ASN DF Atualização
Compartilhe

Comitiva da Embaixada de Portugal visita o BioTIC

Encontro serviu para o grupo conhecer a estrutura do Sebraelab visando futuras parcerias
Por José Maciel | Ex-Libri Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Dando continuidade ao relacionamento estabelecido pela diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, com a Embaixada de Portugal, uma comitiva liderada pelo Vice-Ministro e Secretário de Estado Bernardo Ivo Cruz e pelo Embaixador de Portugal no Brasil Luís Faro Ramos voltou a visitar, na última quarta-feira, 25 de maio, as instalações do Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). No espaço, o grupo pôde estabelecer uma conexão ainda mais profunda com o Sebrae no Distrito Federal e com os responsáveis pela administração da área de aproximadamente 1.000.000 m² que está localizada entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.

A diretoria Executiva do Sebrae DF deu início ao encontro, reforçando a importância dessa relação entre os dois países, com potencial de oportunidades e desdobramentos para os pequenos negócios e startups do Distrito Federal.

Na sequência, o presidente do BioTIC, Gustavo Dias Henrique, fez uma breve apresentação sobre a instalação do parque tecnológico, abordando os interesses já inclusos no plano de uso e ocupação do espaço, bem como o propósito de fazer da área uma cidade viva da inovação. Dias também comentou que o BioTIC tem se empenhado na captação de recursos para financiar a construção das demais estruturas que irão compor a região, bem como fortalecer o ecossistema de inovação em Brasília. “Não queremos mais um bairro. A nossa intenção aqui é alavancar o ambiente de inovação distrital”, frisou ele ao grupo português.

Em seguida, a comitiva pôde conhecer uma parcela do trabalho desempenhado pelo Sebrae no Brasil e no Distrito Federal. A apresentação foi conduzida pelo gerente de Assessoria de Gestão Estratégica da instituição (AGEP), Jorge Adriano, que destacou a importância do Sebrae para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais e salientou que não existe desenvolvimento socioeconômico desassociado do empreendedorismo.

À frente da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF (GENER), Carlos Cardoso apresentou ao grupo o que é o Sebraelab, espaço colaborativo administrado pela instituição e que desde meados de 2018 estimula a criatividade e a inovação de empresários, empreendedores de diversos segmentos econômicos da Capital Federal. Ele falou sobre a infraestrutura disponível dentro do laboratório e detalhou, também, a maneira como ocorre o trabalho do Sebrae no DF para que ideias de negócios – startups e micro e pequenas empresas – possam ser amadurecidas e consolidadas.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, ressaltou que é sempre importante poder compartilhar o trabalho da instituição e conhecer novas experiências, sobretudo, internacionais. Ele também analisou a visita da comitiva como uma espécie de vitrine fundamental para a inovação e para o empreendedorismo do Brasil, já que são momentos que permitem a troca de conhecimentos e estabelecem conexões para parcerias futuras. “Foi um momento rico não apenas para o Sebrae no Distrito Federal, mas para todo o Sistema Sebrae. A gente pôde mostrar a eles a importância e o que nosso trabalho oferece aos empreendedores no Brasil e com isso é certo que vamos abrir portas para que o nosso empreendedorismo seja fortalecido e ainda mais conhecido pelo mundo afora”, comentou o dirigente.

O Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz elogiou a estrutura do BioTIC e do Sebraelab e salientou que conectar centros de excelência, bem como micro e pequenas empresas do país europeu e do Brasil é fundamental para estreitar ainda mais a relação entre as duas nações em um futuro não muito distante. “Encontramos aqui em Brasília um ambiente focado em se desenvolver, com preocupações com o âmbito empresarial, social e sustentável. Há também um interesse em promover tudo isso devidamente alinhado à esteira da transformação digital e esse objetivo vai ao encontro aos interesses portugueses. Espero que dessa visita tenhamos plantado mais uma semente para fortalecer a colaboração entre os ambientes empresariais dos dois países”, afirmou Ivo Cruz.

Participaram da visita o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha; a assessora especial da diretoria técnica do Sebrae, Alzira Vieira; o chefe de gabinete da Diretoria do Sebrae DF, Fernando César; a conselheira política da Embaixada de Portugal no Brasil, Isabel Pestana; o conselheiro econômico, Francisco Costa; a secretária adjunta do Secretário de Estado, Maria João Veiga Gomes; o gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Ricardo Robson; a gerente de Marketing e Desenvolvimento do Sebrae no DF; Gabriela Rocha; e a gerente Operacional da instituição, Gabriella Marinho.

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

  • Cooperação
  • Empreendedorismorismo
  • Portugal
  • Sebrae DF
  • Sebraelab