Dois analistas do Sebrae no Distrito Federal foram homenageados na última semana pela participação no Programa Histórias de Quem Atende. A premiação tem caráter institucional e visa reconhecer a excelência, o comprometimento e a dedicação dos profissionais que oferecem atendimento direto aos clientes da organização. A homenagem ocorreu em meio à programação da Semana do Futuro 2025, evento construção coletiva do Sistema Sebrae que ocorreu entre os dias 17 e 19 de setembro no Centro de Eventos do Pantanal (CEP) e reuniu mais 1,5 mil colaboradores.
O programa tem como principal objetivo celebrar o atendimento empático, personalizado e resolutivo, evidenciando as histórias que demonstram o impacto positivo dos profissionais do Sebrae na vida dos empreendedores. Com diversas categorias, a iniciativa incentiva os atendentes a compartilharem suas experiências por meio de vídeos ou textos. A prática não apenas serve de inspiração para outros profissionais da área, mas também fortalece a comunidade empreendedora ao destacar o valor do suporte qualificado e dedicado oferecido pelo Sebrae.
Rosimeyre Prado, analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no Distrito Federal, foi premiada na categoria Rede Própria – Atendimento ao Cliente, que abrange atendimentos realizados pelo corpo funcional do Sistema Sebrae a uma pessoa ou uma empresa.
A profissional do Sebrae no DF foi reconhecida por descrever o atendimento à Acsa Duarte, uma moradora da Colônia Agrícola 26 de Setembro, que, após deixar o emprego formal, passou a estruturar seu negócio na área de design de interiores. Para isso, ela procurou o apoio da instituição na agência de atendimento localizada em Taguatinga, próximo à Feira dos Goianos.
Com apoio do Sebrae no DF, Acsa formalizou a sua ideia de negócio, criou a marca, organizou a empresa com a elaboração de um plano de negócios e definiu a formação de preços. O trabalho também incluiu orientação para identificar a autoria de cada peça e um planejamento para consolidar a presença digital da designer. Assim, Acsa não só melhorou suas vendas, expandindo para estados como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também aprendeu a valorizar seu trabalho, compreendendo que suas peças eram únicas e carregavam um diferencial. “Ela não via seu produto como algo especial, mas eu sempre acreditei que tinha um grande potencial”, recorda Rosimeyre.
O acompanhamento também contemplou diretrizes de sustentabilidade, como uso de rejeitos de marcenaria, restos de podas e materiais recicláveis, além da priorização de insumos não testados em animais e de fornecedores alinhados a esses critérios.
Ainda como parte do apoio, a designer participou da Jornada MEI, do Sebrae Nacional, e edição 2024 da mostra CASACOR. Ela também registrou um aumento expressivo em sua clientela. um ano, a clientela mais que dobrou; 80% das vendas passaram a ser sob encomenda e 90% dos clientes estão fora do DF, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
“Acompanhar a Acsa evoluir e reconhecer a importância de sua identidade como artesã/designer foi muito gratificante. Hoje, todos os produtos dela são devidamente etiquetados e permitem que os clientes saibam quem é a criadora por trás das peças. A Acsa já tinha o perfil empreendedor; eu apenas a ajudei a enxergar seu potencial”, completou.

Para a analista do Sebrae, o prêmio não foi apenas uma conquista pessoal, mas um reconhecimento do trabalho de toda a equipe do Sebrae do Distrito Federal. “Receber esse premiação foi como se a nossa unidade tivesse ganhado um campeonato. Todo o grupo de colaboradores vibrou. Esse troféu é de todos nós”, concluiu Rosimeyre.
Já na categoria Net Promoter Score (NPS), o reconhecimento foi para o gestor de atendimento da Agência do Sebrae na Asa Norte, Rodrigo Moll. O resultado consistiu no ranqueamento a partir da métrica, que é utilizada pela instituição com o objetivo de mensurar o nível de lealdade e recomendação dos clientes com o Sebrae após um atendimento.
O funcionamento é simples e direto. Após serem atendidos, os clientes são convidados e incentivados a expressar sua opinião ao Sebrae. Seja por telefone, WhatsApp ou e-mail, uma pesquisa de satisfação é aplicada, com questionamentos se eles recomendariam ou não o serviço recebido.
A partir das avaliações das pesquisas, Rodrigo garantiu um lugar entre os cinco melhores gestores de atendimento de todo o país na categoria NPS. A conquista acontece após uma guinada em sua trajetória profissional. Por mais de uma década, ele esteve estritamente dedicado ao agronegócio, atendendo e orientando empreendedores. Contudo, no início deste ano, abraçou um novo desafio na estrutura do Sebrae e migrou para o atendimento direto ao público, uma mudança de trajetória que, segundo ele, é um reflexo de sua recente conquista.

“Receber esse reconhecimento foi uma surpresa maravilhosa. É uma conquista que é reflexo da satisfação de estar no lugar onde atuo no momento. Gosto da interação com o público. Para atender bem, você tem que estar bem. E durante o atendimento, a gente fica sabendo na hora, pelas expressões do cliente, se o nosso trabalho está agradando ou não. O retorno é instantâneo e isso me motiva”, afirma ele.
A premiação reconheceu a excelência no atendimento em diversas categorias. A Rede Própria, por exemplo, abrangeu atendimentos realizados por colaboradores do Sebrae, incluindo as subcategorias Atendimento ao Cliente, Atendimento a Projetos e Educação Empreendedora. A Central de Relacionamento também participou, reconhecendo os atendimentos de operadores terceirizados. Outra categoria agraciou a Rede Parceira, destacando o trabalho de agentes de instituições parceiras.
A categoria Agentes valorizou o papel de atendentes em programas específicos, enquanto a categoria Perrengues de Quem Atende celebrou histórias inusitadas e criativas. Por fim, a premiação reconheceu a unidade da federação com mais histórias laureadas.
Gestora do programa no Sebrae no DF, Cláudia Trindade salienta a importância de iniciativas institucionais que gerem reconhecimento e motivem as pessoas a alcançarem níveis cada vez mais altos de transformação.
“O Histórias de Quem Atende é um programa de reconhecimento institucional que valoriza o atendimento de excelência ofertado pelo Sebrae na ponta, para o pequeno empreendedor. O ser humano é motivado pelo reconhecimento, e este programa cumpre esse papel ao valorizar e premiar o colaborador pela sua prestação de serviços. É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho de nossos profissionais. É, de fato, um programa incrível”, observa a gestora.
Cláudia destaca, ainda, a atmosfera que a premiação promoveu no grupo de colaboradores do Sebrae no DF que participaram do evento em Cuiabá. “Fomos a melhor torcida do evento. Ao todo, tivemos um total de 40 pessoas em nosso grupo, todos uniformizados e até com bandeiras, apitos e cornetas para celebrar as premiações de Rosi e Rodrigo”, completa.

Além da festa, Cláudia reitera que ser reconhecido nacionalmente por um programa interno não só confere grande visibilidade dentro da instituição, tanto no DF quanto em nível nacional, mas também abre portas para diversas oportunidades profissionais.
A diretora técnica do Sebrae DF, Diná Ferraz, também comemora a premiação alcançada pelos colaboradores da instituição. Ela observa a dinâmica do atendimento aos empreendedores, ressaltando o universo de possibilidades que se abre diariamente. “Atuar com o atendimento a empreendedores reserva um cenário com muitas possibilidades em um ecossistema tão dinâmico. São inúmeras histórias que surgem em nossos pontos de atendimento todos os dias”, analisa.
Diná também ressalta que o programa celebra a dedicação e o impacto significativo que os colaboradores do Sebrae têm na vida dos empreendedores. “O Histórias de Quem Atende é a prova de que, juntos, estamos construindo um ecossistema cada vez mais robusto e atuante, estimulando o desenvolvimento da economia em diversos segmentos. Cada atendimento, cada orientação transmitida ao pequeno empreendedor representa uma semente que pode germinar em grandes realizações. Essas interações não apenas fortalecem o espírito empreendedor, mas também cultivam e fortalecem uma rede de apoio mútua, onde cada sucesso individual contribui para o crescimento coletivo. É nesse ambiente de colaboração e troca de experiências que surgem inovações e soluções criativas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da nossa comunidade”, conclui a dirigente.
“Os prêmios recebidos e muito comemorados simbolizam como cada atendimento é marcado por esforço, empatia e compromisso com o crescimento dos nossos clientes. Essas histórias inspiram e mostram que é possível transformar realidades. Que, para o próximo ano, todos que atuam no atendimento se sintam muito motivados a contar suas histórias, finaliza a chefe da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Gabriella Marinho.
A edição de 2025 foi apenas a oitava realizada em toda a história do Sistema Sebrae. O Sebrae no Distrito Federal contou com 13 histórias inscritas no programa e agora já trabalha com a esperança de que o sucesso dos premiados incentive outros colaboradores a acreditar que o reconhecimento é possível.
Os vencedores de cada categoria participarão de missões técnicas promovidas pela instituição. Além disso, todos os premiados receberam notebooks e troféus.
-

