ASN DF Atualização
Compartilhe

Empreenda Mulher inicia ciclo de consultorias com foco no fortalecimento dos pequenos negócios locais

Parceria entre a Secretaria da Mulher e o Sebrae no DF capacita mulheres para transformar sonhos em negócios, promovendo o empreendedorismo feminino no DF
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A empreendedora Luciana Maciel, moradora de Planaltina de Goiás, viu sua vida mudar quando decidiu apostar em seu talento para trabalhar com cabelos naturais. Após fazer um curso de cuidados com cabelos cacheados e tranças, promovido pela Secretaria da Mulher em Sobradinho há quase três anos, ela começou a atender em sua casa, percebendo uma oportunidade de negócio na região. “Eu atendo na minha casa, em Planaltina de Goiás, e o que mais me chama a atenção é que lá há poucos negócios voltados para o trabalho com cabelos naturais, diferente de Brasília, onde já há muitas empreendedoras nesta área. Então, vi uma oportunidade de negócio e comecei a tocar meu negócio lá. Me sinto como pioneira e, agora, estou entusiasmada com o que vou aprender nos encontros do Empreenda Mulher, conta Luciana, que agora vê novos horizontes a partir da sua participação nas capacitações oferecidas pela iniciativa.

O projeto Empreenda Mulher é uma ação resultado de parceria firmada entre o Sebrae no Distrito Federal, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Secretaria da Mulher do DF, com o objetivo de oferecer capacitação empreendedora para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Foto: Focus Produção de Imagem

-

Lançado em março de 2024, o projeto busca proporcionar às participantes alternativas para transformar suas vidas por meio do empreendedorismo. A iniciativa oferece uma trilha de seis encontros com workshops, palestras e mentorias sobre temas como inovação, gestão, fidelização de clientes, marketing e administração de redes sociais.

Na tarde da última quarta-feira, 25 de setembro, foi iniciado o segundo ciclo do projeto, e Luciana, juntamente com outras mulheres, participou do primeiro encontro. As participantes assistiram a palestras sobre empreendedorismo feminino e inovação em novos negócios, temas importantes para inspirá-las a consolidar suas ideias e transformar suas paixões em negócios sustentáveis.

Segundo Rafaela Ferreira, analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF, o projeto é uma maneira de capacitar as mulheres para que sejam protagonistas de suas próprias histórias. “O objetivo do SEBRAE/DF é que através dessa capacitação a vida dessas mulheres sejam transformadas através do empreendedorismo. A trilha de 6 encontros já tem percorrido algumas cidades administrativas do DF, essa parceria tem inspirado e ajudado muitas participantes”, explicou.

Giselle Ferreira, secretária da mulher do DF, esteve presente na primeira capacitação e destacou a importância do conhecimento para a autonomia feminina. “Essa é uma oportunidade para que essas mulheres fechem ciclos aprendendo a fazer gestão e administração de seus negócios. Elas já dominam a gestão no cotidiano, e agora poderão lidar com o que é importante para serem donas dos seus próprios negócios. Queremos sair das quatro paredes e levar essas capacitações para onde houver necessidade, afinal, essa é a chave do sucesso dessas mulheres,” afirmou Giselle.

Foto: Focus Produção de Imagem

-

O projeto beneficia empreendedoras de diferentes áreas, como Girlene Meira, confeiteira que viu na realização a chance de aprimorar seu negócio. Ela produz doces e bolos há alguns anos e, em 2022, ao participar de capacitações promovidas pelo Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), uma outra ação desenvolvida pelo Sebrae no DF em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, e percebeu que poderia empreender nesta área. ‘‘Há dois anos faço bolos e doces e vendo na região que resido, a Ceilândia. Agora, busco ampliar meu público por meio do aperfeiçoamento em confeitaria e quero continuar aprendendo sobre marketing e redes sociais para impulsionar ainda mais seu negócio. Estou entusiasmada com os seis encontros propostos pela trilha e sei que posso ir mais longe’’, comemorou a confeiteira.

Para as mulheres que desejam participar dos encontros futuros, ainda há tempo para se inscrever e aproveitar as capacitações oferecidas pelo Sebrae no DF e a Secretaria da Mulher.

-

  • Empreenda Mulher
  • Empreendedorismo
  • Sebrae no DF;