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Capacitação apresenta caminhos para melhorar a qualidade no atendimento ao empreendedor do DF

Atividade foi pensada estrategicamente e ocorreu para fortalecer a atuação de agentes que atuam como elo, conectando o Sebrae aos pequenos empreendimentos
Por Andressa Oliveira | Clip Clap Comunicaçã
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O Sebrae no Distrito Federal promoveu na última terça-feira, 29 de abril, um dia de atividades voltadas para capacitar Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs) e Atendentes das Salas do Empreendedor do DF e os Agentes de Orientação à Gestão Empresarial (AOGE) que atuam no projeto Sebrae na Sua Empresa (SNSE). A ocasião foi realizada nas instalações da Agência de Atendimento da instituição, em Taguatinga, e consistiu no segundo encontro previsto no cronograma do Ciclo 2025 das Salas do Empreendedor, espaços que facilitam a formalização de pequenos negócios, promovem o empreendedorismo e oferecem suporte técnico e capacitações.

O encontro teve como objetivo dar continuidade às agendas estratégicas voltadas à qualificação da rede parceira de atendimento, mantendo-a atualizada sobre os desafios e boas práticas do atendimento. Foram discutidos temas como qualidade no atendimento, inteligência emocional, receptividade e domínio dos serviços ofertados tanto pelas Salas quanto pelos agentes do SNSE.

Everton Saúde, gestor da Rede Parceira de Atendimento e do projeto Sebrae na Sua Empresa, além de analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, destacou a importância da qualificação contínua.

“O foco foi apresentar meios para elevar a qualidade do atendimento. Trouxemos casos mais desafiadores, como situações com clientes insatisfeitos, com dúvidas complexas ou em estados emocionais alterados. Quando o atendimento está preparado, consegue lidar melhor com esses cenários e oferecer soluções eficazes, reforçando o papel dos nossos parceiros junto ao empreendedor”, afirmou.

Segundo Everton, outras capacitações com temas estratégicos estão previstas ainda para este ano, como parte do plano de fortalecimento da rede.

A analista Roberta Labanca, da mesma gerência, conduziu atividades voltadas à fidelização e satisfação do cliente, gestão de reclamações e fortalecimento da inteligência emocional no atendimento. Também foram apresentadas boas práticas de uso das redes sociais como ferramenta de relacionamento com o público.

“O pilar principal do atendimento é resolver o problema do cliente, já que tanto as Salas do Empreendedor quanto os agentes são extensões do Sebrae e representam a instituição. A gente vê a importância de capacitá-los nos principais assuntos que geram dúvidas nos empreendedores: atendimento ao cliente, Contrata Mais Brasil (compras públicas), e oportunidades disponíveis para esse público. Mostramos a eles a grande variedade de oportunidades que tanto o Governo Federal quanto o Governo do Distrito Federal oferecem. O intuito é analisar o que podemos melhorar para continuarmos nessa jornada de ótimos atendimentos”, concluiu.

Bê-a-bá do MEI e MEI Rural

Reforçando o compromisso do Sebrae no DF com o fortalecimento da agricultura familiar na região, a analista da instituição, Rose Prado, conduziu um momento de compartilhamento de dicas e sanou dúvidas sobre o MEI Rural. A modalidade foi criada em 2018 para legalizar trabalhadores da área rural que atuam por conta própria, promovendo o crescimento dos pequenos negócios e gerando oportunidades, qualidade de vida e renda. Por ser relativamente nova, ainda gera muitas dúvidas entre os clientes.

Além das orientações empresariais e apoio à regularização e certificação rural, Rose também conduziu a oficina “Bê-a-bá do MEI”, que apresentou, de forma prática, as novidades e modificações no portal do MEI para quem busca formalização. A oficina também destacou alterações legislativas que impactam a rotina de novos e antigos MEIs.

Para a analista, é essencial que atendentes e agentes estejam sempre atualizados. “A oficina é prática e reflete a realidade de quem quer abrir o CNPJ MEI ou alterar informações ou atividades. Com esse conhecimento, a rede parceira pode oferecer orientação de qualidade. O mesmo se aplica ao MEI Rural, que precisa seguir tanto as regras convencionais quanto as do contribuinte especial. Hoje, o Distrito Federal conta com um número expressivo de agricultores familiares, e precisamos estar prontos para apoiá-los e contribuir com esse público”, afirmou Rose.

Para o AOGE, Thiago Amaral, a capacitação foi além da atividade fim do Sebrae, promovendo também o crescimento pessoal dos participantes. “Conversar com outros atendentes sobre as atividades do Sebrae, sem dúvida, contribui para o nosso dia a dia. Percebemos que as dificuldades que enfrentamos são compartilhadas por outros agentes, o que nos ajuda a afinar nosso discurso e a nos aproximar ainda mais do empreendedor. É uma troca rica de conhecimentos, que agrega valor a partir das realidades específicas de cada região administrativa, demanda e público. Isso faz com que o Sebrae melhore continuamente”, avaliou.

Histórias de Quem Atende

A analista Cláudia Trindade apresentou o programa Histórias de Quem Atende, criado em 2018 para valorizar os profissionais que atuam no atendimento direto aos empreendedores. A iniciativa reconhece histórias reais de impacto vivenciadas por atendentes, analistas e parceiros da rede Sebrae (Salas e AOGEs).

“Todo mundo busca reconhecimento. Esse programa é um verdadeiro ‘Oscar do atendimento’. Ele motiva, valoriza e mostra que nosso trabalho transforma vidas”, destacou Cláudia.

As inscrições para a edição atual estão abertas até 10 de junho de 2025. Os relatos devem se referir a atendimentos realizados e registrados no sistema entre 1º de abril de 2024 e 30 de maio de 2025. O regulamento completo está disponível no portal do Sebrae.

A agente de Desenvolvimento Territorial Izaurina Rodrigues, que atua na Sala do Empreendedor de São Sebastião, participou da última edição do programa e compartilhou a alegria de ter sido reconhecida. “Nunca tinha ouvido falar dessa modalidade de participação. Quando surgiu a oportunidade no ano passado, foi um grande desafio. Participamos da vida dos empresários e sempre há crescimento. Lembrei de várias histórias e selecionei a mais interessante. Foi uma sensação maravilhosa ver o que faço todos os dias sendo reconhecido em um prêmio nacional. É muito gratificante”, completou.

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