo seletivo rigoroso e constantemente capacitados, atuam como elos diretos entre o Sebrae e o universo empreendedor. Neste ano, os trabalhos foram iniciados em janeiro e seguiu sendo promovido ao longos dos meses para que cada ALI pudesse promover a inovação contínua nas pequenas empresas, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada.

A programação da noite seguiu com a realização de painéis temáticos que colocaram empreendedores e os agentes locais de inovação que os acompanharam como protagonistas. Em cada uma das apresentações, o público presente pôde conferir insights, compreender realidades e absorver dicas necessárias para trilhar um caminho de sucesso nos negócios, em um mercado cada vez mais competitivo.

O primeiro painel abordou como tema as vendas B2B. Os participantes refletiram sobre como vender serviços para empresas e compartilharam estratégias e melhores práticas para navegar no mercado corporativo, abordando desde a prospecção de clientes empresariais até a negociação e fechamento de contratos robustos. Em seguida, um novo painel trouxe à tona a percepção que clientes têm de marcas. O foco do debate esteve na importância da imagem da empresa perante o público e no posicionamento estratégico.

Foto: Focus Produção de Imagem

A programação da noite foi encerrada com uma série de reconhecimentos. Em um primeiro momento, foram laureadas as empresas que registraram os melhores índices de evolução ao longo do segundo ciclo do Programa ALI, como a LR Soluções Financeiras, empresa com sede no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e criada por Larissa Rodrigues em 2021.

O empreendimento nasceu após Larissa decidir migrar de sua atuação como corretora de seguros para um modelo mais autônomo de consultoria financeira. Animada pelas possibilidades do mercado de investimentos e planejamento patrimonial, ela abraçou a oportunidade de abrir sua própria empresa, com o objetivo de atender seus clientes de forma personalizada e integrada.

Foto: Focus Produção de Imagem

Em meio à rotina como empresária, ela foi abordada por um dos agentes capacitados pelo Sebrae e conheceu o propósito do Programa. Inicialmente, ela admitiu ter dúvidas sobre os resultados, já que enxergava sua trajetória como empresária com bons direcionamentos. “No início do acompanhamento, pensei que não fosse dar muito resultado a minha participação. No entanto, à medida que o acompanhamento evoluiu, percebi que o programa veio para aprimorar detalhes como o relacionamento com clientes e a presença nas redes sociais, aspectos nos quais havia resistido, mas que se revelaram fundamentais”, contou.

Com o fim do ciclo, Larissa comemora os frutos do acompanhamento, registrando aumento do lucro, melhor posicionamento da marca nas redes sociais e até mesmo uma maior visibilidade como empresária, passando até mesmo a receber convites para palestras. “O ALI é um programa gratuito que entrega muito valor. Na minha visão, todo empresário merece ser acompanhado por uma iniciativa dessas, para vislumbrar boas oportunidades. Há todo um suporte e muitos momentos de conexão, que foram fantásticos. Consegui fazer muita conexão e são essas conexões que fazem o nosso negócio crescer”, completou.

Além da LR Soluções Financeiras, foram reconhecidas como empresas de destaque do segundo ciclo do Programa ALI 2025: a Split Benefícios, a Clinfec, o empresário André Araújo Costa, a MC Freitas Materiais de Construção, o empresário Ítalo Oliveira Gusmão e a Módulo Energia e Engenharia.

Em meio ao público presente no evento de celebração, estava, ainda, a empresária Ana Paula Furtado Lins. Ela é a proprietária da Aqua Clean, uma lavanderia industrial com sede no Grande Colorado e mais de 20 anos de trajetória.

Foto: Focus Produção de Imagem

Ana Paula, no entanto, adquiriu o empreendimento em meio ao período pandêmico, em parceria com o marido. Inicialmente, os dois tinham dúvidas se o investimento na empresa iria valer a pena, mas seguiram resolveram encarar o novo desafio. A demanda, tímida no início, foi sendo ampliada com a retomada das atividades e o casal de empresários fechou importantes contratos de prestação de serviços.

Com o apoio do Programa ALI, Ana Paula e o marido puderam realmente melhorar processos, reduzir custos de operação e inovar em diversos aspectos, como a criação de um serviço de mensagens para avisar os clientes sobre a disponibilidade de suas roupas. O resultado foi um aumento em mais de 20% no faturamento.

“Participar do ALI foi sensacional. Nós conseguimos remodelar a nossa empresa com o apoio do agente de inovação. É uma proposta que todo empresário deve encarar, pois realmente faz uma grande diferença. O resultado foi tão bom que já até indiquei uma amiga empresária para ser acompanhada no próximo ciclo”, declarou Ana Paula

Agentes locais em evidência

A programação do evento dedicou, ainda, um espaço especial para reconhecer o fundamental trabalho dos agentes locais de inovação. Foram premiados os profissionais que mais se destacaram em categorias como Transformação, Revelação, Liderança e Atitude Inovadora durante o segundo ciclo do Programa ALI.

Foto: Focus Produção de Imagem

A escolha dos vencedores levou em conta critérios técnicos, como entregas, cumprimento de prazos e acompanhamento das empresas, bem como aspectos comportamentais, como participação, colaboração e apoio ao grupo de agentes.

O agente Alessandro Brito foi reconhecido na categoria Transformação, enquanto Amanda Nogueira Borges na categoria Revelação. Shállon Wellington foi o mais bem avaliado na categoria Liderança e Rafael Leandro Pereira de Santana na categoria Atitude Inovadora.

Como parte do processo de desenvolvimento dos agentes, o Sebrae também promoveu uma estratégia de gamificação, que visou aumentar o engajamento e fortalecer os laços entre os agentes e as empresas acompanhadas.

  • Agentes Locais de Inovação;Empreendedorismo;Pequenos Negócios;Sebrae no DF;empreendedorismo de inovação
  • ali
  • Empreendedorismo
  • Inovação