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Encontro no Sebrae apresenta conteúdos sobre legislação a empreendedores do segmento de beleza

Programação abordou a Lei do Esteticista, orientações sobre o MEI, biossegurança, e as normas da Anvisa, visando promover a conformidade legal e a segurança nos procedimentos estéticos
Por Clip Clap Comunicação
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O Sindicato dos Salões, Institutos, Centros de Beleza e Estética do Distrito Federal (Simbeleza/DF) promoveu, na última segunda-feira, 11 de novembro, um evento inédito com o apoio do Sebrae no Distrito Federal. O 1º Encontro Informativo sobre Estética do DF ocorreu no auditório do Sebrae, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), com o objetivo de orientar gestores de clínicas de estética, esteticistas, cosmetólogos e demais profissionais do segmento de beleza e bem-estar do DF as legislações vigentes no Brasil.

A realização do encontro é uma atividade que integra o plano de ação do Programa Brasília Capital da Beleza, lançado em março com o propósito de reunir profissionais que compartilham da crença no potencial e profissionalismo dos talentos locais. Desde então, diversas atividades têm sido implementadas com sucesso, incluindo capacitações técnicas que aprimoram as habilidades dos profissionais do setor.

Atualmente, o segmento de estética no Distrito Federal conta com 8 mil estabelecimentos registrados, de acordo com dados da Receita Federal de 2023/2024. Desses, 80% dos profissionais atuam como Microempreendedores Individuais (MEIs), público importante que tem na atuação do Sebrae a esperança de desenvolvimento.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Por meio do programa, tem sido possível promover diversas atividades para qualificar empresários e profissionais do segmento da beleza do DF. E o resultado tem sido significativo. Muitos estão conseguindo expandir sua base de clientes, fazer novos contatos e estabelecer parcerias. O nosso esforço tem sido recompensado e vamos continuar a atrair empresários e profissionais para apresentar conteúdos essenciais, como formalização, regulamentações, biossegurança e leis específicas para o exercício da profissão, para que esse segmento possa ser ainda mais expressivo, proporcionando um atendimento à altura do exigente público brasiliense e contribuindo para o desenvolvimento da nossa região”, explicou Karyne Costa, analista da Gerência de Negócios em Rede (GENER) e gestora do segmento de beleza do Sebrae no Distrito Federal.

Diná Ferraz, diretora técnica da instituição, também falou aos participantes sobre a importância de entender aspectos da legislação, lembrando que a aquisição de conhecimentos da área são fundamentais para qualquer empreendedor em busca de crescimento. Dentro desse contexto, a dirigente ressaltou o papel do Sebrae para garantir o sucesso e a sustentabilidade de pequenos empreendimentos dos mais diversos setores da economia.

“O segmento de beleza lida diretamente com a autoestima e é extremamente promissor no Distrito Federal. Vocês trabalham com emoções e experiências que têm um impacto profundo na vida das pessoas. Cada cliente que adentra o seu espaço busca não apenas um serviço, mas também uma transformação pessoal. Portanto, é fundamental que vocês entendam essa responsabilidade e utilizem suas habilidades, associadas a legislação, para não apenas atender, mas para realmente emocionar e impactar positivamente seus clientes”, afirmou Diná.

Gustavo Nakanishi, presidente do Simbeleza/DF, foi outro a reforçar a importância de compreender a legislação específica para o segmento da beleza. Ele mencionou exemplos de profissionais de países como Japão e Coréia do Sul, locais em que profissionais não abdicam de aprender continuamente sobre o tema e observou que o Brasil tem muito a avançar acerca do assunto. “O nosso país está alguns passos atrás. Precisamos desenvolver mais a nossa legislação pra que ela seja equiparada a de países com leis fortes e que proporcionam o crescimento de profissionais e empreendimentos de beleza e bem-estar”, afirmou.

A programação do encontro abordou temas relevantes e atuais para os profissionais da estética, incluindo a Lei do Esteticista, orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e a Instrução Normativa nº 29 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, foram discutidos tópicos como biossegurança aplicada à estética, Lei do Salão Parceiro, serviços de estética de saúde e segurança sanitária em procedimentos estéticos de acordo com a legislação brasileira.

Mafalda Gomes, proprietária da Evoora Cosméticos, parabenizou a realização do evento e salientou que proximidade com o Sebrae no DF tem proporcionado uma maior visibilidade, assim como uma melhor gestão de sua marca. A empreendedora participou, neste ano, de grandes eventos como a Hair Brasilia and Beauty e o Brasília Capital Fitness e Wellness, além de estar na busca por conhecimentos de forma contínua para seguir avançado e conquistando espaço dentro do segmento.

Compreender sobre legislação, segundo ela, é um fator essencial dentro desse processo de amadurecimento da marca. “O conhecimento das normas e regulamentações nos permite operar de forma mais segura e profissional, além de abrir portas para novas oportunidades no mercado. Nesse sentido, o apoio do Sebrae tem sido fundamental”, pontuou a empreendedora.

Conceição Garcia, proprietária de um salão de beleza, e Neide Medeiros, esteticista, também comentaram sobre a importância do evento. Elas enfatizaram que a atualização e o aprendizado são essenciais para quem atua no setor e elogiaram o trabalho do Sebrae e de outras organizações de fomento. “As dúvidas e perguntas variam, e aqueles que participam ativamente de capacitações como essa possuem um nível de conhecimento que enriquece o aprendizado de todos”, concluíram.

Adelaide Roque, diretora do Simbeleza/DF, encerrou a realização explicando que haverá uma série de encontro com o intuito de esclarecer dúvidas dos empresários do setor de beleza e bem-estar sobre legislação e empreendedorismo. “É de suma importância mais realizações de encontros como esse para alinhar experiencias e conhecimento, além de verificar duvidas do setor. Ficamos felizes com os relatos dos participantes e teremos reuniões entre as instituições para analisamos um cronograma de eventos para 2025”, informou.

O evento também foi uma oportunidade para a aplicação de um questionário, cujo objetivo é mapear as demandas do setor e contribuir para a elaboração de um plano de atuação alinhado às necessidades das empresas do setor.

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